food, art & spirits

food, art & spirits

quinta-feira, 1 de março de 2012

volta ao mundo

sim, vou fazer uma volta ao mundo. não da forma romanceada nos livros e filmes, com paradas em lugares exóticos e paisagens inusitadas, com jantares à luz da lua e passeios de camelo. não, nada disso. por conta do trabalho, terei que ir à singapura (recuso-me a escrever este nome com "c"), manila e desta região direto para miami via detroit, para finalmente voltar à sampa. e irei por uma via que me é desconhecida, johannesburgo. tentei fazer um cálculo de quantas horas a mais, quantas a menos neste itinerário maluco, e ainda não cheguei a nenhuma conclusão, a não ser a certeza de que chegarei cansado, cansadinho. serão 12 dias entre partida e chegada, portanto vou trabalhar feito um maluco e embarcar e desembarcar feito um aerosenhor. algumas coisas sei que vou fazer, como jantar no indochine em singapura, de comida apenas correta mas localização impecável e drinks idem. pela enésima vez vou pensar em experimentar o durian,

a típica e preferida fruta dos locais, e pela enesima vez desistirei ao sentir o cheiro desagradável, insuportável, nojento mesmo desa mistura de jaca com...sei lá, algo podre e morto há muito - sim, a esta fruta tem um cheiro que desafia o bom senso, como alguém consegue comer algo tão fedorento, a ponto de proibirem de ser consumida em locais públicos como mostra a placa abaixo?

vou fartar-me das mangas filipinas, deliciosas, tão doces que a vezes enjoa, e que é considerada uma das mais doces frutas do planeta. lembra vagamente a manga-rosa que como muito em recife.

o abacaxi local também é tão doce que quase adquire outro sabor, o de um doce carregadissimo no açucar caramelado, e não de uma fruta recem-cortada. vou experimentar o?a? biltong, carne maturada típica de johannesburgo, apesar de sua aparencia um tanto seca...


secura que pode ser contrabalançada com um dos excelentes vinhos deste país. tem uma coisa em miami que adoro, fora os ótimos drinks locais - o milho docinho, carregado na manteiga, que acompanha costelinhas de porco ou chicken wings de um restaurante nem um pouco badalado, porem eternamente cheio de pessoas felizes com seu colesterol. e pumpkin cheese cake, que nunca vi ou comi em nenhum restaurante brasileiro - ainda vou tentar fazer qualquer dia. e bagels com semente de papoula, 


pois esta sementinha sumiu o mercados brasileiros (foi proibida, segundo li em algum lugar). e na volta, em casa, qualquer coisa. pois qualquer coisa é boa quando estamos em nossa casa, cercado de nossas coisas, com "nosso" universo ao redor, e no meu caso meus livros, meus cds, meus cachorros e meu companheiro, em meu belo apartamento. alias, nosso. viajar é bom, muito bom. mas voltar é melhor.


8 comentários:

  1. Desejo uma boa viagem e um retorno com muitas boas lembranças!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha! Essa placa Proibido Durian é o máximo, quero muito que vc experimente! Boa viagem!

    ResponderExcluir
  3. Que os deuses te levem e te tragam na fartura e na saudade,meu bon gourmet!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Algumas coisas:
    1. Boa viagem;
    2. Inveja (não consegui hahaha);
    3. Faço pumpkin pie. Serve?
    4. Tenho sementes de papoula estocadas;
    5. Música linda;
    6. Abraços e volte! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bergamo - vc faz pumpkin pie e tem sementes de papoula estocadas? inveja...
      abs

      Excluir
  5. Pena que nao vai passar por Shanghai... Fica no mesmo lado do mundo que Sigapura (que eu por respeito historico tambem so escrevo com s). Pode comer durian que nao mata. E nao deixe de experientar o meu restaurantereferido por la: Les Amis. Ou como alternativa o Jardin Les Amis. Biltong... Ok, mas nao e de fazer padre largar a batina, nao.
    Boa vigem + abracos
    Rogerio

    ResponderExcluir
  6. Pena que nao vai passar por Shanghai... Fica no mesmo lado do mundo que Sigapura (que eu por respeito historico tambem so escrevo com s). Pode comer durian que nao mata. E nao deixe de experientar o meu restaurantereferido por la: Les Amis. Ou como alternativa o Jardin Les Amis. Biltong... Ok, mas nao e de fazer padre largar a batina, nao.
    Boa vigem + abracos
    Rogerio

    ResponderExcluir
  7. Olá Wair :) Que ótima notícia :)
    Desejo uma ótima viagem e ótimas experiências gastronômicas ;)
    Volta logo :)
    Um abraço :)
    Queila

    ResponderExcluir