food, art & spirits

food, art & spirits

quinta-feira, 17 de abril de 2014

soul kitchen

Sexta feira à noite, para variar - som alto, bons drinks e uma montanha de coisas acontecendo na minha cozinha. Cheguei à conclusão que a noite de sexta-feira em São Paulo é, em geral, uma cilada. Salvo a casa dos amigos ou festas cada vez mais esporádicas, é um dia fadado a dar problemas (acho que estou ficando velhinho...). Trânsito, manobristas invocados, e o serviço das casas abaixo da média pelo excesso de clientes.
Na última sexta, a trilha sonora em casa estava absolutamente bipolar - as usual. Do pop gostoso de Lulu Santos à Elvis Costello, passando por Elis Regina (sempre passa por ela...) e Rihanna. E eu verificava a geladeira, buscando inspiração. Eis que toca uma música que adoro, numa versão impecável - a portuguesa Suzana Félix com Jorge Drexler, num vídeo delicioso.
A esta altura, o vinho rosé gelado consumido em largos goles iniciais mais a música inspirou o primeiro prato - uns bolinhos de bacalhau, que fritei no dia seguinte e que tinham aquele "wow-factor" - crocantes por fora, macios por dentro, no tamanho certo (podia ter feito um pouquinho maior, mas foi um bom treino para a fritura controlada), bem temperados. E eu só não dancei o vira pois não cai bem na minha idade.
Como toda play-list randômica, logo mais estava ouvindo John Newman.

Animadíssimo, mais de meia garrafa havia sido consumida, eu começo a pular na cozinha sob o olhar recriminador de meus companheiros nesta empreitada, Josefina e Leopoldo. Se pudessem falar, diriam "se enxerga..."E eu animado, picando uma montanha de repolho roxo, maçã, cebolas, que adicionadas ao peito de frango recém cozido, e desfiado ainda quente, virou uma salada promissora. Creio que dois dias depois minha assistente Rosilda deve ter descoberto restos de repolho pelas persianas, bules e livros deste ambiente, visto eu estar possuído pelo som, usando a faca como um Wolverine fora de forma
Eu ainda estava agitado, quando a voz suave de Patrick Watson tomou conta do ambiente.
Eu já tinha feito a salada, um caldo de frango forte, os bolinhos de bacalhau, e a cozinha parecia uma cidade arrasada por um tornado - coisas por todos os lados, facas, legumes, três taças (como consegui, se eu estava sozinho? mistério...), e eu vi que precisava de uma parada, para baixar a adrenalina. Figos grelhados e um pedaço de roquefort fizeram a companhia da segunda garrafa de vinho, e repeti a música mais duas vezes, pois tudo combinava de forma perfeita, exceto Leopoldo e Josefina esperando avidamente que algum pedaço de algo caísse no chão - o que não aconteceu, para desapontamento canino geral.
Foi uma voz feminina que me tirou do torpor. 


Nina Simone e sua voz encorpada me forçaram a fazer um pouco de café, apesar do adiantado da hora, e olhar para a cozinha de forma definitiva. Os versos iniciais : "Baby, do you understand me now, Sometimes I feel a little mad" eram a deixa: ou eu fazia alguma coisa, ou corria o risco de perder minha fiel assistente no dia seguinte, tamanho caos instaurado nestes parcos metros quadrados. 
Café feito, Nina ao fundo, arrumei tudo, embalei o que havia sido feito, guardei o que era para ser guardado, enquanto os cachorros me olhavam com cara de aprovação. 
Resultado da façanha - bolinho de bacalhau, arroz de bacalhau, uma espécie de "cole-slaw" mais intensa e com frango, uma sopa de legumes e um recheio de torta de frango com alho poró e amêndoas. E olheiras, claro.


12 comentários:

  1. Respostas
    1. Putz, cadastro sempre pedem telefone fixo e eu só tenho celular... Dancei! :-)

      Excluir
  2. e eu aqui rindo muito mas qdo vi o coment do Edu ... MORRI!!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu venho aqui, cheio de amor e de saudade pra perguntar "quando é que sai post novo?" e a pessoa me chama de folgado...

      Hmmm talvez cobrar post novo seja coisa de gente folgada, mesmo... :-)

      Excluir
  3. tenho pouca experiência na cozinha, contudo suas receitas me deixam tentado .
    Rjg

    ResponderExcluir
  4. Delivery do Wairzão!!! Acho digno. E necessário. Hehehe!
    Café com Nina Simone super combina... só falta o James Jamesson pra acompanhar... ;)
    Hugzão!

    ResponderExcluir
  5. quem disse que beber sozinho precisa ser triste?

    adorei a música do Jorge Drexler. Nunca tinha ouvido essa.

    E tô com a maria cida. Queria ser seu amigo. Comida boa e música boa.

    ResponderExcluir
  6. Nina sempre me apetece ... orgasmo total ...
    Qdo o senhor vai atualizar isto por aqui eim? rs

    ResponderExcluir