food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 5 de julho de 2011

V E N D E T T A

Almoço hoje não existiu. Tracei uma maçã da Mônica (sim, isto existe, vem num saquinho com a figura da...acho melhor não explicar), um iogurte "série especial" supostamente de mamão e cereais, mas que na verdade era meio cor de mamão - na cartela de tintas da Suvinil -, e umas coisas dentro meio murchas que pareciam asas de algum inseto, tudo mascarado por um sabor de baunilha sintética. Aí abro o Facebook e vejo no meu mural uma foto de Sr. M de um prato de canjica com canela polvilhada, onde ele me provoca dizendo que ela tinha sido recém feita e consumida ainda morna. Raiva. Ódio. Gula. Inveja. Quantos pecados capitais ainda faltam? Aí entramos numa discussão com Lord N pois eu falava que a canjica do Nordeste se chama curau no Sul/Sudeste, nome considerado brega em comparação aos nomes tradicionais do Nordeste Brasileiro. Sou forçado a concordar - canjica é mais nobre que curau. Assim como munguzá, carurú, vatapá, nomes ancestrais. Portanto, discussão definida, até que  Lord N  alega informa ter almoçado foie gras com frutas vermelhas. Raiva. Ódio. Gula. Inveja.
Mas o mundo dá voltas...
No final do dia, a caminho para casa, recebo um telefonema de Sr. B, dono da empresa para qual trabalho, convidando a mim e a Eduardo para jantarmos em sua casa. Uma boa surpresa, e irrecusável, por alguns motivos.
1º) Não recuso jantares do Sr. B e da Sra. D, sempre como e bebo muitíssimo bem, o papo rola solto e a noite é ótima.
2º) Não tinha nada pronto em casa, e não tinha almoçado, lembram?
3º) Não se recusa jantar na casa do dono da empresa para qual trabalha.
Ao chegar na casa, o perfume denunciava. Um tartuffo de aproximadamente 10 cm de diâmetro repousava num prato esperando sua hora de aparecer. A surpresa era um cardápio fundamentado neste fungo subterrâneo, totalmente capitaneado por Sr. B, que se esmerou nos pratos.

Per cominciare - insalatta de Mâche com tartuffo . Simples, clara.

Secondo piatto - Uovo com tartuffo. Um clássico. De novo, simples, fantásticamente simples.A gema laranja, escorrendo sobre o prato, um sal negro defumado. Sabores e aromas casados.
Ainda - uma polenta com ragu de cogumelos, grana padano e tartuffo. Uma pequena ode à caloria. Mas...
E para finalizar o conjunto, queijo branco com mostarda di cremona.
Dizem que a vingança é um prato que se come frio. Não, se come frio, morno, quente, e com tartuffo.
Sr. M volta a me provocar nesta rede social afirmando declarando que após a academia, Pilates e esteira comeu apenas frugais frutas. E eu cheio de vinho e calorias.
Acho que ainda devo uma vingança - ele deve estar magro a esta altura. Três dias de regime me esperam...

8 comentários:

  1. Devo dizer que seus amigos Abecedários te engordam!mas relaxe com isso que vc comeu, como diria meu irmão, coisas nobres não darão gorduras pobres, nada que uma caminhada de regatas nesse frio vc não perca as calorias ganhas!

    Abraços meu caro

    ResponderExcluir
  2. David, adorei seu irmao! Vou fazer deste o mantra deste blog - coisas nobres nao darao gorduras pobres.
    Forte abraco, carissimo.

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi tartufo! Máximo azeite trufado. E esse ovo com tartufo me parece espetacular...

    ResponderExcluir
  4. Marta, estava uma orgia - no melhor sentido! Quem sabe isto te anima a encarar o uovo Guido...abs

    ResponderExcluir
  5. Vamos super encarar um Uovo Guido! Esse tartufo me inspirou muito. Estou em semanas de filmagem, reuniões e mais reuniões, tenho medo de furar de novo, Deus me livre, odeio furar. Mas assim que acalmar vou te mandar um invite VIP! bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Bom conhecer seu blog! Gostei. bjs

    ResponderExcluir
  7. ...que dizer?

    Melhor perguntar: como é que faço pra mandar meu curriculum pro dono da empresa onde você trabalha?

    abs
    Rogério

    ResponderExcluir
  8. Acho seus textos tão bons, que até arriscaria comparar a qualidade aos de uma certa "senhorinha" que escreve umas linhas igualmente divertidas e autênticas. Só não o faço, pois como capricorniano, precisaria medir muito bem, qualquer passo.

    Tenho umas trufinhas num vidro, dessas que os pedantes diriam "vieram na mala", esperando por um dia de glória. Quando tiver tempo pra tal, voltarei aqui, pra te provocar um pouquinho também.

    Abração!

    ResponderExcluir