food, art & spirits

food, art & spirits

quinta-feira, 10 de abril de 2014

sundays of wine and roses

Os dias passam, o trabalho nos impossibilita de ter os momentos prazerosos que desejamos, a intensidade dos problemas diários nos fazem esquecer da possibilidade de pequenos prazeres.
Domingo, a vontade de comer uma comida caseira normal, do dia a dia. Arroz integral, feijão com caldo espesso sem nenhum tipo de carne ou gordura animal, beterrabas assadas servidas mornas com azeite sal e pimenta do reino e mais nada, frango assado com farofa de milho verde e uma garrafa e meia de vinho rosé consumida num domingo quente e ensolarado. Antes, enquanto preparava a comida, um restinho de couscous marroquino que foi temperado com limão e azeite, misturado a endívias picadas, pimenta dedo de moça e bastante endro virou uma entradinha muito da gostosa. Palitos de pepino sem casca nem sementes espetados em um vasinho cheio de gelo picado, e ao lado uma rápida mistura de coalhada fresca com raiz forte. Pão fresco em fatias e uma mousse de queijo com pesto, e as crianças chegaram, os cachorros latiram, a música rolava, o papo tomou seu ritmo e o domingo aconteceu como deveriam acontecer todos os domingos - claros, solares, com o barulho de cães e música e crianças e taças brindando.
Aos que ainda não sabem, tenho buracos imensos em minha memória, o passado me parece uma sucessão de pequenos momentos e grandes nadas. Mas hoje à noite, enquanto bebia um café quente e forte acompanhando os muffins de maçã recém-assados,  pensando no prazer que tive no domingo cheio de preciosos momentos (como meu afilhado agarrando Leopoldo e dizendo que ele era "tão fofinho"), lembrei de alguns almoços na casa de minha avó materna, com todos seus filhos (três mulheres e dois homens) e seus netos e genros e noras, com aquele quase palpável sentido de pertencimento do qual eu talvez sinta falta, e apenas recentemente fui alertado a admitir. E, entre goles largos de café , concluí que sim, de segunda a sexta, e as vezes aos sábados, tenho dias intensos, e provavelmente os terei num período ainda significativo. Mas os domingos serão de vinho, rosas e família. 

Muffins de maçã e azeite
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de açúcar
1 colher de café de canela
1 colher de café de fermento em pó
1 pote de iogurte natural
1 ovo
1/3 de xícara de azeite de oliva virgem
1 maçã pequena sem casca cortada em cubos pequenos.

Misture os ingredientes secos, acrescente a maçã, reserve.
Bata as claras até dobrarem de volume, junte a gema, o iogurte e o azeite. Despeje sobre a mistura seca, incorpore sem mexer em excesso, e coloque em forminhas untadas com azeite e farinha de trigo. Assar no forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.


8 comentários:

  1. eu, mais do que nunca, quero todos os meus dias da semana bem intensos ... isto talvez seja coisa da idade ...

    ResponderExcluir
  2. Algumas memórias ficam mais saborosas qdo.associadas à comida,né? Vc citou o cuscuz marroquino e eu me lembrei imediatamente dos 6 meses em que morei em SP e ia toda semana ao Almanara do centro,ao lado do apê q dividia com amigas,só pra comer aquele cuscuz...até hj,qdo alguém fala em cuscuz marroquino,me vem à mente aqueles meses divertidos e o sabor inigualável desse prato,que ainda é um dos meus favoritos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vindo a sp, me avise. farei um especialmente para você.
      beijos\!!

      Excluir
    2. Ebaaaaa,tava mesmo esperando esse convite..já tá aceito,viu,meu top chef?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Wair:

    Não me canso de amar as coisas que você escreve porque são de uma delicadeza e uma beleza inigualáveis.

    Sou teu fâ confesso...rs

    Beijo querido e continue inspiradíssimo a nos encantar.

    ResponderExcluir