food, art & spirits

food, art & spirits

domingo, 27 de novembro de 2011

nunca mais a delicadeza


Algumas pessoas vêem ao mundo para criar situações, mover planos, ensinar, arregimentar pessoas, aglutinar. Destas pessoas que o mundo deveria ser feito. De pessoas cultas, generosas, abertas, sem dogmas invencíveis, pessoas que conquistam sem usar do poder, que afetam positivamente os outros à sua volta. Pessoas que ressaltam a diferença entre o bom e o ótimo, que desafiam as normas vigentes para criar um novo caminho, uma nova estética, um novo espaço. Pessoas que crêem na palavra ética, e que praticam-na na totalidade.
Pessoas com frases espirituosas e inteligentes, com repertório abrangente, com a generosidade característica de pessoas realmente cultas - não tolero o conhecimento associado à atos negativos -, pessoas que gostam da vida e que aproveitam-na. Pessoas que levam a vida na delicadeza , na grandeza. Pessoas originais, únicas, cujos atos podem desafiar algumas vezes a lógica mas que mesmo assim -e talvez por isto - sejam atos grandes, geniais, mas que não tomam para si o crédito, por saberem que tudo está ligado, misteriosamente conectado.
Infelizmente, estas pessoas quando desaparecem deixam um vácuo, impossível de ser preenchido. Estas pessoas são como imensas estrelas que, quando desaparecem, deixam buracos negros, mas ao contrário destes, não sugam para sua infinitude o que está à sua volta. Paradoxalmente deixam um legado tão vasto que, de tão vasto e soberano, cria novas estrelas, constelações, nem que seja daqueles que viveram à sua volta, tal como planetas satélites destinados a confirmar a presença histórica de algo que não está mais fisicamente onde deveria estar - caso houvesse, na incensada concepção de justiça divina, um pouco mais de justiça e de divindade.
para m.

6 comentários:

  1. ei, wair!
    obrigada pela visita no blog! gostei muito do teu tambem... colocarei um link pra ca, mais tarde, ok???
    esse texto eh lindo! :)

    ResponderExcluir
  2. Como tem gente que esquece o valor da delicadeza! Lindo texto.

    ResponderExcluir
  3. Dessas pessoas que vc fala é que o mundo deveria ser feito`Por que são assim tão raras? Conheço pouquíssimas, mas elas deixam rastros de estrelas por onde passam e iluminar nossa vida.
    Bonita homenagem, Wair.
    Abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Já havia lido, mas não comentado por achar um texto muito particular e pessoal (talvez interpessoal). Já errei. Falei inutilidades. Magoei e machuquei. Hoje, penso muito. Não é automático ser sempre correto. É um aprendizado e acredito que venço novas etapas dia após dia. Dia desses escutei uma palavrinha já esquecida: prudência. Talvez o caminho passe por aí, pela prudência e bom senso (ações terrenas para algo maior...apenas um caminho).
    Abraços,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Bergamo, é uma elegia, claro. Por isso comentários são sempre bem vindos.
    Lylia, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Lindo o texto, Wair. Ainda bem que temos pessoas assim no mundo, é preciso que tenhamos mais.

    ResponderExcluir