food, art & spirits

food, art & spirits

domingo, 1 de janeiro de 2012

o primeiro dia do resto do ano

Então, é 2012...

Ontem já passou. O reveillon poderia ser um tema, se não fossem estes tempos de hiperconectividade, onde a informação é a daquele minuto, daquele exato instante. O que aconteceu ontem já não é interessante, mesmo que o tender que fiz tenha ficado perfeito,




ou que a salada de bacalhau com grão de bico tenha sido super elogiada (apesar da quantidade exagerada para o número de comensais), ou que minha primeira panna cotta tenha revelado para mim os mistérios do ponto certo desta delicada sobremesa.. Porque tudo isto foi ontem, na longínqua noite de ano-novo, e mesmo que tenha sido a primeira vez em que eu fiz sozinho a ceia - exceto pelas rabanadas - isto já passou, como já passou 2011.
Então, é 2012. E para este ano, o que esperamos? Apesar de saber 
- aliás, ter a certeza - de que nada muda, a não ser a folhinha no calendário para quem ainda usa isto, eu tenho algumas coisas que pretendo fazer - ou que aconteçam, a despeito de minha vontade.
Claro que desejo a paz mundial, a boa vontade entre os homens, a diminuição sensível da miséria, e a erradicação completa dos serviços de telemarketing como todos, mas deixo aqui lavrado o que realmente almejo ou secretamente desejo para meu futuro próximo, muito embora não seja o tipo de homem que expresse seus sentimentos à mancheia.
Que este ano eu tenha mais tempo para estar com os amigos, e que tenha a sensibilidade de retomar algumas relações esquecidas pelo tempo. Que eu consiga fazer o curso de francês que desejo há muito, embora não veja muita utilização prática nisto a não ser ler Mallarmé em sua língua original. Um curso de patisserie cairia bem para minhas futuras intenções. Atualizar-me constantemente sobre produções artísticas e rever meus conhecimentos sobre história da arte, vão me ser úteis certo dia. Ser mais profícuo nos meus posts no site Betty´s, de minhas amigas Cris e Sophia. Perder menos tempo jogando paciência no laptop e apurar minhas habilidades fotográficas. Ler mais, apesar de ter perdido meu guru literário Daniel Piza, uma das notas tristes do ano que passou - muito do que li nos últimos tempos foi indicado por este jovem jornalista. Escrever mais, se possível aumentando o vocabulário exposto em meus textos, pois depois de ter lido Fernando Pessoa recentemente,me senti com o repertório limitado. Ficar mais atento à minha saúde, sou completa e assumidamente relaxado com meu corpo, e a idade nos traz os inefáveis complementos. Ir à Roma para ver "ao vivo" as esculturas de Bernini,
de quem sou confesso apaixonado - apesar de ter ido à Itália inúmeras vezes, ainda não conheço a capital, falha imperdoável. Levar uma vida menos sedentária! Não mais procrastinar os problemas, chega disto, não tenho mais paciência. Evitar polêmicas desnecessárias, as que não valem a pena realmente não valem a pena. O mesmo para pessoas desagradáveis, evitá-las na medida do possível, cercar-se apenas de pessoas promissoras, éticas - insistir nesta palavra, ética.
 E ampliar o raio de minhas ações, pois elas podem ser a gênese de algo maior que talvez eu não enxergue, mas que somadas às ações de outros, podem sim vir a transformar o mundo. 
A ser relido em primeiro de janeiro de doismiletreze, caso as previsões não se concretizem.

12 comentários:

  1. Mallarmé e Bernini!
    Isso é começar 2012 MUITO BEM!
    E sua mesa estava esplêndida!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo, Wair! Pode deixar que virei cobrá-lo no começo de 2013!

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2012, com ou sem promessas cumpridas, mas acho que dá pra você conseguir pelo menos 51% delas. :-)

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, fico pensando...porque a gente se faz tantas promessas a cada inicio de ano? porque não podemos apenas seguir com as nossas velhas intensões? aqueles desejos que sempre tivemos e que ainda não puderam se tornar reais? percebi que partilho alguns dos seus desejos...estudar francês, embora já o faça, conhecer Roma, embora já o tenha feito e lá estado algumas vezes...história da arte...estar mais com os amigos, e menos com quem não me interessa...um bom curso de gastronomia...poder ir a fundo em questões que até agora só foram vividas na superficialidade...

    Sorry, eu só que queria deixar meus votos de um Feliz 2012, mas acho que "viajei"...rsss


    Acho que

    ResponderExcluir
  5. todo ano a mesma coisa - promessas, promessas...mas valeu a dica "cercar-se de pessoas que inspiram", copiei e guardei.
    bjs e feliz 2012!!!!
    patricia m.

    ResponderExcluir
  6. Querido Wair, desejo-lhe um 2012 iluminado e repleto de arte, letras, pessoas, sonhos e ética.
    Um grande abraço!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  7. Pensando bem, acho que nao cabia no texto que colocou o blog no ano novo, que estah tao lindamente escrito e bem intencionado, fornecer a receita das iguarias da sua ceia.Mas vou lhe confessar do fundo da minh'alma, ao ler sobre a salada de bacalhau e grao de bico tao elogiada, e sobre a proeza de ter conseguido o ponto perfeito da panna cotta, sobremesa que adoro, juro que esperava finalizar a leitura com os segredos da sua cozinha da virada.
    Registro meu primeiro desejo para 2012.
    Um ano glorioso pra voce!
    Mia

    ResponderExcluir
  8. Tinha uma convidada especial, Sandra.... Que fez as rabanadas ou fatias paridas...... Comemos tanto, vale a pena pedir a receita.
    Tinha uma enorme tristeza, de não ter MONICA FILGUEIRAS na mesa.
    Acho que por isto comi demais....
    Vamos a Roma sim, ver bernini.... e Paris..... Para ver Paris.
    Não é o bastante?
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  9. Bom ano novo. Nunca fui para a Itália, mas também sou fã de Bernini, a escultura da foto que você postou em detalhe é incrível, Plutão e Proserpina, está na galeria Borghese, tenho um livro incrível sobre a galeria. Já que não posso viajar até lá, viajo pelos livros :)

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto!!!! mensagem tb gde bj Marilia

    ResponderExcluir
  11. Quando forem a Roma e \\\\Paris não se esqueçam de me incluir. bjs

    ResponderExcluir
  12. Eduardo, mandou bem nas informacoes adicionais.Gostei.
    Nao eh bastante nao senhor!
    Quero ve-lo por aqui, pos Bernini e pos Paris.
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir