food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

as batatas


Fui almoçar num restaurante perto de minha loja, aqui em Recife. (Para quem não sabe, fico na ponte-aérea Recife-São Paulo - na primeira, sou franqueado da Artefacto, na segunda sou o dono junto com meu companheiro do GabineteD). O proprietário deste restaurante gastou dinheiro para construir um espaço insípido, mal distribuído e de aparência estranha, parece que não está pronto. Talvez não esteja, mas como já abriu faz tempo e não vejo sinais de mudança, deduzo que está pronto mesmo.
Mas vamos aos fatos - fui almoçar lá porque tem guardanapos de tecido, um bom ar condicionado, serviço bastante razoável e comida idem, em serviço de buffet de saladas + pratos quentes e carnes servidas à mesa, como rodízio.
Fui à mesa de saladas, e peguei algumas coisas aleatórias - um pouco de salada de batatas com ovos, uma espécie de rocambole de batatas com atum e outras coisas, uma pequena montanha de chips de batata-doce, e um "salpicão de acelga" (assim estava escrito) com ...batatas.
Quando chego à minha mesa, olho minha dieta monotemática. Batatas em suas mais diversas opções. Sim, eu adoro tubérculos, e qualquer dieta que tire este elemento de meu cardápio me deixa um pouco tenso, mas aquilo era um exagero. Estava matutando sobre isto, quando antes de qualquer carne, passa uma gentil atendente me oferecendo batatas fritas. Ri sozinho, seria uma confluência astral estranha? Algum planeta que rege as batatas estava em alguma posição dominante? 
Antes que chegassem os filezinhos de picanha com aquela linha de gordura em cima, ou o malfadado cupim (que adoro) me ofereceram purê. Eu comecei  a achar que é uma pegadinha...

15 comentários:

  1. Você descreveu o que era meu almoço na cantina da Empresa, na Dinamarca. Delícia!!!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Adoro batatas...em todas as formas, cores, temperos e quantidades...rsrs.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margot, eu também. Minha cintura (se é que se pode chamar disto) é a prova...

      Excluir
  3. Adoro batatas...em todas as formas, cores, temperos e quantidades... mas não pude conter os risos com sua contextualização neste texto primoroso ... a ilustração então ... KKKKKKKKKKKK ... formidável ... OMG!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks querido. eu também sou grande entusiasta das batatas, por assim dizer.

      Excluir
  4. Bueno,como estou na dieta da proteína,ando fugindo das batatas,mas teu texto me fez rir...Ando pensando em batata-doce,faz tempo que não como isso,será q tinha nesse restaurante aí? Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha batata doce em sua forma mais calórica - chips...]Mas não tem uma história de que bata doce é bom para regime?
      bjs MM

      Excluir
  5. Algum planeta que rege as batatas foi o melhor. Batata é tudo de bom! #adoro.

    ResponderExcluir
  6. Td de bom esse texto e receita..abraços.

    ResponderExcluir
  7. eu também ia achar... mas em questão de batatas, não consigo misturar esses tipos todos. escolho um deles e pronto.

    ResponderExcluir
  8. Adoooooooooooooro batata!!! Mas prefiro o cupim, claro! Hehehehe!
    E sim: guardanapo de tecido faz TODA a diferença!!! Hugzones, Wairzito!

    ResponderExcluir
  9. No sul do país tem um Spa que faz uma dieta só de batata - chama dieta da batatinha. Mas não deve ter batata frita...
    bjks
    Leila

    ResponderExcluir