Eu ainda meio sonolento, no supermercado:
- Bom dia, tem ossobuco?
- Tem sim senhor.
- Ótimo. Quero oito, por favor.
- OITO QUILOS?
- (rindo)...Não, oito ossobucos, oito fatias, como você denominar.
- Uhn...quanto em quilos o senhor quer?
- Não sei, tanto faz. Eu quero oito unidades.
- Mas o preço é por quilo, não por unidade.
- Eu sei. Mas o senhor faz o seguinte - pega oito unidades, pesa, quanto der eu pago. (já ligeiramente alterado).
- Mas sua receita vai dar certo se não for "tantas gramas de carne"?
- Tantos gramas ...
- Quantas gramas?
- Por favor, esquece! Me dê apenas o que eu pedi.
- É para esquecer ou o senhor quer o ossobuco, afinal?
...
Eu devia ter pedido carne moída.
Spaghetti com ossobucco
(para duas pessoas)
03 ossobuccos
1/2 litro de vinho tinto
1 cebola média
1 cenoura
4 dentes de alho
2 talos de aipo
2 ramos de tomilho
1 lata de tomate pelado
azeite de oliva
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de farinha de trigo
sal
pimenta do reino
2/5 de um pacote de spaghetti grano duro
Tempere a carne com sal, pimenta e cubra com o vinho, a cenoura em pedaços e os talos de aipo. Deixe marinando por umas 3 horas no mínimo, na geladeira. Retire da marinada, seque e reserve.
Em uma frigideira de fundo grosso, coloque o azeite e doure as carnes em ambos os lados. Tampe e deixe uns 5 minutos, até secar o caldo que se formará. Quando estiver quase seco, coloque a cebola em fatias médias e o conteúdo da marinada, mais uma xícara de água. Espere ferver. Acrescente o tomate pelado e o tomilho, corrija o sal e a pimenta, abaixe o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 3 horas. Se o caldo secar, acrescente água aos poucos. Verifique se a carne se desprendeu quase que totalmente do osso - neste ponto ela estará perfeita. Retire a carne do caldo, coe, espere esfriar e leve o caldo para a geladeira por umas duas horas. Vai se formar sobre a superfície uma camada de gordura - elimine esta gordura.
Na panela de ferro derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Mexa até fazer uma espécie de roux, acrescente o caldo coado e a carne desfiada ou em lascas, sem os pedaços de gordura. Corrija o sal e a pimenta se necessário, e cozinhe por mais uns 15 minutos até o caldo reduzir.
Cozinhe o spaghetti por 6 minutos, escorra e coloque no caldo com a carne. Incorpore a carne à massa por uns 3 minutos,e sirva com parmesão ralado.
OMG! me lembra o dia em q fui comprar frutas cristalizadas e pedi um kg de frutas sortidas ... "sortidas não vendemos" ... depois de muita lenga lenga e eu já definitivamente alterado falei ... me dê 250 g desta, 250 g desta, 250g g desta e 250 g desta ... devidamente pesados e embalados me entregou ... agora me dê um saquinho vazio ... abri cada um, virei no saquinho vazio, amarrei, entreguei os saquinhos vazios e sujos para o idiota e saí gritando ... SORTIDO!
ResponderExcluirAmigo, tem de tudo neste mundo de meu Deus ... de tudo ...
Beijão
Eu teria dado uma "ossobucada" nesse vivente...
ResponderExcluirhehehe
ResponderExcluirdureza...