food, art & spirits

food, art & spirits

segunda-feira, 4 de março de 2013

uma longa caminhada


Ainda em Recife, domingo. Decidi fazer uma caminhada - uma loooooonga caminhada. Saí de Boa Viagem e fui caminhando, caminhando, caminhando...passei pelo bairro de nome divertidíssimo - Brasilia Teimosa - com sua arquitetura peculiar, carros com os porta-malas abertos recheados de alto-falantes (verdadeiros trios elétricos em miniatura) disseminando toda sorte de música ruim em som idem, montanhas de carrinhos fazendo de batatas-fritas a bolinhos fritos e peixes fritos e mais uma montanha de coisas fritas, tudo isto em uma área que tinha o perfil perfeito para ser um polo turístico de beleza inconteste. A calçada quase inexistia, paisagismo zero, sequer uma plantinha mirrada. E eu andando, andando...

Num dado momento, este braço de terra - não sei se configura um istmo, mas parecia - tem pouco mais de 5 metros de largura. De um lado, um paredão de concreto e pedra e o mar aberto, imenso, oceano. Do outro o Rio e a vista do centro da cidade e do Cais Estelita. 
E eu andando, andando...
Cheguei no parque de esculturas Brennand. Ligeiramente abandonado, apesar de ter sido construído não faz muito tempo. Uma placa mostrava data de fundação, arquiteto responsável, paisagista responsável - e novamente procurei um jardinzinho, uma plantinha, uma muda sequer - nada...(Estranho a falta de paisagismo numa cidade de calor inclemente como Recife). Então peguei um barquinho e atravessei até o Marco Zero, para fazer um lanche no Boteco, de minha amiga MD. Mas estava lotado, com fila de espera - e eu já com fome, sede, e as pernas pedindo um pequeno descanso depois de pouco mais de 11km andados.
Peguei o barquinho de volta, atravessei aquela água prateada pelo conjunto de sol e dia nublado, em dia branco cegante, 


e decidi dar uma parada na Casa de Banhos, que conheci recentemente. Um boteco à beira do Rio, coberto de telhas de cimento amianto , com dois ótimos cantores desfiando um repertório de MPB da melhor estirpe. Pedi uma mesa no lugar lotado, para um - e o garçom me olhou com cara de "tá me gozando, não?". Como não esmoreço, esperei alguns minutos até conseguir uma mesa no meio da muvuca. no centro do restaurante, entre duas mesas imensas e barulhentas. Pedi uma cerveja gelada, e um caldinho de peixe. Correção - "o" caldinho de peixe. Delicioso, cheio de aromas sutis, sem um mísero pedacinho de osso ou espinho, fantástico. Pedi outro, e a esta altura os 600ml da cerveja já tinham misteriosamente evaporado.

Tempo para uma caipirinha de rum e o segundo copo de caldinho estava igualmente perfeito, quente sob o teto quente numa tarde quente. A caipirinha desceu perfeita, o doce do rum e o azedo do limão, e eu cada vez mais imerso na música que tocava, nos sabores que provava esquecendo o mundo à minha volta.
Peço duas agulhas fritas - recuso a porção inteira pois tinha uma longa caminhada de volta. 
antes
depois

E uma nova cerveja. O restaurante estava misteriosamente silencioso - embora eu olhasse as pessoas falando, agitadas, eu só ouvia a voz suave do cantor, o violão e o pandeiro, e o barulhinho da água batendo sob o restaurante. 
Nesta hora o cantor dá uma parada, eu levanto um brinde solitário a ele - parece que ninguém o ouve, somente eu - que retribui o brinde e ataca com uma música que eu não ouvia há muito. E que tem a frase "mais solitário que um paulistano" encaixada em seus versos de forma perfeita. Como se encaixou igualmente ao momento, pois eu estava sozinho no mundo naquele momento. 

Pedi a conta. Gozação comigo não! (mesmo porque ainda tinha 11 km de caminhada na volta...)

14 comentários:

  1. Meu Deus quase enlouqueci aqui hoje ... pensava até q vc havia parado de postar ... seu blog não atualizava no meu blog roll ... q maluquice ... agora à noite apareceu um novo post ... para surpresa minha vi q vc tem postado e muito ... OMG! e eu fora do mapa ... não pode ...

    Desculpe querido, mas não foi culpa do Bratz ... antes tarde do que nunca ... estou lendo um a um e deixarei aqui o meu registro ... comecei pelo post de 06 de Janeiro ... For what is a man, what has he got?

    Vamos ao post de hoje ...

    "mais solitário que um paulistano" ... q frase eim?

    Por muitos e muitos momentos de minha vida e me sinto assim. Sabe q não acho isto ruim? Pelo contrário ... curto e muito ... estes momentos me são doces e me trazem paz ... sinto q me redescubro ... tb, acho q nasci em lugar errado ... tenho alma de paulistano ... amo de tal forma aquela terra q, de certa forma, me considero um paulistano honorário ...

    bjão querido e mais uma vez desculpe-me ... agora sim estou em dia com vc e espero q o Blogger não conspire mais contra nós ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear Paul, também não tenho problema nenhum em estar sozinho as vezes - ao contrario, preciso disto.
      Mas é bom compartilhar alguns momentos, não?
      Bjs!!!

      Excluir
  2. Oi Waiir
    deve ter sido uma caminhada muito longa mesmo. 11 km so de ida...... gosto de peixe frito, caldo nao.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margot querida, este era quase um bouilabaisse, você precisa provar. E foi uma caminhada longa mesmo...bjs!

      Excluir
  3. Wair:

    Tenho certeza absoluta de viajar é uma das maiores experiências de vida que um Homem pode experimentar.

    Linda postagem, linda semana. Abraços e saudades.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh,esse caldinho me deu água na boca...vc andava meio sumidinho,né não? Voltou em grande estilo...adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, não vejo a hora de voltar a este lugar ara pedir a receita do cadinho...é muito muito muito bom...Bjs!

      Excluir
  5. Hummm adoro um caldinho, acompanhado com um peixinho frito, uma geladinha, nada mais perfeito para um longo retorno de caminhada. Lindas imagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que essas caminhadas vão acabar me engordando...abraços e obrigado.

      Excluir
  6. Adorei a foto da agulha. Nunca comi, nem o tal cadinho. Não pinta ua receita dele?
    Abs
    Eudes

    ResponderExcluir
  7. hello theгe anԁ thanκ you fог уour іnformation – I've definitely picked up something new from right here. I did however expertise a few technical issues using this site, since I experienced to reload the site many times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will often affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing with Adwords. Well I'm aԁding this RSS to my e-mail
    аnd сan looκ out fоr а lot more of уour геѕpеctive exсіting cοntent.
    Εnsuге thаt yοu upԁate thiѕ agаin veгy soon.


    Feel freе to visіt my wеbѕite .

    .. http://www.prweb.com/Releases/Silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  8. Uau, nosso Daniel Day Lewis atendeu ao clamor de uma seguidora deseperada por notícias, e, claro, em grande estilo!
    Uma longa caminhada pelo Recife, narrativa cheia de detalhes que me fez lembrar Janete Costa, tudo para destroçar uma agulhinha.
    Fiquei boquiaberta com o esqueleto, que ficou intacto, perfeito!
    Será que o cuidado no manuseio da peça era porque iria mostrar aqui ou vc e assim mesmo, um Lord à mesa?
    Valeu!
    Adorei o retorno
    Bjk
    Mia



    ResponderExcluir