food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

o gosto do luxo

Ganhei um livro - aliás, "O Livro" . Goût de Luxe, uma caixa com seis livrinhos , cada um tratando de um assunto - foie gras, lagosta & caviar, chocolate, champagne e trufas. Escrito por Trish Deseine, é um pequeno primor e cumpre o que promete - um gosto de luxo, puro luxo.Fotos magníficas, texto conciso e elegante, receitas sofisticadas - e, o que é melhor, foi um presente luxuoso de uma querida - e mais querida ainda agora, depois deste presente - de uma amiga, retribuindo a um simples jantar por mim oferecido. Se meu jantar era simples - uma salada com figos grelhados, parma e aspargos como entrada e um risi-bisi, o risoto de ervilhas que adoro de fazer, e uma sobremesa simples à base de cocada mole e pão-de-ló, a retribuição foi de tal esmero - tanto pelo fato do livro, recém lançado, ser realmente muito bom e bonito, quanto pelo fato desta minha amiga ter escolhido este assunto que sabe que me é de particular interesse - que cheguei à simples conclusão - receber bons presentes é muito bom. Mas receber presentes especiais de pessoas idens, isto sim é um luxo.
ps - Tks Marina!!

RISI-BISI (ou risoto de ervilhas...)

meia cebola finamente picada
2 dentes de alho picados
150 gramas de pancetta
350 gramas de ervilha fresca
2 xícaras de arroz arbóreo
150 ml de vinho branco seco
1,5 litro de caldo de legumes
100 gramas de parmigiano-regiano ralado
60 gramas de manteiga gelada
pimenta-do-reino branca moída na hora
10 folhas de hortelã (opcional)

Coloque 100 gramas da ervilha para cozinhar no caldo de legumes, até que fiquem totalmente cozidas. Passe pelo liquidificador e coe para obter um caldo de tonalidade verde-clara.
Refogue a cebola em azeite virgem, até ficar translúcida. Adicione o alho e a pancetta em pedaços pequenos. Não deixe fritar a pancetta, para que não fique sem gordura. Adicione o arroz e mexa até que todos os grãos absorvam a gordura. Derrame o vinho branco e espere evaporar o álcool.
Em seguida, comece a colocar o caldo, uma concha por vez, esperando que o arroz absorva o caldo antes de colocar mais, mexendo sempre. Após 16 minutos, coloque as ervilhas frescas cruas e limpas, e complete com mais caldo, até que o arroz fique ligeiramente translúcido. Quando estiver al dente, coloque a manteiga gelada e o parmesão ralado e mexa vigorosamente, para dar brilho e encorpar mais o caldo. Prove e corrija o sal, se necessário. Apague o fogo, coloque as folhas de hortelã cortadas em tiras finas e sirva. Polvilhe a pimenta do reino moída na hora de acordo com o gosto do comensal.
Esta é uma típica receita do Vêneto, e apesar da pancetta, gosto de servi-la com um vinho branco fresco e frutado, pois considero que combina melhor com o gosto das ervilhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário