food, art & spirits

food, art & spirits

sábado, 27 de outubro de 2012

ford. tom ford




Adoro ousadias, e Tom Ford sempre consegue ser ousado - foi este elemento que conseguiu no passado levantar a marca Gucci sob sua direção criativa, depois de anos de tédio e balancetes negativos. Com sua sexualidade exp lícita e altíssima qualidade de execução, ele faz o que considero roupas "para mulheres", e não para eternas mocinhas. Eternas mocinhas são aquelas senhoras de idade incompatível com o tamanho de suas sainhas Chanel, por exemplo.
Mas o que faz Tom Ford neste blog? Sua intenção de ser claro. Sua roupa é sexy, poderosa, com poucos mas definitivos elementos - e o vídeo acima é a antítese dos atuais desfiles de moda das marcas mundiais. Ele prefere mostrar suas roupas para um grupo pequeno e seleto, e fazer um vídeo (sob sua direção) que mostra em poucos minutos todo seu DNA - poder, glamour, sexualidade, atitude.
E eu gosto desta posição em relação à gastronomia. Detesto pratos "mocinha" - não prego a brutalidade gastronômica, sempre reafirmo isto - mas não gosto de comida que não me emocione. Sem "punch", sem pegada - nada a ver com quantidade, e sim com essência, com economia precisa de elementos muito bem explorados. Por isso adoro a cozinha de Paola Carosella, do Arturito - consegue uma culinária de precisão e emoção provavelmente com muito trabalho, mas sem frescuras, direta, sensual, sem muitos rabiscos ou firulas desnecessárias. Não aguento mais pratos rabiscadinhos, assim como também não aguento mais ver desfiles onde você não vê a roupa, e sim o "conceito" de um kaiser por detrás da marca. Exceção feita à Alexander McQueen, esse podia fazer qualquer coisa que eu adorava, mas é  porque eu nunca soube explicar o que ele fazia, tamanha sua originalidade. Esse faz falta ainda, apesar do talento de sua sucessora. Portanto... Menos babado e mais pernas à mostra. Menos chapéu e mais desenvoltura. Menos cenário e mais substância. Less is more, gente! As periguetes que o digam - menos pano, mais corpo à mostra. Acho que não usei um bom exemplo para terminar o texto...

9 comentários:

  1. só você mesmo pra ir da moda a gastronomia num mesmo texto de uma forma tão clara e objetiva
    adoro

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Wair:

    Muito interessante a conexão que traça entre a moda e a gastronomia, bem bolado.

    Obs: Apareça no Lua para comer um pedaço de bolo conosco...rs.

    Abraços e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. ....E o exemplo final não foi bom mesmo!
    Ainda bem que reconheceu, já é um alento
    Pra mim, periguete está no mesmo patamar de elegância e qualidade que a música de Gabi Amarantos e Michel Teló, se é que vc me entende!
    No mais, compartilho do seu entendimento, com a observação de que Arturito está na minha '"wish list", gastronômica, na próxima ida a Sampa.
    E por falar nisso, sabádo passado, estava na cidade, chovia, e o expediente comercial tinha se encerrado, mesmo assim, dei uma espiada de " zoio cumprido" numa certa loja da Al Tietê, da próxima tenho que entrar, adorei o que vi. Pra compensar a. frustação, me esbaldei, perigosamente, na redondeza, La Vie en douce, oh céus!
    Bjk
    Mia




    ResponderExcluir
  4. Mia, vc estava aqui e nem deu sinal?
    Passado...

    ResponderExcluir
  5. muito bom o texto.
    assisti ao filme do novo 007, skyfall.
    ao final, nos créditos (sim, eu leio), veio dizendo que quem vestiu o james bond foi o tom ford.

    ResponderExcluir
  6. terminei seu texto pensando em carnes... kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Exageraaaaaado, rsrsrs!
    bjk
    Mia

    ResponderExcluir