food, art & spirits

food, art & spirits

sábado, 16 de março de 2013

aquiles

Então sábado passado teve uma megasuperhiperultra festa na casa de meus amigos A. e O, queridos. A casa estava linda como sempre, mas enfeitada de flores vermelhas por todos os cantos. Manobristas à porta, champagne na chegada, canapés deliciosos - enquanto um DJ desfiava um setlist que incluia Earth Wind & Fire, Marvin Gaye e Prince, delicioso. Um chef que ainda não conhecia - Alexander Garcia - era o responsável pelo cardápio, e esmerou-se com afinco. Sobre a mesa, uma salada de base crocante com queijo de cabra e mini-legumes grelhados convivia com uma mousse de roquefort e figos turcos, mais uma quiche de cogumelos deliciosa, uma torta cuja massa tinha manjericão recheada por mozzarella de búfala e tomatinhos era uma versão assada da salada caprese, blinis com ovas de salmão perfeitos, e um "domo" de salmão com mini-beterrabas assadas absolutamente incrível. Perto da piscina, dois jovens magros e cabeludíssimos (odeio gente magra e cabeluda ...#ainvejamata...) estavam encarregados dos drinks e caipirinhas de lichia, morango, limão, kiwi e abacaxi - praticamente uma orgia gastro-etílica da maior categoria.
As sobremesas eram acintosas - e aquela "Sunset Party" foi adentrando a noite, o nível etílico subindo, a minha cintura aumentando face às opções gastro/etílicas, novos amigos sendo feitos, uma noite como deveriam ser todas as noites : bebidas, amigos, música, alegria. 
Então eu resolvi agradecer de uma forma muito simples - oferecendo um jantarzinho em casa. Mesa posta,
champagne gelada, um ótimo tinto - Cartuxa, que adoro - um late harvest esperava a sobremesa...e eu invento de última hora um prato com um fator complicante. Claro, eu tinha que complicar... Já havia feito o risotto um dia antes, para transforma-lo em riso al salto. O ragu para acompanhar o risotto estava pronto. A sopa de cenoura com gengibre e especiarias também tinha sido feita na noite anterior, para tomar mais gosto e ardência.

A mousse de manga e iogurte, levíssima, repousava em taças de dry-martini esperando apenas o tartare de manga e pimenta dedo-de-moça para coroar a sobremesa.

E eu vi uns aspargos lindos, verdes, e falei - Eureca! Aspargos com uma espécie de farofinha de pancetta, pão, parmesão e raspas de limão coroado por um ovo pochê...Aliás, cinco ovos pochês, pois eram cinco pessoas.
Mas eu e o ovo pochê somos inimigos mortais...Dias antes tinha me encontrado com meu amigo Bergamo, (que me deu este livro ótimo)
e havia comentado minha inaptidão para com este prato. Ele me deu as dicas, e ainda disse que podia cozinhar os ovos dentro de um saquinho untado, como visto pelo Prato Fundo. mas eu sou teimoso estóico, e quis fazer da maneira tradicional...
O primeiro ovo transformou-se numa espécie de fantasma dentro de minha panela, com um milhão de ramificações flutuando aleatoriamente. Lembrei-me da dica da temperatura da água dada pelo Bergamo, abaixei a temperatura, coloquei o vinagre, e agora meu segundo ovo pochê parecia um mini polvo albino, boiando na panela com seus 8 tentáculos...Nova tentativa. Quebrar o ovo numa tigelinha. Derramar ele lentamente na água, queimando a ponta dos dedos. Reunir a clara lentamente tentando dar forma decente ao ovo. Achar que o resultado está quase pronto, e ao tentar retirar descobrir que conseguiu a proeza de colar o ovo no fundo de uma panela que contém apenas água e vinagre...
Aí tive a idéia fantástica. Pegar um coadorzinho de chá de forma esférica, crendo que- como a clara era mais densa do que o líquido, com a água quente ela ia ficar mais densa ainda e tornar-se uma esfera perfeita e branca, contendo uma gema liquefeita. Na teoria, podia funcionar - em alguma realidade paralela, claro. Na prática, perdi um coador de chá, visto que um milhão de cabelinhos brancos acabou saindo pelos furinhos, e eu nunca mais terei condições de fazer chá neste recipiente novamente...
A esta altura, tocou a campainha. Eu já havia desperdiçado quatro ovos, e apenas 5 restavam na geladeira. Não tinha mais margem para o erro - ou erros, no plural mesmo. Mudei a receita - vide prato abaixo - para uns ovos quentes, com a gema densa, com umas lascas de flor de sal. Meu segundo prato não ficou aquela maravilha, apesar da farofinha ser deliciosa e dos aspargos perfeitamente no ponto. Mas meus amigos são muito elegantes, e não reclamaram. Mesmo porque eu ainda tinha dois pratos para me redimir do fiasco...Para vocês terem uma id~eia, até a foto saiu fora do foco!
Na próxima, farei souflée. Ovos nevados. Fios de ovos. Paté en croute. Mil folhas. Qualquer coisa mais simples que ovo pochê...

16 comentários:

  1. Onde está a fotografia???? Minha boca esta aguando... rsrsr. Ainda mudo para a casa vizinha à sua... juro!!! rsr
    Sua mesa ficou linda.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margot, fiz o texto e depois que fui baixar as fotos vi que as trës fotos que tirei dos aspargos estavam fora de foco - resolvi não arrumar o texto, e assumir (mais um) o erro.
      Beijos, e obrigado!

      Excluir
  2. Wair:

    Chic Chic Chic....me reservo ao direito de só dizer isto...rs

    Beijos e saudades de sua ilustríssima presença no Lua.

    Lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tks Edilson, estava meio afastado da blogsfera. Mas voltei.
      Abraços!

      Excluir
  3. Pois então, o atropelo todo ficou nos limites da cozinha...
    As imagens são um primor de beleza para olhos e para o estômago!
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
  4. Noooossa,festa de babete perde...e deixa eu acrescentar ovos beneditinos (piores que o ovo poché!!!) a essa lista incrível da "próxima vez"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, esqueci dos ovos beneditinos - apesar de que meu molho de estragão é muito bom...

      Excluir
  5. Você não experimentou fazer um redemoinho com a água quente e colocar o ovo no meio?
    Costuma dar certo...
    abraços
    Cris

    ResponderExcluir
  6. A técnica do redemoinho foi a primeira que tentei...sem sucesso, claro.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. gente rica, bonita e que ainda sabe cozinhar
    adoro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tks pelo bonito. cozinhar, estou aprendendo dia a dia. mas rico? adoraria sê-lo, confesso.
      abraços

      Excluir
  8. que coisa chic...os ovos eram o de menos, a sobremesa me encantou.
    adorei seu blog, parabéns.
    bjks
    Luciene

    ResponderExcluir
  9. Só digo uma coisa: ARRASOU, meu filho! Que capricho! Palmirinha aqui em cólicas de "eeenveja"... hahahaha! E calculadora de manivela era algo mesmo... no próximo TOP10 ela entra - em tua 'menagem... hehehehe! Hugzão!

    ResponderExcluir