food, art & spirits

food, art & spirits

sábado, 2 de julho de 2011

crunch crunch, gasp gasp, coff coff

No início, era o grão. Amarelo, lisinho, brilhante. Aí, aconteceu o inevitável - a paixão deste pela gordura quente. E  o grão, que parecia seco, tímido, revela um interior úmido, e a contato desta ardente gordura, não aguenta sua pressão interna e explode revelando um interior rico, voluptuoso, barroco, um universo em expansão até então contido por uma fina membrana. Bastou a paixão quente para revelá-lo como pipoca.
Não gostar de pipoca é quase uma falha de caráter. É viciante, deliciosamente viciante - se bem feita. O processo de estourar milho é quase uma sinfonia. Começa suave, quase um adaggio, um estouro aqui, outro ali, iniciando um allegro.Aí, num crescendo, até alcançar um presto, um prestíssimo, culminando numa volta ao silêncio, o final do movimento, com um ou outro milho teimoso que ainda não quis revelar seu interior pipocando solitariamente, até o final. Aplausos!
No post anterior, falei de uma pipoca aromatizada com pimenta e curry, e coincidentemente logo após este post conheci dois empresários do ramo que me informaram haver vários tipos de milho para pipoca, com formatos exclusivos, coisas que desconhecia completamente. Bateu curiosidade... Aí a rede me serviu de base para o que já tinha visto vagamente - pipocas aromatizadas, numa variedade absolutamente inacreditável.

Nos site Popcorn Palace e no maravilhoso 479º os sabores variam de acordo com o tema. Temos, por exemplo: caramel nut, cookies and cream (com pedacinhos de biscoito oreo...devia ser passivel de penalidades  inventar uma coisa destas), cheese caramel, pecan praline, cheese caramel, versões salgadas com fleur de sal (vou fazer em casa ESTA NOITE!),cinnamon spice, pink himalayan salt & pepper (vou fazer esta também , com o sal que comprei no PÃO), ginger sesame caramel - ai, esta promete..., black truffle e outras tantas, cada uma mais instigante do que a outra.
Portanto, vou copiar a Julie do filme/livro Julia & Julie - como sou popcorn addict, vou experimentar todas as receitas que chegarem às minhas mãos desta variante gastronômica. Vou transformar minha cozinha num laboratório popcorniano.Vou criar novo métodos de estourar pipoca, vou ganhar montanhas de dinheiro com isto, vou incorporar Dr. Strangelove, vou dominar o mundo com a força explosiva da pipoca!
...Caindo na real, acho que vou apenas engordar mais um pouco...

8 comentários:

  1. É muito amor por pipoca, não é?
    Tenho lembranças de minha infância e minha mãe fazendo pipoca com caramelo. Delícia.

    ResponderExcluir
  2. Adoro adoro. Sua cozinha vai virar uma explosão só. Capaz de os vizinhos chamarem a polícia, preocupados com o tiroteio.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de pipoca.
    E agora?
    Tudo acabado entre nós???
    Hahahahahah!

    ResponderExcluir
  4. O Oreo é misturado a muitas coisas. Outro dia me contaram de um Tempurá de Oreo que vendem em NY. Eu pessoalmente acho o fim da picada. Detesto. A pipoca com azeite de trufa me parece uma mistura muito feliz. Não adoro pipoca mas essa de trufa me cativou. Obs: hoje tem um post no meu blog dedicado a você. Olhe lá. bjs

    ResponderExcluir
  5. @Marta, estou fazendo uma pipoca com wasabi. As primeiras tres tentativas terminaram em fracasso catastrófico fenomenal absoluto ecatombico...
    abs!
    wair

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! e eu que achava q teria meia duzia de sabores e olhe lá!
    Nem sou tão fã de pipoca... criei trauma na época dos aparelhos ortodonticos... mas com todos esses sabores... da pra pensar em retornar o interesse...
    Abraços meu caro

    ResponderExcluir