food, art & spirits

food, art & spirits

sábado, 23 de junho de 2012

singing & drinking @ the kitchen

Quando adolescente e récem-adulto, pleno de hormônios, acreditava que no futuro o ambiente mais animado de minha casa seria meu quarto. Do alto dos meus confessos 51 anos (ai...dói dizer isto...), afirmo que minhas projeções, assim como a da maioria dos homens que conheço, transformou-se em uma outra realidade - o lugar mais animado de minha casa, desde muito, é minha cozinha. E tenho um estranho hábito que corrobora com esta situação - a primeira coisa que faço, quando vou cozinhar, é "ligar o som" - não consigo disassociar o ato de cozinhar do de ouvir música. Já citei este fato AQUI - na época, era apenas o laptop que continha receitas e as músicas. Mas a cozinha foi adquirindo novos aparelhos, panelas, travessas, formas, e um som novo também, para animar mais ainda este espaço - sempre acompanhado por Leopoldo, meu fiel escudeiro,
eternamente na expectativa de que algum pedaço de comida caia no chão. E música e comida andam paralelos, um interferindo no outro - e Leo sempre atento...






Pensei nisto enquanto ouvia DAVID BOWIE com God Only Knows, e esta melodia me fez parar tudo para usufruir melhor do excelente Meia Pipa, um vinho da Quinta da Bacalhoa, e a voz de Bowie foi a trilha perfeita para um caldo verde - onde a comida e o vinho lusitanos se encontraram com o sotaque britânico não consigo explicar, mas foi uma boa noitada.



A coreografia do video Closer, de NE-YO


seguida de Turn Up The Music de CHRIS BROWN, agitaram a cozinha. pois meu corpo não parava enquanto eu salteava numa wok camarões com vagens e temperos diversos, um prato rápido, bonito e pouco calórico, mas extremamente saboroso, e infinitamente mais elegante do que minha silhueta balançando sob o olhar crítico de Leopoldo.

Tom York , do Radiohead, gemia em RECKONER enquanto eu gemia de verdade pela dor da queimadura em meu braço direito, oriunda do forno muito quente que produziu um excelente frango com tahine - acompanhado de couve-flor igualmente assada com gergelim, e arroz basmati. O sabor do prato suplantou a dor, garanto.

Eleanor Rigby é uma de minhas canções preferidas, e a voz rascante de RAY CHARLES preencheu toda a cozinha, sala e - provavelmente - os apartamentos vizinhos, pois o som estava quase tão alto quanto o cozinheiro, que preparava sobrecoxas de frango com  lentilhas, acompanhado por 1)rhum and coke e 2)duas ou três ou quatro Lighthouse Black 
Beer..."All the lonely people / Where do they all belong..." A noite quase terminou com uma amputação da ponta do polegar direito, obra e graça do álcool e da faca nova - mais um pouco e teria feito frango ao molho pardo...

Uma excepcional cidra - Charlotte Corday, e sua rusticidade elegante, presente de uma amiga, casaram perfeitamente com tomates assados com sal grosso, azeite e tomilho, servidos com pão rústico. Isto mais a gravação de Nature Boy, GEORGE BENSON  versão de 1977, levaram-me a tempos dos quais já não me lembrava.
De vez em quando o clima na cozinha acalma, e nestas horas o som puro de BRAD MEHLDAU busca neste espaço apenas coisas límpidas como as notas deste pianista. Nestas horas, um champagne rosé, ou um Courvoisier, ou algo ainda mais puro, transcendente, superior. Como uma simples taça de San Pellegrino.

(PS - clique nos links ou textos em cinza para ouvir do que estou falando...)


24 comentários:

  1. Caro Wair,

    Alquimia pura!
    Acredito que Hermes Trimegistro escutava as mesmas músicas que vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer algum blend com bençãos de Maria?

      Excluir
    2. Não, obrigado - se vc tem instagram, veja minhas fotos recentes (@wairdp). Uma montanha de chás vindo de Buenos Aires e de Shanghai...mesmo assim, obrigado. E tive que pesquisar Trimegistro, não conhecia...

      Excluir
    3. Toda alquimia é a arte de transmutar várias substâncias em uma nova forma, uma nova existência! A culinária talvez seja a manifestação mais antiga da alquimia que se tem notícia! Em termos de simbolismo , a culinária espelha o ato do eterno recriar, então, existe algo de Trimegistro em vc !
      bjs

      Excluir
  2. Gente, que ligações fantásticas entre música e comida e bebida...e o cachorro é muito fofooo!
    Bjs
    Leila

    ResponderExcluir
  3. adorei tudo, mas AMEI o Leopoldo!
    Beijocas <:)
    Fá Maria

    ResponderExcluir
  4. muito bom conhecer o leopoldo!
    e esses camarões... humm... água na boca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, ficaram bons mesmo - e demoraram menos de 15 minutos para ficar prontos. ABs

      Excluir
  5. mas ele é muito fino gente! rs ... pura pompa e circunstância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, pura circunstância, e nenhuma pompa, garanto! abs

      Excluir
  6. Adorei tudo! Tb quero almoçar ou jantar aí...
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Wair, meu navegador está doido, então se vc recebeu dois comentários meus, pode apagar este? Se não, gostaria de te dizer que adorei todo o percurso musical das suas iguarias e o Leopoldo é a coisa mais fofa que vi pela blogosfera nos últimos tempos. Quanto ao meu post, meu marido tb é Amélio e eu sou Amelinha, então deu muito certo esse caldo. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Wair, estamos na mesma onda. faz anos que minha cozinha só funciona com música, mas no meu caso estou presa na bolha dos old jazz tracks dos anos 30/40. o ecletismo da sua jukebox só poderia produzir tantos pratos diferentes e deliciosos. é a primeira vez que vejo o Leopoldo e ele é muito fofo! abs!

    ResponderExcluir
  9. este post me remeteu a sexo. boa comida, boa bebida e um bom sexo
    não necessariamente nesta ordem...
    rs

    ResponderExcluir
  10. Também cozinho com música, mas longe de sua wok de camarão, fico com a abobrinha no vapor e torresminho com angu.(rsrsr).
    Quero a receita do caldo verde e dispenso o frango ao molho pardo...pelo menos esse ai!!rsrrs
    Beijos ao Leopoldo. Amo cães

    ResponderExcluir
  11. Torresminho com angu? Me likes...
    Beijos. Amo cães #2

    ResponderExcluir
  12. A Trilha Sonora está ótima! E Amo cães também..rsrs
    Sarah

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ouvir música sempre, acho que é esse tempero que tá faltando na minha cozinha. Achei o posto bacana demais!
    Camile Caracas

    ResponderExcluir
  14. I was very pleased to find this website. I want to
    to thank you for your time for this particularly
    wonderful read!! I definitely really liked every bit of it and i also have you book marked to see new information on your site.

    http://ow.ly/hUjMU rent apartments in santa monica

    my page: apartments for rent
    my webpage :: rent apartments in santa monica

    ResponderExcluir
  15. What's up everyone, it's my first go to see at this web site, and paragraph
    is really fruitful in favor of me, keep up posting such content.


    http://is.gd/BzE5gm youtube likes

    Also visit my homepage; buy youtube subscribers

    ResponderExcluir