food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ecos

Sei que tenho sorte quando me lembro que Chicô ofereceu-me um jantar de aniversário, com mini-acarajés e efó, que adoro e ninguém gosta.

Sei que tenho sorte porque Edith faz kibe cru para mim, so' para mim - e todo o mais para o resto. E o Eduardo de vez em quando faz o melhor mingau que conheço. Gente grande pode tomar mingau, sim.

Sei que tenho sorte pois comi o peixe frito inteiro do Jun, num jantar pequeno de felicidade enorme.

Tenho sorte pois Levy faz aquele frango com cebolas da culinária judaica, cujo nome não me lembro, pois sabe que eu adoro. E sei que tenho sorte pois Cris e Rodrigo adoram comemorar qualquer coisa no Fasano, com aquele picollo gnocchi recheado - como fazem, eu não sei. Mas e' muuuuuuito bom!Melhor, só a companhia da Cris e do Rodrigo.E tenho sorte porque o Raphael me deu um pedaço de tomate.

Sei que tenho sorte pois Paola sabe que sou tarado pela cozinha mineira, e na casa dela tem um tutu de comer rezando. E ensinei a Gabi a fazer risoto na casa da Fernanda, e eles comeram tudo. E eu também.

Tenho sorte mesmo. Sempre que a Sandra faz cuscus paulista, me chama para ajudar a mexer a massa, e a comer logo depois. E a Mônica sempre tem uma cachaça fantástica no congelador. E a Mariana fez um prato de blinis na hora, especialmente para mim, pois eu não tinha jantado nada. Comi tudo.Tudo mesmo.

Tive a sorte de jantares deliciosos na casa de Titá, fartos, divertidos.
Tive a sorte de tomar a melhor caipirinha de lima, que meu primo Aimar fazia. E a companhia dele fazia este drinque ainda melhor.
Tive muita sorte pois meu pai fazia uma salada de sardinha, cebolas e muito azeite, que tentei repetir inúmeras vezes, mas falta algum ingrediente que não está a venda em nenhum supermercado. E fazia um doce de abóbora com côco que ficava horas na panela, e eu comia ainda quente.
Tive mesmo muita sorte - minha avó fazia um bife acebolado de primeira grandeza, e eu tomava com vinho tinto diluído em água. E minha outra avó também fazia um otimo kibe cru, tão bom quanto o da Edith. E meu avô sempre aparecia com Sonhos de Valsa para mim - hoje eu tenho que comprar. Não é o mesmo gosto...

Tive a sorte de minha mãe fazer quase tudo muito bom, mas sabia que eu adorava a rabada que ela fazia, com uma polenta - que é um dos pratos de mais "sustança" que conheço , aquece até a alma. E fazia bolinhos de chuva, simples, generosos. E me ensinou a fazer farofa de vagem e de milho verde.

Tenho a sorte de lembrar disto tudo. Mesmo do que não usufruo mais
  Madredeus - Ecos Na Catedral (remix) by DJ Cold Duck

Um comentário:

  1. A gratidão muda o ponto de vista sobre a vida!!!! obrigada por me lembrar disso.

    ResponderExcluir