food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

WHAT A COLORFUL WORLD

Estava pensando na sopa que tomei no E.A.T. , em NY, e no balcão à entrada deste misto de restaurante, boulangerie & rostisserie, endereço obrigatório do Eduardo naquela cidade - seja para tomar café da manhã, almoço ou lanche da tarde. Bem, voltando - o balcão é uma palheta de cores absurda, e tudo com boa cara. Não tem luxo, o único luxo é a qualidade da comida lá servida - e os guardanapos, lindos de matar, FRETTE, o que nos provoca verdadeiros ímpetos cleptomaníacos. E a tentação de pedir mais do que se pode comer sempre é grande, entre os verdes e rosas da salada de vagens com presunto e ervilhas frescas, o rosa e negro do salmão com gergelim e cebolas torradas, ou o amarelo intenso da salada de batatas com curry e frango entre outros. Mas, como desta vez resolvemos parar para almoçar um pouco tarde, e tinhamos uma reserva para jantar em um restaurante onde seguramente iríamos extrapolar a quantidade ingerida, fomos de sopinha mesmo. Pelo menos, isto é o que pensávamos, ao pedir um Borscht Quente.
Chegou um prato de proporções fartas, mas de um vermelho intenso, onde pedaços grandes de beterraba nadavam em um caldo bastante aromático onde sobressaía o caldo de carne, generosos nacos de músculo bem cozido, gomos de cebola, pedaços de cenoura e alguns ramos de tomilho. Duas fatias grossas de um pão bastante rústico, e fomos obrigados a pedir um vinho para acompanhar tudo isto. O almoço demorou mais do que o previsto - mas valeu cada caloria...
B O R S C H T
1 litro de caldo de carne feito com pedaços de músculo
1 cebola média
6 beterrabas médias
2 cenouras
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de vinagre branco
sal
pimenta do reino branca
creme fresco
ramos de tomilho
gotas de molho inglês

Descasque as beterrabas e leve para cozinhar em 1 litro de água fria durante aproximadamente 30 minutos, sem que fiquem muito macias. Incorpore nesta água o vinagre, para que elas não percam a cor. Retire-as do caldo quando estiverem quase frias, pique em pedaços médios, e devolva-as ao caldo. Adicione o açúcar, o caldo de carne com os pedaços de músculo, as cenouras em pedaços de mesmo tamanho, a cebola cortada em conhas pequenas e leve ao fogo médio, com a panela tampada, até a beterraba ficar macia, porém firme.
Corrija o sal, salpique a pimenta do reino, coloque as gotas de molho inglês e sirva imediatamente. Derrame uma colher de creme fresco no meio do prato e coloque o ramo de tomilho.
É um prato forte e apaixonantemente vermelho.

2 comentários:

  1. Nunca vi borscht assim, em pedaços. Mas adorei, a cara é linda.Vou fazer a receita no primeiro dia de inverno! Abs
    Lucia Maria

    ResponderExcluir
  2. Gostei do guardanapo...e tb dos óculos ;)
    Abraços,
    Bergamo

    ResponderExcluir