food, art & spirits

food, art & spirits

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

delicadezas

Escrevo o duocentésimo post deste blog sob a influência de duas surpresas que tive hoje. Primeiro, recebi pelo correio uma delicadeza - um livro de uma leitora, a Mia. Além de frequentar as páginas daqui e deixar sempre mensagens de altíssimo astral, ainda me presenteia com um livro de tema delicioso. Ainda não o li, mas enquanto escrevo isto a caneca de café exala seu perfume forte e quente ao meu lado, e como são quase onze horas da noite, já prevejo um dormir tardio mas embalado pela nova - e provavelmente ótima - leitura.

Ontem foi um dia tenso, uma noite tensa, acordei de modo tenso e assim seguiu o dia. Mas de repente, no final da tarde, recebo um envelope azul com remetente de Brasilia - adoro presentes, amo livros - e o dia começou a melhorar.
Ao voltar para casa, mais ou menos oito e meia da noite, ligo para minha comadre. Quem atende ao telefone é Gabriel, seu filho de completos 5 anos, espertíssimo e muito, muito sociável. A esta altura dos acontecimentos já esclareço - adoro este menino. Além de ser extremamente inteligente e dono de um carisma absurdo, ainda é encantador em todos os sentidos. Voltando - Gabriel atende ao telefone. Pergunto como ele está, e ele me responde que está na cama, se preparando para dormir. Num bate papo rápido, descubro que ele jantou "macarrão e carninha", e em seguida passa o telefone para a mãe. Liguei na hora em que ela estava lendo O Livro dos Sentimentos para ele,
e sou convidado a participar desta leitura através do telefone, e ficamos os três durante alguns minutos falando sobre o livro - ou melhor, lendo o livro juntos!- ela fazendo as perguntas do texto, eu e Gabriel respondendo e interagindo.
Sabe aquele clichê do "momento mágico"? Pois é...eu no trânsito ainda pesado apesar do horário, ligo só para saber das novidades e sou presenteado com uma situação que tenho certeza (apesar dos assustadores buracos negros em minha memória) vou me lembrar para sempre. Daqueles momentos em que a gente se lembra do nada, volta rapidamente no tempo, ri sozinho na fila do pedágio, conta no futuro, etc.
Cheguei em casa mais leve. Um copinho de uma excelente cachaça 
- eu precisava continuar neste estado de graça. E baseado no conceito da simplicidade dos sentimentos do qual fora vitimado, rapidamente transformei 4 ovos em uma simples e fofa omelete. Refoguei brócolis em pedaços minúsculos com um ótimo azeite e bastante alho, misturei-o com o arroz basmati que havia feito ontem e em minutos tinha um arroz verdinho e meia omelete em meu prato, acompanhado de uma cerveja gelada. Ouvia Blackbird na versão de Brad Mehldau. Eu não precisava de muito mais hoje. Já havia ganho o dia.
 (escrito em 18/09/2013)

21 comentários:

  1. Eu tenho um livro(com o qual também já presentei um amigo) que tenho certeza, se ainda não leu, adorará. Engraçado é que quando o comprei, voce me veio a cabeça. Também envolve uma deliciosa estória e a arte de cozinhar. "Arroz de Palma", é o nome. Na época, eu não sabia como te encontrar, e como resultado, fiquei só na vontade de te enviar um. Hoje, já sei onde esta....quem sabe qualquer dia você ganha outro livro!!! Rs...

    Adoro arroz com brócoli(pode ser o comum..rs) e omelete acebolada com pimenta ardendo...hummm é de encher a boca d'água.

    Bom findi Wair
    Abraços

    Ps: Já vi uma foto do Gabriel. Tenho um sobrinho parecido com ele...deve ser um encanto de criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esperando o livro mode on...rsrsr
      sabe que tinha um restaurante em NYC no passado especializado em omeletes? era fantástico. e estou na fase brócolis, vc ainda vai ler a respeito neste blog.
      e sim, Gabriel é um encanto. beijos querida!

      Excluir
  2. A vida é assim Wair, cheia de surpresas que aparecem do nada, e como mágica tem a capacidade de transformar um dia ruim num delicioso momento que ficará na memória para sempre. Algo simples que te toca e faz a diferença.
    Assim como esse texto seu, chegando aqui na minha casa e trazendo um pouco de alegria.
    Amanhã estarei por aí conforme combinado com o Eduardo.
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  3. Delicadezas que fazem o omelete ficar mais fofo.....O arroz mais verdinho....Isso é um dia para se lembrar!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. toda gentileza tem o dom de nos tornar mais leves e mais soltos ... a boa cachaça foi só o complemento final para abrir o apetite e assim degustar a omelete ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabia que você ia gostar da cachacinha...vamos combinar de tomar uma cachaça local aí qualquer dia, ok?

      Excluir
  5. Poxa que coisa bacana! Acredito que para esse tipo de situações não há palavras que possam dizer como é bom!!!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. dias assim são bons e deixam a gente bem.

    ResponderExcluir
  7. Ao ler Na Mesa cabe o Mundo vc foi a primeira lembrança, não tinha como um exemplar não ser seu!
    A maneira de agradecer, quanta delicadeza!
    A comadre tem toda razão sobre os atributos do padrinho que escolheu para o Rafael.
    Bem... tenho que revelar que ela não mencionou uma certa cinturinha de pilão,né?
    Loviu
    Mia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mia, muito muito muito obrigado mesmo. LEmbrei-me do filme 84 Charing Cross Road. VocÊ é realmente uma pessoa especial - e fez meu dia especial. Comecei a ler o livro ontem, acabei ontem mesmo (hoje, de madrugada na verdade). Adorei, leitura suave, texto fluente e bem escrito - te devo uma.
      beijo, abraço imenso

      Excluir
  8. Dindo!!!! We love You!!!

    ResponderExcluir
  9. Gentilezas tem o poder de enriquecer quem as recebem mas principalmente aqueles que oferecem, igual ao sorriso. Pena que poucos percebem isso.
    Bêojo

    ResponderExcluir
  10. E eu ganhei meu dia só de ler este post e ouvir esse sonzinho incrível!

    ResponderExcluir