food, art & spirits

food, art & spirits

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO

A frase acima não é minha, é de Albert Einstein. E Denis Diderot vaticinava que " A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito", em versão literal. O princípio da isonomia garante a todos a igualdade de direitos, e isto está consagrado na Constituição Federal. Portanto, não é apenas inadmissível que pessoas sejam vítimas de agressão ou violência, verbal ou física, pelo simples fato de serem diferentes, pensarem diferente, agirem diferente da grande maioria. O diferente é a gênese da criatividade, a centelha que articula a evolução. Ações que agridam a liberdade e suas manifestações não são somente moralmente intoleráveis, como também legalmente inaceitáveis.
Esta é apenas uma introdução a um ato, pacífico, contra as agressões homofóbicas que ocorreram recentemente ( tanto em nosso país quanto em outras nações ), que fiquei sabendo pelo blog do Thiago Lasco, um piquenique que acontecerá sábado próximo, dia 12 de fevereiro. Este evento, de nome poético, é um claro recado - o direito ao amor, ao respeito, aos direitos civis e ao bem-estar é inalienável a todo ser humano, independente de sua cor, credo, condição social ou gênero.
Aproveite o sábado de sol, carregue sua cesta de piquenique com coisas leves, não deixe sujeira no parque, divirta-se e, se quiser, leve os sanduiches abaixo, receita típica dos chás ingleses, mas adaptada ao nosso paladar.
Sanduíche de Pepino (ou Tea Time Sandwich)

2 pepinos japoneses
80 gramas de cream-cheese
1 pires de galhos de endro fresco
2 echalotes
2 bulgos de cebolinha (apenas a parte  branca)
4 folhas de hortelã frescas
1 colher de café de suco de limão
1 colher de sobremesa de raspas de limão
12 fatias de pão de forma branco sem casca
sal a gosto
pimenta-do-reino branca moída na hora


Corte o pepino em rodelas finas, salgue e deixe escorrendo na peneira por 30 minutos.
Corte as echalotes, os bulbos de cebolinha, a hortelã em tirinhas , desgalhe o endro e misture ao cream-cheese. Coloque o suco de limão, e tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
Enxugue ligeiramente as rodelas de pepino. 
Coloque um pano de prato limpo ligeiramente úmido em um tabuleiro ou forma retangular para receber os sanduíches enquanto montados.
Distribua o cream-cheese temperado nas 12 fatias de pão de forma, disponha as rodelas de pepino harmoniosamente na metade destas fatias, tempere com mais um pouco de pimenta do reino branca e cubra com a outra metade. Corte os sanduíches em retângulos ou triângulos, e coloque no tabuleiro com o pano e cubra com a outra metade , como se fosse uma embalagem, para que não resseque o pão. Tire da geladeira pouco antes de sair de casa. Se você tiver em casa, ou achar em algum lugar em São Paulo, pode acrescentar ao pepino sementes de papoula, dão um crocante especial.
Ótimo com limonada geladíssima temperada com um pouco de suco de cranberry, fica ligeiramente rosada e verde e rosa são as cores de uma famosa escola de samba. Sem erro...


4 comentários:

  1. Nunca vi nem comi sanduiche de pepino, mas a cara está deliciosa! Vou fazer, e depois conto.
    Bjus Liliana

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do nome do seu blog. Gostei do texto engajado. Gostei da foto dos patinhos. Mas confesso que foi o sanduíche de pepino que me fisgou por completo. Maravilha. Hahahahaha! Congratz, man e valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Algumas sonham em ser Miss. Eu não. Eu sempre quis ser mau. Pior que Pica-pau. Hahahahahaha! Valeu, guri! Hugz!

    ResponderExcluir
  4. Amei, estou encantada!
    Essa receita combina super com minha semana de posts e seu blog com minhas leitoras!

    Vou colocar lá.

    Sempre quis saber como fazer esses lanchinhos de pepino, super fácil.

    Parabéns,
    Bjs

    ResponderExcluir