food, art & spirits

food, art & spirits

quarta-feira, 5 de março de 2014

am i blue?

Tenho certas restrições gastronômicas. Não como coisas azuis. Ou lilases. Não comia cinzas ou acinzentados também, mas fui cooptado pela pele prata das sardinhas a escabeche. Não gosto de bolo de massa azul, vermelha (não me venha com red velvet cake, please...) ou rosa - o verde eu cedi por causa de um bolo de machá que comi certa vez no Jun Sakamoto, do qual virei fã. 
Outro dia, num restaurante contemporaníssimo (mais do que contemporâneo...) recusei o molho que regaria uma pequena posta de peixe que repousava no fundo de um bowl imenso.(Aparte - a gente percebe que o restaurante é contemporâneo quando a louça é desproporcional ao tamanho da porção de comida servida.) Uma pequena leiteira, manipulada pelo garçom, quase derrama um molho lilás - parecia sabonete derretido. Do que seria feita aquela iguaria, de violetas maceradas com creme de leite e manteiga? Tentei imaginar que elemento natural eu poderia utilizar para obter aquele tom, e só me vinha à cabeça o catálogo da Suvinil. Tal qual Drácula frente a um prato de galeto alho-e-óleo, recusei indignado, perante o olhar discriminador do mâitre ao lado. Na internet faz sucesso uma chef-patissier norte-americana que faz um bolo que, quando cortado, "reproduz" uma obra de Mondrian, com suas cores primárias mais o preto. Deveria receber pena máxima...
                          ( o vídeo desta aberração pode ser visto AQUI )

Comeria azuis se me deixassem mais puro, sorveria o líquido turquesa de gigantescas taças se elevassem meu espírito a outras dimensões, faria uma dieta de liláceos e violáceos se tornassem minhas idéias e pensamentos mais ingênuos, e prateados e dourados se me iluminassem internamente.
Mas acredito piamente que o máximo que posso conseguir com uma dieta destas é uma intoxicação por envenenamento.


22 comentários:

  1. Existem blueberries, framboesas e beterrabas... Mas na dúvida, melhor abster-se.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Adoro mirtilos. Quando os acho, faço muffins - mas não ficam roxos ou lilás....

      Excluir
  3. Participei de um desafio culinário certa vez baseado em cores dos alimentos. Para o dia roxo, escolhi uma cuca com geleia de uva, mas também já fiz risoto com repolho roxo, que deixa um tom lilás... Para o dia rosa, fiz sorbet de pitaia, tudo natural...
    Quanto ao red velvet, não me atrai também. Já tive muito mais cisma com determinados alimentos, mas em cinco anos de blog, muita coisa mudou. É bom a gente se permitir algumas experiências, que podem abrir portas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, meu problema são com os corantes artificiais - nada físico. Não sou alérgico, sou implicante em relação a eles...
      forte abraço!

      Excluir
  4. Peixe com molho lilás eu nunca vi. Acho que não comeria também...
    bjs
    Leila

    ResponderExcluir
  5. definitivamente eu tb me abstenho de certas esquisitices ... agora, eu me divirto, por aqui, com a sua criticidade aguda ... esta pérola foi o máximo: "(Aparte - a gente percebe que o restaurante é contemporâneo quando a louça é desproporcional ao tamanho da porção de comida servida.)"

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. kkkkkk, adorei o catálogo da Suvinil e fiquei imaginando como a cor deveria ser forte e artificial!
    Não tenho muito problemas com cores, mas vi o vídeo e confesso que fiquei um pouco impressionada com o bolo azul!
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, você tocou no ponto crucial - a artificialidade das cores, é isso o que me incomoda. Abraços!

      Excluir
  7. Wair:

    Comidas coloridinhas demais me dão medo.....prefiro um bom zoiudu, com arroz e feijão....soudestessorry....kkkkkkkkkkkkk.

    Beijo querido.

    ResponderExcluir
  8. Kkkkkk
    Eu comecei a ler achando que vc era alérgico, mas qual seu problema em comer pó de conchinilla? Kkkkk

    ResponderExcluir
  9. que radical... prove e veja o sabor! eu já gosto dessas comidas coloridas. meu bolo de limão é verde e faz sucesso! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu bolo de limão faz sucesso e não é verde...tem algo estranho aí!rsrsrs

      Excluir
  10. Tb detesto esses corantes artificiais, e o mesmo se aplica às flores,tem floricultura que "tinge" as rosas de azul,ou coloca purpurina pra elas brilharem,que coisa mais horrorosa...agora, a "torta mondrian" foi de chorar no cantinho, e o tom de azul nela não honra o azul da famosa tela do pintor holandês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é de matar, Madi? E outro dia vi um bolo com "O Grito", de Munch, como cobertura. Eu esfaqueava o bolo, se estivesse na festa.

      Excluir
    2. ahahahaha,esfaqueava o bolo,ameeeei isso...chorando de rir...ahahahah,tu é demais!!!!

      Excluir
  11. Hahahahaha! Catálogo da Suvinil foi MARA! Tb desconfio dessas coisas cheais de corante... hehehe! Hugzones, Wairzito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que não criei o vídeo... juro! Hehehe! E Frederico é ótimo!!! Me gusta! Hugzão, Wair!

      Excluir
  12. O tal bolo de Mondrian eu já vi bem de pertinho, em uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil. Nada feito aos meus sentidos, que também, não me emociono com estas cores.
    Gostei da leitura, naveguei pelo blog e, em muitos pontos, identificada.
    Um abraço!

    ResponderExcluir