food, art & spirits

food, art & spirits

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

miojo de luxe

Minha falta de preconceitos no campo gastronômico já me proporcionou
1)excesso de peso
2)perda de roupas
3)gastrite
4)y otras cositas más.
Quando viajava pela empresa em que trabalhei no passado, sempre sozinho, me aventurava por pratos e iguarias que desconhecia por completo - e se me dei mal em algumas vezes, na maior parte fui muito bem agraciado com sabores e temperos inesquecíveis. E tento trazer esta falta de preconceitos para todos os campos de minha vida, pois acredito piamente em conhecer o assunto ou objeto ou caso em questão antes de emitir um parecer desconexo ou - preconceituoso. E de repente me vi olhando com maus olhos um livro que tratava o Miojo (sim, aquele macarrão instantâneo típico de casa de estudante ou de quem vai morar fora e não sabe nem fritar ovo) como matéria prima para pratos mais sofisticados. 


Apesar dos chefes envolvidos neste projeto (de caráter comercial mas também comemorativo), sob o meu ponto de vista era como compor uma parede cheia de bons quadros com um Romero Britto no meio - a falta de qualidade (absoluta no caso do artista citado) de um dos elementos poderia desandar todo o conjunto, fazendo com que ingredientes bons fossem desperdiçados. Mas eu lembrei de uma salada deliciosa que a Rosa, do Z Deli serve em seu delicioso restaurante, que contém a massa inventada pelo Sr. Momofuku Ando no princípio do Século XX, e resolvi me arriscar. Estava sozinho em casa, querendo comer algo saboroso e leve, e fui inventando. E não é que deu MUITO certo? Rápido, com elementos picantes, ácidos, um pouco de "crocância", fui misturando tudo acompanhado de um vinho rosé bastante honesto, do qual não me lembro. A salada definitivamente entrou no cardápio de casa, e já penso em variantes com gravlax, ovas de salmão, pepino com iogurte e endro...Portanto, Miojo dá caldo - em todos os sentidos. 
Observação - este absolutamente não é um post pago ou publicitário, adoraria que o fosse!


Salada Momofuku
(eu inventei a salada, coloco o nome que quiser...)
1/4 de pacote de Miojo (individual mesmo)
1/2 pimenta dedo de moça
um punhado pequeno de uvas passas brancas sem caroço
1/2 xícara de acelga picada
1/2 xícara de repolho roxo picado 
1/3 pimentão amarelo em tirinhas
6 azeitonas verdes sem caroço
2 colheres de amêndoas em lascas
raspas de meio limão
azeite a gosto
sal a gosto

Quebre com as mãos o Miojo em pedaços. Reserve.Ferva uma xícara de água, coloque uma colher de sopa de sal, coloque o Miojo, cozinhe por três minutos, escorra e reserve. Misture os vegetais com a uva passa, as azeitonas picadas, as amêndoas e a pimenta dedo-de-moça em tirinhas. Verifique se a massa já está fria - se necessário, jogue-a rapidamente num bowl com gelo para interromper seu cozimento excessivo. Incorpore o macarrão à mistura, tempere com o azeite, as raspas de limão e o sal.


23 comentários:

  1. Wair, na ausência de dotes culinários fico atenta para aprender algo diferente e fácil, esta me parece uma opção simples e deliciosa.

    ResponderExcluir
  2. Do metal pesado ao ouro: essencia de um alquimista! ( comentário sem patrocinio do Paulo Coelho!!)

    ResponderExcluir
  3. Desculpe querido ... mas miojo nem mesmo com algum requinte ... rs

    ResponderExcluir
  4. Miojo "desromerado"....

    Polenta enCalderada....

    Sem nenhum preconceito (rs), me jogo na segunda!
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
  5. ah, sei lá, comi tanto miojo na universidade que hoje em dia num tem jeito, num compro mesmo. ainda mais que descobri um macarrão (siena) que vem numa caixinha (penne, talharim ou fusili) que fica pronto também em 3 minutos. um upgrade. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Railer, toma vergonha na cara!!! macarrão pronto para um corredor como você? se quiser, mando umas receitinhas facílimas
      abs!

      Excluir
  6. Dá para fazer com outro tipo de massa, não dá?
    Abs
    Lilian

    ResponderExcluir
  7. Wair:

    Só vc mesmo pra conseguir sofisticar um prato de kinoj...ops..miojo...rs

    Beijo querido e linda semana.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que Miojo tem jeito. Depende de quem dê o jeito, claro. O teu eu comia faceiro. Teu Miojo, que fique claro... hahahaha! E se vc já conheceu o Pedro Andrade ao vivo pode comer Miojo até o fim dos tempos... hehehehe! Beijão, Wairzão!!! Tava com saudades de ti no TPM, visse?!? Boa semana, queridôncio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, tudo tem jeito - exceto minha combalida conta bancária...
      bjs!!!

      Excluir
    2. Wairzito... se a tua - que é da aristocracia Blogsvillense - já tá combalida.... imagina a minha... OUTCH!!!!! Dá-lhe Miojo! Hehehehehe! Bjão!

      Excluir
  9. Puxa,esta vou ter coragem de testar,até pq Miojo é um clássico aqui em casa...ahahaha...meus pobres filhos muitas vezes tiveram de encarar isso ou um potinho de comidinha pronta daqueles do tio Nestlé, claro q eles não tinham culpa de ter uma mãe inapta para a culinária,mas quem sabe agora,com essa tua receita, eu não consigo me redimir dos meus "ki-nojo",como eles chamam até hoje o miojo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, faça isto. É surpreendentemente bom...
      beijos, linda.

      Excluir
  10. qual a experiência culinária que vc mais se arrependeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ontem - bolinho de batata com carne. foi uma catástrofe...
      fora isto - uma montanha de coisas, começando com umas peras ao vinho que já citei aqui no blog.

      Excluir
  11. Definitivamente, eu vou arriscar essa receita! rs

    Gosto de cozinhar, acho divertido, mas as minhas experiências não são as mais agradáveis. Esses dias eu até fiz algo bacana envolvendo miojo (tirei o caldo, e coloquei um molho de tomate com bacon, calabresa e um porre de tempero, algo que resultou em algo... gostoso! rs (bem, acabou virando o tal do macarrão na chapa)). Mas acredita que o meu miojo "tradicional" não fica bom? Ele nunca pega o gosto do sachê.

    Enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alam, esquece o sachê. É puro glutamato monossodico...vai de manteiga e parmesão, bem melhor.
      Abs

      Excluir
  12. Oi Wair,
    Sabe que ganhei esse livro e tive o mesmo pensamento que você? "a falta de qualidade de um dos elementos poderia desandar todo o conjunto, fazendo com que ingredientes bons fossem desperdiçados". Mas resolvi arriscar e fiz uma salada também ,não lembro de qual chef, e foi bem aprovada.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir