food, art & spirits

food, art & spirits

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

breakfast at morumbi

Em primeiro lugar, desculpem o trocadilho infame do título deste post. Detesto trocadilhos em geral, mas de vez em quando a gente escorrega...Bem, preciso confessar que acordo com uma fome animal, ancestral. Talvez em virtude deste regime que não me permite ataques noturnos à geladeira, e também pelo fato de que como sou muito controlado durante o dia (em quase todos os sentidos, não apenas no gastronômico), à noite eu sou um animal na cama. Dou pulos involuntários, me mexo feito siri na lata, estapeio o abajur, derrubo o copo d´água na mesinha de cabeceira, portanto, depois de tanto exercício, acordar com fome é o mínimo que se permite. E acordo precisando de energia imediata - nada tão radical quanto ao Calvin acima. Mas sem café, para começar, no chances. Meu cérebro demora um pouco para pegar - e a culpa não é da idade, caso alguém queira fazer gracinhas.
E neste feriado de sete de setembro, decidi aproveitar o dia lindo par fazer algumas coisinhas mais substanciosas para aquilo o que os portugueses chamam de pequeno almoço, os italianos prima colazzione, os franceses petit dejeneur. Ou seja - calorias. Percorri alguns blogs para me ajudar nesta empreitada, e enquanto produzia algumas coisas, comecei com o básico - um papaia maduro com limão e flocos de milho integrais sem açúcar. Como apresentação ajuda, não? Um mamãozinho básico com Nesfit, e olha que bonitinho... E caso alguém estranhe, minha cozinha é preta, por isto as fotos ficam ligeiramente "dark"...
Aí entram os amigos blogueiros. Tinha um restinho de sementes de papoula, proibidas agora (quem proibiu? onde achar outras? vou ser preso por usa-las?), uns limões sicilianos perfumados na fruteira, e como eu estou me aventurando no terreno dos doces, bolos & afins, fui pesquisar. Por uma questão de praticidade, fui logo num blog que adoro, o Gourmandise, do casal Marcel e Nina. Um blog elegante, sofisticado sem ser pretensioso, e e consegui uma receita de 2007, perfeita. Enquanto preparava o bolo, que assaria por 40 minutos, lembrei-me das panquecas que comia no Plaza Hotel New York. Eram fofas, servidas com morangos e mel, deliciosas. 
E eu me lembrei que tinha visto uma receita diferente da minha no Cozinha Coletiva , do Richie, que se for magro, é por maldade divina. O rapaz cozinha que é uma beleza, e foi de lá que peguei a receita da panqueca (ou pancake, se preferir) acima. Um pouquinho de geléia de figo, um pouquinho de mel de laranjeira e morangos maduros completaram o que considero a receita definitiva desta coisinhabonitinhadopai...Aliás, caiu-me a ficha de que a palavra pancake significa "bolo(cake) de panela ou frigideira(pan)", o que justifica a altura da que vocês estão vendo na foto.
O Bolo ficou como escrevi - com B Maiúsculo. Fofo, saboroso, podia ter colocado um pouquinho a mais de limão do que a receita (que você pode ver AQUI) pede, mas é uma questão de gosto. As panquecas ficaram impecáveis, macias e a textura dada pelo fundo da frigideira deram uma ligeira "cara" de waffle à receita, mas nesta eu não mudaria nada, a não ser incrementa-la das próximas vezes, com canela, raspas de laranja ou limão, especiarias, fazer com farinha integral, etc.etc.etc. A receita do Richie (que você encontra AQUI ) dá para duas pessoas - normais. Ou uma, se for o meu caso. Por sorte, aumentei em 50% as medidas, para que tanto Eduardo quanto para Rosilda, minha fiel escudeira, fundamental para a manutenção da cozinha depois destes preparos todos, pudessem usufruir do mesmo. O bolo? Olha que simpático, repousando em guardanapo com tecido desenhado por Burle Marx.
Agradeço aos meus companheiros blogueiros estas receitas, prova inconteste de que a culinária é um ato de generosidade. Estou quase aceitando encomendas...

8 comentários:

  1. Olá, Wair!

    Eu leio seu blog deste o dia em que fomos citados no Blog do Bergamo. Gosto muito da sua narrativa.

    Quanto ao strudel...não tem erro! Vai com fé..rss.

    Um abração,

    Carla Maicá, do Cucina Artusiana

    ResponderExcluir
  2. Wair...que mundo pequeno, venho aqui comentar e leio a Carla aí em cima falando de mim. Mas não é isso que eu ia falar rsrs
    As observações:
    1. Vi vários trocadilhos ao longo do texto (bom, deixa pra lá tb);
    2. Se o Richie for magro serei infeliz a partir de hoje;
    3. Sementes de papoula: consuma-as livremente;
    4. Suas experimentações pelo campo da doçaria estão nota dez com louvor;
    5. Cozinha preta, guardanapo Burle Marx (td muito chic, acabei de te responder isso lá no meu blog).
    Abraços,
    Bergamo

    ResponderExcluir
  3. Wair, fala serio, isto não foi um café da manhã foi uma orgia gastronômica matinal. E este bolo e a pancake... é pecado fazer isto com os amigos.
    Ah e para onde devo encaminhar meu pedido de encomenda.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Wair, teu café da manhã tá caprichadíssimo! Adorei que aprovou as panquecas.. super fáceis, né? Vc fez com ovo caipira? Esses dias eu fiz e ficam muito amarelas, lindas lindas!
    Agora, a magreza que vce o Bergamo falaram, faz tempo que não a vejo por aqui..rs.. hahaha

    Mto obrigado por me escrever contando, viu?

    Abraço!

    PS: realmente mto chique o guardanapo do Burle Marx!

    ResponderExcluir
  5. Puxa Wair! Um pequeno almoço desses, é de tirar a barriga da miséria mesmo hehehe
    Eu geralmente (depois dos trinta) não como mais tanto pela manhã! Acordo com uma fome de arrasar também, mas notei que depois da gravidez/30 seria melhor ir com mais calma.
    Pode ser dispeito, mas ainda bem que o Richie não é magro :s hihi
    Um cheiro, Queila

    ResponderExcluir
  6. Wair, gostei dos pratos, o de comer e o recipiente, isso sem falar no guardanapo, com tecido by BM.Voce eh muito fino, "um bonequinho de luxo", referencia inevitavel, hahaha!
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto do café da manhã, mas para mim não é refeição obrigatória. Até porque durmo tarde e não é incomum eu estar dormindo por durante toda a manhã. O café propriamente dito fica sempre de fora, prefiro chá preto, em geral não preparo nada muito elaborado, um ovo quente, uma xícara de chá, algumas torradas, suco e a variação fica por conta da fruta. Quando há croissant quentinho no lugar das torradas, meu dia é como cheio de luz :)

    ResponderExcluir