food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 13 de março de 2012

a marca da maldade

sei, carreguei no título do post. o filme de orson welles é um pouco exagerado para o tema que desenvolverei, mas...sempre é bom pescar o leitor pela primeira palavra.
aliás, pescar é o termo certo. explico. estava em singapura, último dia, resolvi comer um pouco mais calmamente, tinha tido uns dias malucos de trabalho e o fuso horario de 11 horas não ajuda. quando dá 4 horas da tarde, sono incontrolavel. quando chega 3 da manhã, acordo feito trabalhador braçal...e o pior, quando me acostumar com isto, já está na hora de voltar. mas...
estava no restaurante. tinha tomado uma tiger geladinha, ótima cerveja local ,


um potinho de "engasga-gatos" na varanda do restaurante, e o maitre me leva à mesa. examino o cardapio atentamente, pois estou numa dieta "imposta" por questões domésticas, portanto nada de comida exótica, condimentada, nada nada.
- por gentileza, gostaria de um peixe leve, sem molho, estou numa dieta controlada.
- pois não senhor, temos uma perca assada na brasa, com limão e ervas, acompanham aspargos frescos - aliás, fresquíssimos - grelhados e uma espécie de tagliarini de abobrinha amarela.
- soa perfeito, ótima dica. vou querer isto.
- por favor, senhor, me acompanhe.
- como?
- me acompanhe por favor.
a essa altura, pensei que ele fosse me mudar de mesa para algum canto escondido do restaurante. todo mundo pedindo coisas complexas e eu um peixinho grelhado com aspargos - já senti tudo, ia ser colocado de costas para o restaurante e de frente para um canto sem janelas. mas, não...
- escolha, por favor.
à minha frente um aquário cheio de peixinhos simpáticos me olhava com cara de susto?raiva?medo?ódio? e um deles me encarava de modo ...especial, por assim dizer.
                               


- desculpe-me, mas o senhor quer que eu escolha o peixe que vou comer?
- sim senhor. são todos frescos, como pode perceber. o senhor escolhe e em poucos minutos terá o prazer de tê-lo muito bem preparado em seu prato.
- sinto muito, mas se eu escolher algo vivo para ver em meu prato morto depois, não terei prazer nenhum...
- i beg your pardon...
- não consigo escolher, me sinto meryl streep fazendo a escolha de sofia. não, definitivamente não vou escolher peixe nenhum...
a esta altura, um peixe olhava fixamente para mim. quase me acusando - "...sou um peixe de família, e você está destruindo a chance de meus peixinhos de me conhecerem melhor. serei arrancado daqui sob a vista de meus amigos e familiares, sob protesto, dando vexame, acabando com minha dignidade, e ainda arrisco parar na panela de um chef que pode não estar a altura de minha vida, estragando minha carne perfeita - justo eu que nunca comi nada demais nem de menos, sempre levei a vida na boa, para acabar neste aquario ridículo com um mini-escafandrista soltando bolhinhas, e olhando para um provavel comensal..."
- não senhor, decidi mudar meu prato.
- se o senhor quiser, escolho o peixe para o senhor.
- tarde demais, já estabeleci uma relação empática com este peixe.
- como? desculpe, não entendi.
- sem problemas. traga-me de entrada rice paper spring rolls e os aspargos grelhados de prato principal.
- aceita uns camarõezinhos com cebolinhas e folhas de limão kafir?
- eles já estão mortos?
- unh?
- tenho que escolher os bichinhos em outro aquario e passar por tudo isto de novo?
- não senhor,
- então manda.

18 comentários:

  1. É uma bela de uma hipocrisia nossa. Eu, se puder, prefiro até "filé" de tudo ao invés de um frango inteiro, por exemplo, ou um peru de natal. Mas evitando isso, mando ver!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. frango, peru e até um leitao eu encaro inteiro, mas não olhando para mim e ainda respirando. sem chances...abs

      Excluir
  2. Peixe não pensa, Wair, e a cada, 1 minuto ( se não me engano!)faz cocô e esquece QUALQUER COISA, REPITO QUALQUER COISA que tenha visto no minuto anterior! Aprendi isto a duras custas, quando meu filho, LEONARDO, naquela época da ARTEFACTO/ BARRA, teve um aquário. Mantivemo-no por oito(8)anos. APRENDI! (Mas, confesso que em BALi quando me mostraram um aquário para escolher a lagosta, fiquei horrorizada! Lagosta é um bicho muito FEIO!)

    ResponderExcluir
  3. Essa é mole, quero saber sobre a experiência com "durian", encarou?
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. juro que tentei. mas não dá mesmo, vou tentar um dia que estiver completamente gripado, de olfato nulo. aí, quem sabe...bjs!

      Excluir
  4. Caramba, que situação hein... também teria dispensado o peixe.
    Sei que é uma hipocrisia de nós, seres não totalmente vegetarianos (como eu), mas é assim. Eu não consiguiria escolher o peixe pelos memos motivos que os seus!
    Que fuso horário tenebroso esse!!!
    Um abraço :)
    Queila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é como alguns restaurantes que trazem a peça de carne para ser avaliada ainda crua - carne, wair - wair, carne. acho péssimo, já pensou se a moda pega? abs

      Excluir
  5. E o Mr Fish Spa??? Ainda existe em Cingapura? Um tanque cheio de mil peixinhos que comem a pele morta do corpo. Bizarro!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, eu fiz... foi a coisa mais agoniante que fiz na minha vida, depois de ter assistido forçado a um show do fabio junior. entrei num negocio que fazia reflexologia e massagem nos pés, estava exausto. e me vieram com a opçao dos peixinhos, eu logico que topei, adoro novidades. em suma - nem com rivotril, nao aguentei a "sessao" toda. bjs

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkk
      Nao me canso de imaginar a cena!
      Assistir show de Fabio Junior + sessao desse tipo de massagem, achei vc um heroi!
      Bjk
      Mia

      Excluir
  6. adorei!! e eu que nunca tive melindres em comer nenhum animalzinho... mas assim é difícil...boa viajem pra vc!!

    ResponderExcluir
  7. puxa!! desculpe pela "viajem" com J!! que horrível isso!! mas a verdade é que adoro seu blog, estou sempre ligada em suas "crônicas" e desejo boa "viagem", tá? abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tks Ligia. No momento, estou em Manila, o que não recomendo para ninguém. Mas daqui vou para Miami, de lá mando noticias. tks e obrigado.

      Excluir
  8. Ah, fiquei curiosa sobre a nao recoendacao de Manila.
    Conte - nos uns causos daquelas bandas
    Wair, e Paris, vc nao falou nada!
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mia, vou fazer um rewind e colocar um de Paris que tinha escrito, mas nao consegui postar por causa das fotos.
      Agora, Manila - o horror, o horror...
      bjs

      Excluir
  9. Wair, eu teria a mesma reação que a sua. escolher o bicho já morto já não é muito a minha praia, o bicho vivo é realmente um pouco demais. Mas Singapura me pareceu um lugar lindo e super interessante. Como não sou muito viajadora na vida real, viajo virtualmente atraves das viagens de outros. um abraço! :-)

    ResponderExcluir
  10. Outro abraço Fer. Adoro seu blog, vc sabe disto.

    ResponderExcluir