food, art & spirits

food, art & spirits

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

bumpy night ou descompromissos, desacertos, descombinações


E não é que eu caí na cilada, logo no início do ano, de descumprir uma de minhas premissas para 2012? Eu prometi para mim mesmo não entrar em polêmicas desnecessárias (escrito e lavrado aqui) e por causa de uma rede social quase recebi um despacho virtual. Um amigo da rede, sr. N., inteligente e ufanista pregou em um post as qualidadades de um fondue bourguignone comido em...Recife, com molhos tártaro, rosê, de tomate seco e outros, servido com salada e batatas fritas. Achei meio insólito este prato quentinho -estou sendo modesto no adjetivo - (provavelmente a palavra fondue derive de fondre, que significa derreter em francês) e ainda mais com os molhos citados - tenho problemas sérios com o que fizeram com o molho golf, transformando-o numa mistura de maionese/creme de leite/catchup, confesso. Resultado : recebi uma saraivada de chumbo virtual. Mas a coisa ainda estava suave, até que alguém citou o termo "pitoresco", como característica positiva para este prato quentíssimo no calor pernambucano de janeiro de 2012. Levantou a bola para mim...e eu apenas concordei - "...também acho comer fondue com molho rosè e tomates secos, em Recife, pitoresco...". Achei que a senhora que tinha postado isto não perceberia minha "sutil" ironia. Mas, quem manda subestimar quem não se conhece, não é mesmo? Ela quase me mandou uma praga via Facebook, declarou-me mau-humorado e chato e preconceituoso e sei-lá-o-quê e mais alguns adjetivos depreciativos e, se eu bobear, deve ter fotos minhas no aeroporto daquela capital, em placas escritas "Procura-se".

Mas a vida dá voltas...Ontem, ao chegar em casa, um pouco de preguiça de cozinhar, e lembro de um pacote de salsichões de excelente origem esperando por ação no freezer. Queria uma salada morna de batatas para acompanhar, mas...cadê as batatas? Aliás, tinha uma batatinha, solitária, no fundo da gaveta da geladeira, fazendo o quê não sei - que receita eu fiz que utilizava todas as batatas disponíveis, menos uma? Porém destacou-se na imensidão da geladeira meio confusa ontem uma porção de tomatinhos-cereja, e lembrei-me de uma receita de clafoutis de tomates, que que a  Karen, do blog Kafka na Praia (adoro este nome) postou certa vez, e uma mudancinha aqui, uma mudancinha ali, fiz a minha versão, utilizando as ervas frescas que plantei em meu jardim no último sábado. Quando fui montar o prato, caiu a ficha - o que tem a ver salsichão grelhado com clafoutis de tomate cereja? A não ser o fato de que funcionou - ficou delicioso, tks. Karen!- , eles não tem nada, absolutamente nada em comum para frequentarem a mesma área, quanto mais o mesmo prato. Está certo que o clima ontem em Sampa estava fresquinho, no Morumbi mais ainda, e um clafoutis salgado ajuda a manter o espírito avivado. Todavia, era uma mistura passível de críticas e comentários, como os que eu havia feito.

não ficou simpático?

Portanto, prometo não meter mais o bico em assuntos desta ordem - a não ser quando for chamado. Aí, se segurem nas cadeiras : já que estarei controlado, quando solicitado soltarei todos os argumentos, pérolas e desaforos sutis. Algo tipo "all about Eve", só que sem cabelo. E sem cigarro.




Clafoutis de tomate cereja



200 g de tomates cereja cortados no meio, no sentido do comprimento
3 colheres de alho poró cortado em fatias finas
3 colheres (sopa) de ervas frescas picadas (salsinha, cebolinha, manjericão)
100 g de queijo emmental ralado
50 g de queijo pecorino ralado
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
2 ovos grandes
4 colheres (sopa) de creme de leite fresco
sal e pimenta moída na hora
manteiga para untar


Pré-aquecer o forno a 185ºC. Untar um refratário com manteiga (eu usei dois ramequins).Espalhar os tomates cereja pelo refratário. Polvilhar com as ervas picadas e o alho-poró. Reservar. Colocar a farinha numa tigela. Juntar os ovos um a um, mexendo entre cada adição. Misturar até a massa se apresentar lisa e homogênea.Adicionar o creme de leite , mexer suavemente. Temperar com sal e pimenta.
Verter a massa sobre os tomates cereja e polvilhar com o pecorino. Levar ao forno por aproximadamente 25 a 30 minutos, a 185ºC. Servir bem quente ou à temperatura ambiente.


8 comentários:

  1. Se você vier pra Colômbia vai arrumar briga em todos os restaurantes porque aqui TUDO é adulterado em termos comida, TUDO! E não é tomate seco em fondue do Recife não, é umas barbaridades piores como colocar pimentão em salada grega e não colocar os pepinos. Peloamor...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei de olhos nesses salsichões. Adorei essa sua combinação "pitoresca"! rs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei de olhos nesses salsichões. Adorei essa sua combinação "pitoresca"! rs

    ResponderExcluir
  4. Ficou mais que simpático! Ficou lindo... pra comer com os olhos! Hugz, man!

    ResponderExcluir
  5. Copiando a receita na maior "colher-de-pau"!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Simpatico? Simpaticissimo!
    E a pergunta que me fiz de imediato:
    - Mas ele nao tava com preguica de cozinhar, por que caprichou tanto na elaboracao do look do tomate?Imagine se no tivesse!
    Ao ver a receita tao gentilmente cedida, me lembrei da salada de bacalhau com grao de bico e a panna cotta da sua Santa Ceia!
    E o que pensei de imediato?
    - Ele bem que podia fazer essa gracinha
    Acho que vou pedir a mediacao da comadre!!!
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
  7. "que receita eu fiz que utilizava todas as batatas disponíveis, menos uma?"

    Eu adoro esses momentos!

    ResponderExcluir
  8. adorei tudo. A descombinação, o prato azul, a receita, a batatinha solitária - AMEI! Beijokas
    Lucia

    ResponderExcluir