food, art & spirits

food, art & spirits

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ícaro e o bambu

Pensava no mito de Ícaro e Dédalo enquanto observava em meu jardim um bambu que nascera espontaneamente e crescia de forma absolutamente vertiginosa e rápida. Dédalo e seu filho Ícaro foram encarcerados no labirinto do Minotauro; para sua fuga, Dédalo construiu asas feitas de cera do mel de abelhas e penas de gaivotas, alertando o filho de que caso se dirigisse muito para o alto, o calor do sol poderia derreter suas asas - e se se dirigisse ao mar, suas asas poderiam ficar mais pesadas. No entanto, Ícaro não ouviu os conselhos do pai e, tomado pelo desejo de voar em direção ao sol, acabou despencando do azul celeste em direção ao mar Egeu. Uma parábola sobre como a sede do conhecimento pode nos levar a caminhos - ou finais, no caso - inesperados. Serve também para ilustrar o eterno desejo da juventude de ignorar os conselhos familiares e trilhar sua própria história. Ou para mostrar que nossos desejos têm limites - e que, quando os ultrapassamos, estamos sujeitos a leis maiores. 
Mas voltando ao jardim de casa - um brotinho nascera ao lado do bambu que tenho ao lado esquerdo da porta do terraço. E - juro - em pouco mais de 10 dias, alcançava aproximadamente 2,5 metros. Enquanto escrevo isto, ele já está próximo aos 4 metros de altura, 15 dias depois de ter sido oficialmente notado, à época com 5?10 centímetros. Questionando um amigo paisagista, descobri que este é um "filhote" do bambu, e que não nasceria com o mesmo desenho do outro, torto e espalhado, mas provavelmente mais retilíneo e verticalizado. E que, caso eu não o cortasse bem cedo, provavelmente causaria a morte de seu "pai" - e isto era visível, pois enquanto ele cresce seu par parece definhar, com o tronco menos verde e perdendo as folhas, a despeito de meus esforços para mantê-lo vivo e saudável. Este bambu filhote procura os céus desesperadamente como Ícaro em sua fuga - esta era a ligação que eu fazia quando no jardim. 


O vinho branco estava perfeito - um Sauvignon Blanc chileno, o sol estava começando a dar sinais de ir embora prematuramente às quatro da tarde deste horário de verão, e eu a fazer relações entre o bambu patricida, Dédalo, Ícaro e todas as suas interpretações. 
Não cheguei a nenhuma conclusão, mas desci para a cozinha e fiz uma salada grega. Fácil, mediterrânea, fresca e rápida, ainda deu para ver o dia acabar, junto a mitos e um bambu que não para de crescer. 


Salada grega
1 pepino japonês com casca
2 tomates não muito maduros
1/4 de pimentão amarelo
1/4 de pimentão vermelho
1 cebola roda em fatias
10 azeitonas pretas
4 fatias de queijo feta
oregano fresco
sal / pimenta do reino
azeite 
suco de meio limão

misture o limão com azeite e oregano fresco. reserve. 
corte os tomates sem sementes, o pepino e os pimentões em pedaços parecidos. misture, adicione as cebolas, as azeitonas sem caroço (por favor...não vai ficar bem alguém quebrando um dente depois desta história toda de Grécia, mitologia, botânica, psicologia e por aí vai...) o queijo e a mistura de azeite. Mexa o suficiente para incorporar os elementos, coloque a pimenta do reino e sal a gosto. 

8 comentários:

  1. Adorei como o bambu levou à salada! Aliás, eu só almoçava isto nas minhas 3 semanas em Atenas. Delícia esse queijo feta, huuuummmmm!!!

    ResponderExcluir
  2. bacana a reflexão e a comida! deixa o bambu subir, wair! hehe

    ResponderExcluir
  3. Queijo feta me dá água na boca,...e esse bambu querendo tocar o céu me faz pensar que preciso elevar meu espírito,tô muito terrena e sem asas...

    ResponderExcluir
  4. A salada é fácil de fazer, encontrar bambu esperto como esse não.
    Afinal, quem vc priorizou, pai ou filho?
    Adoro bambus, os esculturais são meus preferidos.
    Fico com o bambu pai e corte as asas do bambu filho!

    Há tempo quero lhe perguntar sobre as exposições que acontecem no Gabinete D.
    As peças são comercializadas?Em regra, ficam quanto tempo expostas?
    Avise por aqui.
    Fotografias, há previsão?
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mia, por enquanto estou priorizando a "família bambu", tentando reconciliar forças opostas...
      Quanto ao Gabinete, nosso foco é a produção de obras em papel, e tenho um ótimo acervo de fotografias. Acabamos de exibir a mostra de Roberto Cecato, grande fotografo. Em média, as eleições duram 3 semanas, mas mesmo depois disto as obras continuam em nosso acervo' para serem comercializadas, claro $$$(rs).
      Bjks

      Excluir
    2. Esse $$$ é indicativo de que os precinhos começam nesse patamar e não há aquele " jeitinho manero" das suaves prestações mensais?
      ESPANTALHO!
      Thank you
      Mia

      Excluir
  5. Se eu fosse adepto da psicanálise clássica diria que temos um complexo de Édipo onde o desejo de castração deixou de ser latente e agora é manifesto. Onde o filho busca inconscientemente destruir o falo paterno e se sobrepor com o poder do próprio falo, mas como eu pouco ligo para essa maluquice, deixa o bambu crescer e veja onde vai dar! ( essa última frase é uma expressão de um ato falho!!!) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não comentarei nada nem sobre a análise psicanalítica e nem sobre sua sugestão do bambu crescer, porque isto aqui é um blog de respeito...rs

      Excluir