Que gosto tem a liberdade?
Um gosto de leite com café fresquinho numa manhã fria, de manteiga derretendo no pão quente.
Remete a um ótimo cabernet, ou aos potentes aromas de um Barca Velha, um de meus vinhos preferidos.
Lembra o sabor de algodão doce, de banana com farinha láctea, de vinho diluído com água, de festa infantil.
Tem a potência de uma ostra récem-aberta, e a untuosidade de uma latinha de caviar devorada com a companhia de uma vodka Belvedere ou Grey Goose.
Ativa as papilas e narinas como um jantar feito pelo Jun Sakamoto, meu chef predileto com seus sushis perfeitos.
É um gosto de tacacá, pato no tucupi, mordente, inesquecível.
Tem o mesmo sabor de um abacaxi consumido na praia de Boa Viagem, ou do sorvete de morango da Berthillon, no coração de Paris. Ou da lagosta pescada na hora e grelhada com manteiga de garrafa, simples, servida na areia na Ilhota da Coroa do Avião.
As vezes, pode ter o gosto de um simples brigadeiro consumido sorrateiramente, como fez meu afilhado querido em uma festa. Ou daquela receita de cuscuz paulista que sua mãe fazia, e que depois de inúmeras tentativas, você conseguiu reproduzir quase na íntegra.
Pode lembrar o sabor de um beijo apaixonado, de uma lambida na nuca, uma mordida - quem sabe? Sabor de doce de leite, de goiabada cascão, de quindim, de cocada...A adstringência do coentro, a força da raiz-forte, do gengibre e do jalapeño. Pode enebriar como uma garrafa de Poire, acordar como uma garrafinha de chá verde com ginseng, acalmar como um chocolate quente no inverno novaiorquino ou aquecer como uma boa cachaça mineira.
A liberdade pode ter muitos sabores. Hoje, para mim, ela tem o sabor da abertura de "minha" loja, de nome Gabinete D. Após 22 anos na diretoria de uma empresa, torno a me aventurar com Eduardo em outro projeto. Um espaço feito com carinho, apesar do curto tempo entre o projeto, a execução e a abertura. Um conjunto de peças (móveis, tecidos, objetos, quadros, esculturas...) de diversas épocas, estilos, origens - pois acreditamos que a mistura, em todos os sentidos, sempre soma.
Esperamos os amigos, conhecidos, curiosos, interessados.
gabinete d
alameda tietê 496
jardins são paulo