food, art & spirits

food, art & spirits

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MEXICANISMOS

- Eu não aguento mais estes nomes estranhos...
- Eu também...
- Há mais de seis dias que só tomo café com pão no breakfast!
- Eu também...
- Nada contra. Mas como posso pedir "machaca norteña com chilaquiles rojos o verdes"? Isto nem parece um prato, mais parece uma tese sobre a ocupação hispânica neste país!
- E o que dizer de "huachinango al ajillo"? Ou "arrachera de res com salsa de chile poblano"? Ou "carne a la tampiqueña com enchilada e frijoles refritos"?
- Aliás, tem frijoles em tudo. Por todo o lado. No café, no almoço, no lanche...Ontem à noite sonhei que estava afundando numa espécie de areia movediça, mas só que era tudo frijoles - eu me debatia, debatia, e quanto mais me apavorava mais afundava naquela massa de feijão preto.
- Deve ter sido efeito do jantar de ontem - aliás, o que era esmedregal, afinal?
- Um peixe ótimo, branquinho, branquinho - só o nome era exótico.
- E aquelas coisas que acompanhavam?
- UM PENACHO DE BANANAS FRITAS! Genial! Parecia que o designer do prato era fã da Carmem Miranda.
- Agora, tem a Tequila, que é ótima.
- Ah, isso é mesmo.
- E a sangrita, que acompanha a tequila, tanto a verde quanto a vermelha - ambas excepcionais, viciei mesmo. E nas tortillas de maiz azul quase pré-históricas!
-  Concordo...
- O Chile relleno, uhn...
- De queijo ou carne?
- Comi de queijo, impecável. E também tem o povo, encantador.
- Educadíssimos! Gentilíssimos!
- E o colorido, as flores por todo o lado, e estas casas juntam cores desconcertantes. Ontem vi uma casa verde-malva, toda recortada em um azul de fazer Yves Klein entrar em êxtase. Ao lado, outra casa rosa-pálido com uma moldura marrom café e janelas verde-periquito. Do outro lado, um muro imenso laranja com detalhes em rosa choque que parecia ligado no 220W! Uma miscelânea de cores absolutamente genial, criativa e delirante.
- Delirante está você, com este excesso de adjetivos...
- Mas o México é assim mesmo, superlativo, grandioso. Grandes espaços, magníficos museus, alamedas gigantescas...Nada aqui é "cool", tudo é uma epopéia barroca, inclusive a comida, que não fica atrás.
- Aliás, que coisa calma é esta que você pediu?
- Sopa de pollo com juliana de verduras y arroz...
- CANJA!!!Você vem ao México para pedir canja!?!
- Por mais que goste, não aguentava mais comer comida condimentada.Pedi uma sopinha básica, mas acharam estranho e mandaram - muito solicitamente - estes potinhos ao lado, para dar uma "temperada" na sopinha...
- E o que é isto?
- Cebolas curtidas, salsa veracruzana e um pote de chilli!!!!


CHILI RELLENO

4 pimentas chilli grandes, firmes e com o talo
250 gramas de queso fresco (queijo freso mexicano, mas algumas receitas usam queijo de cabra, e outros cheddar, mas prefiro o queijo fresco)
2 cebolas pequenas
3 claras em neve
3 gemas batidas
farinha de trigo para empanar os chillis

Asse as pimentas no forno ou diretamente sobre a chama do fogão, até que fiquem com a casca queimada. Sob um fio de água, retire as pele queimada, com cuidado para não danificar as pimentas.
Pique o queijo ou rale em um ralador grosso e misture com a cebola picada, uma pitada de noz moscada e um pouco de pimenta branca moída na hora.
Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Quando estiverem quase em ponto de neve, incorpore as gemas e misture às claras lentamente.
Corte a tampa dos chillis com cuidado, e retire as membranas e o excesso de sementes, com cuidado para não rasgar a pele. Dica: deixe um pouco das sementes, darão um sabor especial. Recheie cuidadosamente com a mistura de queijo e cebola temperados. Não encha muito para não rasgar na hora da fritura.
Coloque as tampas que estavam separadas, prenda com um palito para que o recheio não escape, passe na farinha cuidadosamente, depois mergulhe na mistura de claras e gemas. Frite em óleo de canola ou de soja quente, retire com cuidado com uma escumadeira sobre uma grade com papel absorvente, e sirva com salada ou salsa veracruzana.
TIPS - pode ter recheio de carne, frango ou pasta de feijão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário