food, art & spirits

food, art & spirits

domingo, 8 de maio de 2011

L I B E R T Á


Almoço no Charleston Ristorante, ainda Milano. Tarde ensolarada, fez frio de manhã mas o sol abriu na cidade, e multidões de ternos irritantemente bem cortados e sapatos polidos caminham pelo Corso Vittorio Emanuele, enveredam pelas ruazinhas que circundam este centro histórico e acabam sentando em algum lugar para comer, beber, um café ou sorvete, eu entre eles. Decidi por este restaurante em virtude de suas mesas sob ombrelloni, ao ar livre. Acabei me sentando na primeira fila das mesas, com o sol às minhas costas, o que derrubou um pouco meu look - tive que tirar o paletó, cujo lenço no bolso acabara de comprar e demorei meia hora para deixar perfeitamente desarrumado - afinal, não gosto do look impecável. E para não derreter sob o calor milanês, pedi imediatamente uma garrafa de água e um vinho branco. Quase fui na cerveja, mas como quero demorar na refeição, não arrisco ficar com a taça vazia optando pelo vinho.
Ao meu lado, uma mesa com três elegantes mulheres que almoçam uma tagliatta, a outra uma salada e a terceira, ousada, pediu alcachofras grelhadas de entrada e uma pizza de prato principal. E ainda é magra, a criatura! Conversam o tempo todo, esperando que o gringo aqui não entenda o que elas falam. Lamento desapontá-las, meninas, mas entendi tudinho! Obrigado pelos comentários, by the way...
Um pai chega com seu filho, o pai elegantíssimo em seu look quase invernal mas de cores claras, portando belos óculos de sol de tartaruga e lentes verdes, sem nenhuma inicial ou griffe em sua estrutura, corroborando o que já tinha percebido - elegância nem sempre é um gene transmissível. Seu filho, coberto de grifes, com um cabelo exageradamente arrumado e artificialmente clareado, sobrancelhas perfeitas (nem a Nicole Kidmann tem sobrancelhas tão delineadas!), tudo novo, brilhando, espelho dos novos jogadores de futebol europeus.
À minha direita, mãe e filha discutem o fato de estar em Milão - aliás, desencantadas da cidade, cheia de turistas e gente que se dispõem a ficar na fila para entrar numa loja como a Abbercrombie - aliás,  imensa. A mãe argumenta que nunca viu uma fila daquelas em frente ao La Scalla, sinal dos tempos. Concordo com ela - quem se dá ao displante de ficar numa fila enorme para comprar camiseta, IPad, IPhone ou qualquer coisa destas está dando sinais claros de que o gênero humano tem muito mais de gênero do que de humano. Dividem a mesma salada que eu pedi e uma pizza também. A filha pediu uma cerveja que está com uma cara ótima, mas meu vinho está dando conta do recado direitinho.
Um brasileiro e seu - como dizer... - acompanhante, vinte e cinco / trinta anos mais novo, chegam ao local cheio de sacolas - várias da loja que acabei de citar. Óculos de griffe, sapatos combinando, camiseta com marca brilhante, relógio imenso, colar - ou seja, look "não sei de onde veio, mas está claro onde quer chegar...". O rapaz, por deformação profissional, apesar de estar acompanhado, tira os óculos e examina atentamente o local, quero dizer, os locais, para confirmar que está fazendo um bom negócio. Discretamente acaba me examinando de alto a baixo, e quando verifica que não estou carregando nenhuma sacola e não porto nenhuma marca reconhecível (para ele), conclui que realmente está fazendo um ótimo negócio, e volta o foco para seu cliente acompanhante. Sábio rapaz.
A tarde está quente, eu estou quente, o vinho começa a ficar quente também. Peço um balde de gelo para resfriar o Pinot Grigio e penso no post de um dos meus blogs preferidos (aqui) sobre a sutil arte da escuta da conversação alheia, e acho que estou chegando perto da perfeição proposta neste muito bem escrito post. A comida? Estava ok, nada especial - pedi uma salada que me desapontou, as alcachofras
 (copiei da vizinha) estavam muito boas, o vinho já conhecia. Mas as conversas e o ar da Piazza Del Liberty foram o melhor desta refeição.






(escrito em maio,29)
ps- tks Sandro pela dica!

3 comentários:

  1. Wair, e a escuta?
    Parece que muito melhor que a telefônica, me deixou morta de curiosidade, hahaha!
    Grazie
    Mia

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Primeira vez que passo por aqui, e coincidência ou não vou para Milão em Julho, quais dicas vc daria para um turista de 1° viagem a Italia??
    abraços
    David

    ResponderExcluir
  3. "Crônicas Milanesas Deliciosas"
    Tenras no centro, casquinha crocante, acompanhadas por folhinhas de broto de beterraba e emulsão de Grana Padano.
    Brincadeiras à parte - texto perfeito ;)
    Bergamo

    ResponderExcluir