food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 14 de agosto de 2012

brutal

A cozinha toda ,avermelhada, respingos de vermelho pelo fogão, na parede, nas portas dos armários, no chão, na bancada...na tampa da panela, no vaso antigo de farmácia  ao lado do fogão, e Leopoldo só escapou de ser tingido porque é um cachorrinho muito ágil. Parecia um cenário do CSI - já imaginava aquela equipe simpática entrando cozinha adentro com lâmpadas estranhas, pincéis e cotonetes longos para arquivar evidências dentro de saquinhos plásticos...
Não, não matei ninguém em meus domínios. Muito embora homicídio não esteja descartado de minha lista (sabe-se lá, um ataque de fúria com a idade pode acontecer, e se você ainda por cima estiver munido de uma faca super-afiada onde vai parar o controle?), eu me aventurei em domínios nunca dantes -por mim, claro- navegados. Fiz uma geleia de ameixas vermelhas, linda linda, mas para variar exagerei na dose e portanto, tenho um pote imenso de geleia ainda na geladeira, sendo que parte dela virou uma torta híbrido de dois posts do guru Richie, do Cozinha Coletiva
Sabe quando você se entusiasma com uma coisa, e não consegue parar? Eu comecei a descaroçar as ameixas, e quando dei por mim tinha picado TODAS. A visão daquelas frutas suculentas transbordando sumo era linda, o que me fez fazer e consumir -um corretíssimo Blood Mary para acentuar as cores e clima do cenário seguido por um excelente Catena Zapata.

Advertência necessária a esta altura do  texto - se você decidir transformar quase 1,5kg de ameixa vermelha em geleias num sábado à noite, adentrando madrugada, lembre-se de não beber nada a não ser café ou alguma coisa que te dê asas. O tempo de cocção foi mais longo do que o esperado, e lá pelas tantas eu estava sonado por causa da bebida  do adiantado da hora.
  

Uma coisa puxa a outra - e resolvi transformar o que não coube nos potes de geleia devidamente pré-esterilizados em alguma coisa diferente. Toca fazer uma torta baseada no post seguinte do guru citado, trocando uma coisinha aqui, uma coisinha ali. Fiz a massa comme-il-faut, assei e resolvi fazer uma espécie de creme inglês mais denso para o recheio, mas na hora H cadê o amido de milho? Rodei a cozinha inteira, tinha certeza de que tinha, mas...não achava. Substituí por aveia, fazendo algo entre o mingau e o creme - e ficou muuuuito bom.
A torta? ficou boa, massa perfeita, recheio insólito mas saboroso, feito de sabores contrastantes - a suavidade rústica da aveia versus o ácido da ameixa.

A geléia? deliciosa, de cor e sabor intensos, textura e viscosidade no ponto, e ainda por cima substitui parte do açúcar por açúcar light (cuidado, é mais doce, diminua a quantidade se for usar isto), minimizando a culpa na hora do consumo.

A cozinha? quase ficou vermelha - agora de sangue mesmo - no day after, pois minha fiel assessora quase teve um surto ao adentrar naqueles domínios agora literalmente rubro-negros.
Comprei ontem caixas de morango orgânico, muito mais do que o consumo normal da casa, pensando em fazer agora uma geléia de morangos com gengibre que vi na rede. Mas terei de mudar de idéia frente à fúria da reação de Rose, antes que ela receba alguma entidade serial killer e me impeça, definitivamente e da forma mais radical, de continuar a cometer estes desatinos.
Receita da geléia AQUI e da massa da torta AQUI.

15 comentários:

  1. Adoroooo frutas vermelhas...adoro. Definitivamente, preciso ser sua vizinha! A torta esta com uma cara deliciosa....
    Gostaria de ter uma parte de talento na cozinha...como você obviamente tem de sobra.
    Beijos Wair

    ResponderExcluir
  2. Ó só... tem espaço sobrando na minha geladeira, viu? Não se acanhe. :-P

    ResponderExcluir
  3. Eu estou namorando esta geléia a um tempão kkk Parece deliciosa. Imagino a sugeirada que ficou essa sua cozinha kkk. Valeu pelas dicas do macarrão, vou incorporá-las na próxima vez que fazer.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, vale a pena. E quando fizer o macarrao, me avise. Abraços.

      Excluir
  4. Ficou lindíssima a geléia! Tenho sido uma consumidora voraz de geléia depois que o iogurte grego caseiro entrou, para ficar, na minha vida. Estou sonhando com uma colherada desta geléia nele no meu café da manhã hmmmm, bom demais!

    ResponderExcluir
  5. Olá Wair! Fiquei feliz que você tenha se divertido no preparo da geléia, e torço para que não tenha sido muito trabalhoso limpar a cozinha..hehe [aliás, apóio a idéia da geleia de morangos com gengibre!rs].
    Gostou da massa da torta? Fiquei curioso com o creme do recheio, deu fome de mingau de aveia!

    Muito obrigado por testar as receitas e por citar o blog, viu? rs Agora me chamar de guru já é demais né? hahahaha :P

    Abraço e outra vez obrigado! =)

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo guru, a massa é otima. E quem reclamou limpando a cozinha não fui eu...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Renata, o iogurte grego é realmente demais...consumidor voraz #2! abraços

    ResponderExcluir
  8. adoro cor na comida e na cozinha
    adoro uma cozinha com tons de vermelho....
    e preto
    rs

    beijos

    ResponderExcluir
  9. tudo muito chic - a cozinha rubro negra, o vaso de farmácia chiquérrimo, a cor da geléia, o texto...TUDO!!!!!!!!!!
    parabéns
    Lilian

    ResponderExcluir
  10. Olá Wair,
    Não sei se gostei mais da geleia, ou da torta, a coloração de ambas é linda, intensa e estão muito apetitosas, adorei, assim como as receitas.
    Parabéns também pelo agradável texto.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  11. nossa, deu muita vontade de provar esta torta...

    ResponderExcluir
  12. KKKK!!!

    Imagino a cena...

    Já tive noites de sábado assim...onde a vibe gastronômica tomou conta do pedaço, mas te digo que não fui tão feliz assim nessas minhas experiências não...afinal, pra conseguir criar alguma coisa que preste preciso estar sóbria, ou pelo menos quase!

    Tudo nota 1000 aqui,começando da geleia mara, passando pela torta show, e terminando no blood mary, que deu um up nessa história toda, of course!

    Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  13. Wair, tive que voltar aqui um ano depois para lembrar da sua cena a la CSI rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, coincidÊncia, entrei aqui hoje também...mistérios rsrs

      Excluir