food, art & spirits

food, art & spirits

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

I ♥ JEAN

Cena dramática - dia 26 de dezembro, domingo, e uma nevasca em New York como eu nunca tinha visto nesta época.
Da janela do hotel, não enxergava o outro lado da rua - e taxi, a esta altura, nem pensar...
Porém uma agenda de reservas tinha sido feita através de super prático site de reservas de restaurantes, e eu queria conferir a comida de um restaurante pequeno - JOJO - do grande chef Jean-Georges Vongerichten, que já conhecia de outros restaurantes (o belíssimo VONG, que fechou, o prático e badalado MERCER KITCHEN, o SPICY MARKET no Chelsea - todos em NY), e pelo qual tenho um particular apreço - nunca comi mal em nenhuma das vezes em que estive em seus estabelecimentos. Mas, a nevasca...
Quando liguei para o restaurante para confirmar o endereço, descobri que ficara a uma quadra do meu hotel (160 East 64th Street, tel. 212.2235656). Grata surpresa!! Liguei para os amigos do quarto ao lado para encararmos nossa party of four - que nos apelidamos rapidamente de The Fab Four - ô falta de senso de auto-crítica! Não gastei muita saliva tentando convencer todos, apesar do aspecto siberiano do lado de fora de nossos quartos.
Well - fomos caminhando, realmente uma quadra, e a nevasca era tão intensa que quase passamos pelo restaurante, sem notá-lo. O que teria sido uma pena, pois era pequeno, acolhedor e fomos imediatamente bem recebidos pela gerente da casa, que nos conduziu até nossa mesa.
Primeira bom sinal, uma coincidência - a nossa mesa era a mesma fotografada pelo nymag.com.
Comecei por um Peekytoe Crabmeat, uma espécie de brandade fria de caranguejo, com pedacinhos de manga e uns biscoitinhos de cominho, magníficos. Preço?Módicos U$ 14...
Depois, fui de pato, num duo super bem executado - na versão peito (ou magret...), com um molho de echalotes agridoces, com um triangulo de excepcional massa folhada recheado da coxa do pato (confit), em porção farta, por apenas U$ 27.

Como continuava a nevar lá fora, ainda arriscamos uma sobremesa. Um amigo pediu a Bouche de Noel que está em primeiro plano na foto, e eu dividi - sob protestos - uma espécie de duplo cheese-cake com mel (que está sendo garfado no exato momento da foto) cuja receita você pode conferir aqui.

Saímos plenamente satisfeitos, inclusive com o valor da conta, bastante acessível, mesmo com as 3?4? garrafas de vinho.
A neve? Acho que continuava, não me lembro...



Um comentário:

  1. Amigos, vinhos, boa comida, e a pessoa que amamos, tem companhia melhor?!
    Essa viagem ainda vai render muitos posts interessantes pelo visto wair!
    Esperamos vocês para o japa!
    Abraços.

    ResponderExcluir