food, art & spirits

food, art & spirits

sexta-feira, 31 de maio de 2013

vênus em recife



Havia acabado de ler que "O Nascimento da Venus", de Botticelli, fora originalmente encomendado pelos poderosos Medici para dar de presente a um parente próximo, para ser colocado sobre a cabeceira do leito nupcial, e cuja encomenda solicitava especificamente um quadro de tema sensual ou erótico - daí uma das pinturas mais conhecidas do mundo. Representa Vênus,que nasceu adulta e bela. A deusa do amor, da beleza e da sensualidade nasceu do sêmen de Urano (o Céu) caído na espuma do mar - portanto, é uma filha dos elementos água e ar. E este tema e esta pintura, guardada e exibida na Galleria degli Uffizi, em Firenze, proporcionaram um delicioso jantar ontem, em Recife. 
Convidado pelos meus amigos Sr. N.B. e Sr. A.M.(na verdade fui bem sutil - vamos jantar lá qualquer dia?), fomos em quatro pessoas ao Kovacic A Cozinha, restaurante privado com menu fechado e dirigido pelo dono (Sr. Kovacic - telefone 81 9612-7776), cujos jantares são inspirados em temas distintos. Já havia ido a este lugar uma vez, convidado pelos mesmos amigos, onde tive uma noite memorável. Desta volta, um jantar em tons mediterrâneos, com os sabores distribuídos entre 7 pratos. Começamos com o pé direito, em uma versão dos italianíssimos arancini - bolinhos feitos com risotto, redondos e dourados como pequenas laranjas - daí seu nome. Nesta versão, ele veio banhado de um caldo de carne e ervas de sabor pungente, ligeiramente cítrico - em perfeita combinação com os bolinhos de arroz.
Em seguida, um prato de aparência estranha, mas que simulava a forma como a Vênus foi concebida - uma tapenade morna de azeitonas pretas com linguado, sobre uma base / massa feita de gergelim. Deliciosa...
O terceiro prato foi o ponto alto da noite - uma moussaka, a tradicional "lasanha" grega, feita de cordeiro, berinjela e bechamel.. Aqui, as fatias de berinjela foram grelhadas com um pouco de gordura de pato, conferindo um sabor mais intenso a este prato. E o tomate veio confitado e tostado, cheio de especiarias, uma pequena e perfeita torre circundada por um bechamel delicioso.
A seguir, um peixinho prosaico, com uma calda adocicada de mel de laranjeiras, com uma batata coberta de alho defumado - pediria este alho para botar em tudo, de tão bom. Acompanhavam folhas cruas de couve rasgadas.
O quinto prato exibia um acompanhamento que foi devorado pelos comensais - um pequeno medalhão de filé, com um molho espesso salpicado com pistache e fatias de pão sírio fritas, sequinhas. Nenhum pingo de gordura, nada indicava que aquelas tiras - que pareciam macarrão cru - haviam provavelmente sido fritas em abundante óleo.
E, last but not least, uma ave - um "guisado" de galinha com sementes de girassol e uvas-passas, novamente contrapondo a ardência com sabores adocicados. 
Finalizou uma espécie de bolo/mousse de chocolate, aveia e pistache com uma calda similar a um mingau, com pistaches ralados (como ralaram tanto pistache, não sei...) 
Em um lugar simples, com talheres simples e elegante louça branca, uma bela jovem de pés descalços, túnica preta e turbante branco ajudava o serviço, completando nossos copos com água e com os vinhos que havia levado. Uma música insólita e desconhecida tocava ao fundo, e eu ainda conseguia me lembrar da explicação do chef no início, ligando os pratos com a Vênus e com um texto de Garcia Lorca.  Saímos felizes, fartos de comida, bebida e histórias. A chuva que caíra lá fora parou no momento em que saímos do restaurante, como que para coroar esta junção de histórias. Uma ótima noite, excelente noite. Tks aos amigos N.B. e A. M., para sempre queridos.


13 comentários:

  1. a apresentação dos pratos, seu texto, tudo aqui está impecável! como sempre, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Caraca! felizmente vim aqui depois do almoço ... meu feijão com arroz, almeirão e angu, ovo ponchê e linguiça da roça já havia sido digerido ... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear Paulo, quando eu for para aí, exijo este seu cardápio para o almoço, ok? bjs

      Excluir
  3. Ei.. Parece que foi tudo uma delicia. Como disse o Paulo, ainda bem que ja almocei. A aparencia dos peixinhos e da batata é maravilhosa. Deviam estar muito gostosos. Os olhos tambem devem ter se fartado de tanta beleza....feito nossos olhos, com a tão bela venus.
    Abraços Wair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margot, o peixe era delicioso. A batata - sou suspeito, adoro batata. mas estava impecável como o resto.
      obrigado, beijos!

      Excluir
  4. Os seus relatos são de um primor inigualável, me fez sentir parte dessa " orgia", respiro fundo e engulo seco a cada prato apresentado, com a vantagem de que a circunferência da barriguinha permanece intacta, serve como consolo, only!
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já não posso dizer o mesmo, Mia - sobre a circunferência...cheguei em Recife para emagrecer, entre outras coisas (plano, claro...) e engordei quae 2 quilos. BJS!

      Excluir
  5. It's the best time to make a few plans for the long run and it is time to be happy. I've read this publish and if I could I wish to counsel you few interesting issues or suggestions.
    Maybe you could write next articles regarding this article.
    I desire to learn more things about it!

    my blog post ... vliegtickets

    ResponderExcluir
  6. Muito chic isto - moro aqui em Recife e não conhecia este lugar - nunca nem ouvi falar. vou tentar, otima dica. abs
    Leila

    ResponderExcluir
  7. Genteeeeeeeeeeeeeeee... não era feriado mas bem que o senhor se esbaldou, hein? Hehehehe! Pratos lindos!!! Fiquei com vontade de provar #diumtudo... hehe! Beijão pra ti, guri!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus,eu tava de dieta,mas este post me despertou uma GULA terrivel...

    ResponderExcluir
  9. Wow, аmаzіng blog layout!
    How lοng hаνe you eѵer beеn blogging for?

    you made blogging glanсe easy. The entіre look of уour sіte is magnifiсеnt,
    aѕ ѕmaгtly аs the content materіal!


    Feel fгee to suгf to my pagе ... 3d tribal Tattoos

    ResponderExcluir