food, art & spirits

food, art & spirits

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

a polenta de calder


Calder é uma de minhas maiores paixões. Faria coisas obscenas para ter uma obra dele, mas infelizmente a menos que eu ganhe sozinho na mega-sena, as chances disto acontecer são mais remotas do que os réus do Mensalão sofrerem as penas que nós, mortais, sofreríamos. Mas voltando ao alto nível - sob meu ponto de vista,Alexander Calder é um dos artistas mais originais e completos da arte do século passado, e seu legado ainda vai perdurar ao longo de toda história (ao contrário de minha opinião sobre Damien Hirst - a.k.a. "tubarão cortado ao meio decompondo-se em tanque de formol" e Beatriz Milhazes - mas isto será um outro post). 
Tenho vários livros sobre este incomensurável artista, mas um me é particularmente especial : Simplicity of Means, Calder and The Devised Object. Mostra os objetos para uso cotidiano que Calder fez para sua casa - colheres, candeeiros, peneiras - fazendo uso de arames, latas, tampinhas de metal e outros materiais para lá de prosaicos. Em alguns momentos, lembram o utilitário feito por populações carentes do interior brasileiro - peças igualmente dotadas de sensibilidade e genialidade - mas em sua maioria demonstram uma maestria no olhar que traduzem de imediato o repertório do autor. 



Este livro fica eternamente exposto ao lado de minha poltrona de leitura, para me lembrar que a criatividade e a genialidade não dependem exclusivamente de recursos caros ou sofisticados. Sim, tartufo é ótimo e é caríssimo, mas não é fundamental. Com recursos limitados, pode-se fazer um prato ótimo, reconfortante e bastante sofisticado, como a "minha" polenta. Que eu garanto - não dá muito trabalho (exceto ficar suando 25 minutos mexendo uma panela borbulhante) e é de comer rezando. Claro que eu preferia servi-la num bowl ou numa colher feita ou desenhada por Alexander Calder, mas...não peçamos a lua, se já temos as estrelas, não é?

Polenta da minha casa
1/2 litro de caldo de frango
1/2 litro de água
250 gramas de farinha de milho para polenta ou fubá (eu uso Moretti, ótima)
2 colheres de manteiga
2 colheres de azeite virgem
pimenta do reino moída
100 gramas de parmesão ralado
Aqueça a água até ferver. Abaixe o fogo. Lentamente, vá derrubando a farinha de milho, mexendo constantemente. Vai demorar uns 15 minutos até ela incorporar - de início parece que ela está "separada" do caldo, mas com o calor e com o temo ela vai engrossando. Quando começar a engrossar - nesta hora ela explode em boorbulhas como pequenos vulcões - adoro esta parte - abaixe o fogo para mínimo e continue mexendo sempre no mesmo sentido. Acrescente o azeite, a manteiga o parmesão e a pimenta do reino. Corrija o sal se necessário. Neste dia, eu servi com um ovo quente por cima e umas lasquinhas de grana-padano. E as pessoas adoraram. Estou pensando em servir no futuro com ora-pro-nobis, a delícia mineira, mas já servi com agrião precoce e ficou WOW!

12 comentários:

  1. Definitivamente: "não peçamos a lua, se já temos as estrelas" ...

    Dia 04 a 10/11 estarei em Sampa ... desta vez farei de tudo para ter um tempo para ir visitar o Espaço D ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Calder, WOW!

    Polenta:WOW!

    Wair: WOWWOW!

    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
  3. Wair, faz tempo que não passo por aqui e quando passo fico surpreso com sua genialidade. Incrível o seu post. Se eu ganhar na mega sena, compro um pra mim e outro pra você. Quando visitei o TATE, foi em seus objetos voadores que me perdi por mais tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, cadê você criatura? Anima este seu blog, ele é uma delícia.
      Forte abraço, e obrigado.

      Excluir
    2. Me veio agora uma lembrança de algum texto seu e acho que fiz algo parecido, larguei uma empresa de 13 anos e estou começando um voo solo, onde agora misturo interiores, iluminação e gastronomia (antes era só iluminação). Agora o blog migrou e vai aparecer de outra forma, depois da uma olhada lá no facebook "MAURO HOMAM - iluminação.interiores.gastronomia" Beijão

      Excluir
  4. Q ignorância,eu não conhecia o Calder,mas te confesso q agora vou pesquisar,adoro teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks Madi. Sou expert em Calder, qualquer coisa pode perguntar...rsrs
      bjs

      Excluir
  5. Calder tb é minha paixão....tem um documentário, da BBC se não me engano, que é perfeito...passou por aqui anos atrás, tive a feliz oportunidade de ver e gravar.
    E já tive também o prazer de ver um Calder ao vivo....a sensação é incrível!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, procure no Youtube Calder Circus. É lindo...
      abraço

      Excluir