food, art & spirits

food, art & spirits

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

quem é você no google?


Muito tempo atrás, escuto a seguinte conversa:
"- Aí o gatinho cheio de manha, chegou, blablabla, ofereceu uma bebida para a gente, e não desgrudava, e não parava de falar que era empresário, que tinha tal coisa, que tinha sei lá o quê, aí eu me enchi e perguntei - rapaz, quem é você no Google?"
Não ouvi mais nada depois disto. Achei esta questão ótima - quem é você no Google? Tem uma menção, tem páginas, ou sequer é citado no maior site de busca da contemporaneidade?
Passa a régua. Voltamos ao tema mais tarde.
...

Estava pesquisando a blogsfera - ou a foodsfera, o universo imenso dos blogs e sites que atendem ao universo culinário. E me deparei com um blog bem montado, de nome simpático, mas cuja primeira receita já me deixou irritado - Dip de Cebola. Descrição da receita:

- um pacote de sopa de cebolas marca X
- uma xícara de maionese marca Y
- um pacote de torradinhas marca Z
- um galhinho de cheiro verde
Modo de fazer: Misture a sopa de cebolas com a maionese, coloque num potinho bem bonito, enfeite com o galhinho de cheiro verde. Se quiser, pode salpicar uma pimenta do reino moída em cima, para dar um "efeito" (as aspas são minhas). Sirva com as torradinhas ao lado, sucesso na certa! 

Meu Santo Escofier, o que é isso, pensei. Como é que alguém se dá ao trabalho de dar uma receita ridícula destas, usando apenas produtos prontos, faz uma foto muito da safada com o dip num potinho ordinário, com o pacote de torradinhas ao fundo (ps- a foto deste post não é a do blog, foi retirada da internet, ok?)- tentativa de merchandising, talvez - e acha que está bom? Que excesso de tempo teriam estas blogueiras (eram duas...) que permitiam que elas postassem com um certo cuidado esta bobagem?  Ou quantidade de auto-estima permitia que elas cometessem este desatino?

Até que...(sempre tem um porém, um mas, um até que...)eu me dei ao trabalho de ver os comentários - 11, para ser mais exato. E fiquei boquiaberto: todos elogiosos, achando super criativo, prático, etc.etc.etc...
Eu ia deixar um recado desaforado - ando com algum "encosto" mau humorado ultimamente, e por mais que eu cante, ele não sobe! - até que me lembrei da frase ouvida há muito : "(Wair)Quem é você no Google?"
Caiu a ficha. Pretensioso eu, justo eu que combato qualquer forma de preconceito, que me policio nos meus textos para não parecer crítico em excesso (telhado de vidro mode on), que me incomodo com o excesso de tecnicismo aplicado em algumas receitas como se todos tivessem obrigação de conhecer os conceitos de cozimento à baixa temperatura ou esferificação. Quem sou eu no Google? Alguns verbetes,citações, mas se comparado a José Mindlin (ídolo), Neide Rigo ou Nina Horta, sou uma citaçãozinha de rodapé das últimas páginas. E eu outro dia dei uma receita de Suco de Tomate à minha maneira, como se isto não fosse a mais prosaica das mais prosaicas das receitas. Ou seja - como posso criticar alguém desta forma, visto a crítica neste caso ser provocada por uma pretensiosa sensação de superioridade.
Isto posto, faço aqui meu mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa. Não vou me transformar em bonzinho porque é tarde demais - já tenho cinquenta e pouquíssimos, e uma certa Síndrome de Gabriela (eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim, é assim que eu sou...) me impede de mudar a esta altura dos acontecimentos. Mas que mesmo assim, que ainda acho a receita safadinha, ah, acho...(SOBE ENCOSTO!!)

16 comentários:

  1. Rapaz..... não deixe o "encosto" subir. Vc fica ótimo na companhia dele....

    Quanto as receitinhas (des)pretenciosas....continue com elas..... geralmente quem gosta de cozinhar sempre acrescenta ou tira alguns ingredientes. O importante é a maneira de "fazer" as coisas...e isso, cada um tem um.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótimas considerações. E eu que também sou uma "encostada" vou pesquisar no Google essa imagem. Rsrsrs Curiosidade....
    bjs Wair

    ResponderExcluir
  3. Adorei cinquenta e pouquíssimos! E a receita é safada se vendida como tal. Podiam ao menos ter a decência de dizer "dica safada pra quem tem preguiça de fazer e de escrever" ou algo assim. A honestidade redimiria o prato...

    ... Ou não! :-)

    ResponderExcluir
  4. Quando os deuses descem na terra eles não deixam de ser deuses! Mudam de nome e se tornam avatares! E os homens comemoram! Salut!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Faço das tuas palavras as minhas qdo.critico alguém ou alguma marca,pq no mundo da moda a fogueira das vaidades é tamanha q a gente até se esquece q tudo começa com uma simples costureira,com um simples molde, e q depois isso vai assumir outras proporções,vai chegar ou não no consumidor final, até uma blogueira metida chegar lá e detonar com a peça,o estilista ou quem está usando aquilo..é muito fácil criticar,realmente,tb me policio muito antes de escrever sobre o trabalho de alguém(pois é o trabalho de vários alguéns,no fim das contas),mesmo que eu deteste tal coisa.Ao menos,escolher bem as palavras.É o mínimo,né?

    ResponderExcluir
  6. Delícia de texto, Wair - eu concordo contigo sobre a pobreza do post do blog que vc encontrou, mas tem gosto pra tudo, não é? :)

    ResponderExcluir
  7. todos nós qdo nos amaduramos passamos pela síndrome de Gabriela ... #fato ... rs

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Wair:

    Eu particularmente amo as coisas que você escreve, adoro a maneira franca e espontânea como expoe sua opinião...num mundo cheio de aparências, você é puraaaa essência...punto e basta.

    Linda semana.

    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de ler seus textos, Wair. Muitas vezes é aquilo mesmo que eu gostaria de dizer.
    Aproveito para lhe dar as boas vindas ao nosso grupo Foodblogs. Fiquei feliz com a sua chegada.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. hahaha, mas o que você estava procurando pra cair no blog do dip de cebola? ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feeeeeeer, ele nem se lembra, mas como "já fez a mea culpa.... minha maxima culpa", tá perdoado, rsrsrs!
      Bjk
      Mia

      Excluir
    2. Para ambas - decidi fazer todo o "catering" da próxima exposição em minha Galeria, dia 15 próximo - sábado. E estava tentando ampliar o leque de opções - o que não consegui no site não citado no post...

      Excluir
  11. hehehe
    talvez elas sejam estudantes. creme de sopa de cebola com maionese eram um dos patês mais finos nas festas das repúblicas. em cada fase da vida, a gente tem uma maturidade... e uma receita.
    ;-)

    ResponderExcluir
  12. Trata-se de um programa imperdível, catering by WdePaula e GabineteD como atração principal!
    Como já perdi, vai daqui a súplica (chore, Wair!), uma postagem sobre os preparativos do evento.
    Quais foram as iguarias oferecidas
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir