food, art & spirits

food, art & spirits

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

a melhor resposta

Algo errado, algo muito errado. O stress do universo corporativo invadiu esta pessoa de tal forma, que cheguei em casa tenso, irritado, nervoso, decepcionado. E tenho um hábito doentio - quando estou nervoso, não consigo ficar quieto. Tenho que arrumar as gavetas, os CDs (sim, ainda tenho - pode me chamar de antigo!) por tema e ordem alfabética, o armário da cozinha, jogar fora coisas vencidas, baixo músicas (não sou tão antigo assim...), revejo receitas, engraxo sapatos, tudoaomesmotempoagora. E ontem eu estava num destes dias, e o tempo lá fora não ajudava muito, me mantinha dentro de casa. Depois de arrumar algumas inúmeras coisas, fui para a cozinha. Organizei os livros por ordem alfabética, limpei todos os bules ingleses e dispus sobre o armário com milímetros de precisão - com todas as alças viradas para o mesmo lado, claro - e ao mesmo tempo decidi fazer uns cupcakes que vi no blog do Richie (veja receita e post aqui), pois estou incursionando no universo dos doces, bolos e afins. Como este blog dá receitas ótimas - inclusive a receita de panqueca citada recentemente - achei que eu faria o mesmo, um docinho bonito, apetitoso que eu ia dar para minha comadre que acabou de ter bebês e este infame ainda não foi visitar. Tento abrir o pacote de cacau, que se rasga longitudinalmente depois de um certo esforço, e uma nuvem marrom se espalha sobre minha cozinha preta - o horror, o horror. Os cachorros que estavam quietos materializaram-se imediatamente na cozinha, enquanto eu incorporo Hades e vocifero palavras impronunciáveis. Guardar os cachorros. Pegar o aspirador de pó. Trocar de roupa. Ver a cara de irritada da secretária, que tinha acabado de limpar tudo. Terminar de misturar a massa, colocar nas forminhas no forno pré-aquecido e queimar o braço ao encostá-lo na grelha superior, e  sentir um longo vergão vermelho  surgindo imediatamente, denunciando a falta de paciência hoje.
Calma, calma, calma...
Enquanto os cupcakes assavam no forno a 180º, conforme indicado na receita, eu decidi fazer uma pastinha para almoçar, estava sozinho de novo e não queria sair para comer. Fui de tagliarini com camarões e agrião, pois era fácil e eu tinha camarões limpinhos na geladeira. Abri o vinho branco, tomei um gole e...nada. Nada de gosto, nada de álcool, nada de cor, alguma coisa aconteceu e o vinho, excelente, se perdeu. Abri nova garrafa. Vou olhar os cupcakes no forno, que já deveriam estar no ponto certo, e...nada também. Eles cresceram um pouquinho - eu bem que tinha achado a massa líquida demais, apesar de ter seguido à risca as medidas especificadas -, e apenas dois dos doze bolinhos subiram o que deveria. Subiram e tombaram, ficando com uma aparêcia de um souflèe feito durante um terremoto. Enquanto isso, a pasta passava do ponto de cocção, eu tinha me distraído. Retiro rapidamente da água, jogo na frigideira onde esperavam pela massa os camarões aguardando o vinho branco e depois a massa. Mas esqueci o vinho, fui direto misturando com a massa. Quando acabo de fazer isto, vejo o erro da sequência. Adiciono o queijo recém ralado à massa, mexo, apago o fogo, deixo o garfo de madeira com que misturava o prato ao lado da panela, viro-me para tirar os cupcakes do forno e enquanto isto um cheiro estranho me chega. O garfo queimando sobre a chama que achei que tinha apagado, provocando, além do prejuízo do garfo, o resultado inevitável - a massa ressecou. Volto aos cupcakes para afastar a bandeja do limite da bancada, pois os cachorros estão sentido o cheiro e ameaçando puxar uma cadeira para atingir seu objetivo - roubar os doces. Esqueço a luva e o pano de prato e queimo os dois dedões.
Parei. Antes que eu bote fogo na casa, cause um curto-circuito, derrube calda quente sobre Josefina ou Liú, vou tomar um banho e me trancar no quarto com a janela fechada e as luzes apagadas. Tem horas que...

6 comentários:

  1. Wair querido, que furacão foi esse heim! Espero que tudo esteja melhor agora.
    Não, você não é antigo. Tenho duas gavetas de 50 X 50 X 15 cm cheia deles hehe
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  2. Pois ontem eu fiz um cordeiro delicioso. Paleta. Assada no forno com sal grosso até ficar torradinha. Depois a gente coloca meia garrafa de vinho branco, alho, cebola, aquela erva compridinha que esqueci o nome e um caldo de carne, tudo misturado no vinho. E deixa assar por horas. Acompanhado de cuzcuz marroquino. Nham nham. Mas eu estava de bom humor, rs.

    ResponderExcluir
  3. Ola!!!
    Vi seu comment no BLOG e vim aqui te fazer uma visita!
    Bem,tem dias q é assim....
    mas não desista, a massa fica mesmo bem liquida, no começo me assustei mas deu tudo certo! tenta novamente, vc não vai se arrepender. respira conta até dez, prendo os cachorros e mãos a obra!
    O crime compensa! os cupcakes ficam maravilhosos!
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Wair, adori o texto trágico/comédia do dia-a-dia! É sempre assim... Vem tudo junto, misturado! Uma coisa de cada vez seria fácil demais...

    ResponderExcluir
  5. .... "Tem dias em que a gente se sente como quem partiu ou morreu"...

    ..." Amanha vai ser outro dia"....

    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
  6. Chéri, até concordo que a mania de arrumação pode ser uma compulsão doentia. Mas, se não for levada a extremos, ela é bastante terapêutica. Pelo menos pra mim é, eu sempre me sinto melhor quando dou um bom trato nas minhas coisas!

    ResponderExcluir