food, art & spirits

food, art & spirits

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O sal é um dom

 
O vídeo acima (descobri no blog da Marta Matui) faz parte de uma sequência de vídeos deliciosos, campanha de uma marca de temperos. Das mais interessantes campanhas de produtos culinários dos últimos tempos. Eu, que sou parcimonioso no sal em casa, quero um saleiro deste na minha cozinha a.s.a.p!
E Dona Canô, mãe de Betania e de Caetano, emprestou o título deste post.
Sim, o sal é um dom, a ser usado com parcimônia, ele ressalta sabores quando bem utilizado, e estraga pratos quando utilizado sem a preocupação devida. Mas ultimamente tenho visto alguns pequenos exageros neste quesito. No passado, lia em receitas a opção sal a gosto, ou então duas ou três pitadas de sal. Víamos também a medida .."tantas colheres de café de sal". Porém, recentemente, vi em uma receita algo como 6,5 gramas de sal. Eu realmente não me lembro se era 6,5 - 7,5 ou 10,5, mas me lembro muito bem do marcador meia grama. Primeiro - como faço para medir isto ? Segundo - se eu colocar meia grama a mais, ou a menos, a receita desanda completamente? Terceiro - com que balança o autor desta receita conseguiu pesar isto?
Respostas para este blog.

Um comentário:

  1. Sal não pode ter medida em culinária. Tem que ir colocando e experimentando, bem devagar. É melhor menos que mais. O cara que escreveu isso queria se mostrar sabichão mas é uma anta!

    ResponderExcluir