food, art & spirits

food, art & spirits

domingo, 25 de novembro de 2012

novaiorquinas

Voltei semana passada à New York, a trabalho. Graças à falta de habilidade da American Airlines, cheguei com um dia de atraso - o vôo (AA950 de 11/11/2012) foi cancelado depois de quase quatro horas parados e presos dentro do avião - pois quando conseguiram consertar o defeito da aeronave, tiveram que lidar com questões burocráticas - na verdade, as horas de trabalho da tripulação "estourariam" depois desta espera, impossibilitando a decolagem. 
Por causa deste atraso, todo minha agenda naquela cidade ficou atrasada. E não deu para fazer nada que nós queriamos, a não ser trabalhar e trabalhar e chegar mortinho no hotel para sair no dia seguinte para trabalhar. Mas sempre dá para dar uma esticadinha aqui ou ali. Por questões práticas, fomos almoçar no ABC Kitchen, de Jean-Georges Vongerichten (confesso que dei a dica de encontrarmos um móvel lá apenas por causa do restaurante - mas fui sutil, ninguém percebeu...). Lugar legal, de preço justo, comida simples e geralmente muito bem executada, gente bonita, ou seja - o pacote completo.
Ao nosso lado, uma bancada ostentava legumes orgânicos dispostos de tal forma que parecia uma natureza-morta clássica. Não resisti e comecei a fotografar, pagando o mico mesmo.

Chegou a habitual água cheia de gelo, uma travessinha de madeira com pães quentinhos, azeite e sal. Couvert básico, mas com o diferencial - tudo muito bom, simples e bom.


Eu queria uma coisinha leve mas quentinha, pois tinha jantado no próprio hotel no dia anterior - um prosaico e imenso Turkey Club Sandwich. E vi no cardápio o prato que me deixaria feliz - uma massa simples, recheada de ricota com molho de tomates. Tudo orgânico, como ressaltava o cardápio. E o prato era uma beleza de simplicidade e sabor - a massa cozida à perfeição, o molho suave e ligeiramente apimentado, o grana padano ralado era de excelente procedência, tudo o que eu precisava naquele momento. E a apresentação sem rabiscos ou desenhos desnecessários.
Mas a esta altura eu já estava disposto a aumentar a minha circunferência abdominal, pois tinha lido no cardápio algo que tinha me aguçado os sentidos - um Salted Caramel Ice-Cream with Candied Peanuts & Popcorn. Só não comi a massa mais rapidamente para chegar à sobremesa mais cedo, pois o prato estava realmente muito bom - e por apenas U$ 23. Mas aí...chegou a sobremesa.

A textura do sorvete era indescritível. Parecia uma bola de caramelo gelado, com uma pontinha de sal ao fundo, e eu que adoro sorvete juro que nunca provei um com esta textura - não se sentia o "gelado" típico, nem se percebia a gordura do mesmo. As pipocas eram caramelizadas, e uma calda de chocolate meio amargo arrematava o conjunto (eu achei desnecessário, mas ninguém da mesa concordou comigo). Quase peço outro prato igual, o que me faria subir até o topo do Flatiron Building a pé para queimar as calorias desta sobremesa.

Esta é uma cidade que eu e o Eduardo adoramos - e desta vez não deu para aproveitar tanto como de costume, mas - what the hell, 
we´ll always have Paris... 

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. que bacana! nyc tem restaurantes muito bons mesmo. quando for voltar lá me avise que quero te indicar um italiano bem bacana, tranquilo e que tem uns pratos show.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks Railer! Espero voltar mais cedo do que o previsto. Abs!

      Excluir
  3. Mimimi nunca fui pra NY (sozinho ou acompanhado).
    Mimimi nunca fui pra Paris (sozinho ou acompanhado).
    Mas fui pra Piracicaba e tb foi legal pacas. Delícias essas que você postou! Meu almoço ficará mais gostoso só pela inspiração! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimimi é ótimo...E adoro Piracicaba também.
      tke pela inspiração, abraços!

      Excluir
  4. Wair:

    Chic Chic Chic...Trés Chic.
    Abraços e linda semana.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia! Também gosto da comida bem apresentada sem os exageros dos rabiscos rsrs Diga-se de passagem, comida muito "rabiscada" tem até me preocupado bastante tamanho o manuseio (sem luvas) dos chefs :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, sabe que eu nunca tinha pensado nesta história do manuseio excessivo? Vc está coberta de razão. abs!

      Excluir
  6. a trabalho ou não, Nova York é sempre um prazer, né?

    ResponderExcluir