food, art & spirits

food, art & spirits

segunda-feira, 16 de julho de 2012

life is short

Sao > Rec... Rec > Sao... Sao > Rec... Rec > Sao...

Meu itinerário está mexendo comigo ultimamente. Sol em Recife, frio em São Paulo - o que ocasiona um efeito mágico em minha pele: tomo alguns dias de sol caminhando na praia de Boa Viagem (ou, no que apelidei de "trilha de cooper do executivo tropical - apenas para irritar meus amigos via Instagram), 

e fico com uma cor ótima, saudável. Pego o avião de volta, enfrento o caminho Guarulhos - Morumbi, e já chego pálido...como se eu tivesse auto-instalado um aplicativo em meu HD pessoal parecido com o que reconhece as redes Wi-Fi dos tablets e celulares - chego em São Paulo, mode PALE. Ponho os pés em Recife, mode TANNED.
Aconteceu de  ontem chegar meio tarde em Sampa, pois para variar a companhia aérea nos fez esperar 40 minutos dentro do avião. Acordei tarde, portanto meu café da manhã dominical não foi extremamente elaborado. Mas deu para fazer uma peixada ótima no almoço, e aproveitando o pique, decidi dar saída a um pacote de massa folhada prestes a vencer (todo dia eu abria o freezer e ele parecia gritar "me pega, me pega!"), portanto saí, comprei um quilo de maçã Granny Smith, uvas passas, açúcar mascavo - pois o resto já tinha em casa. Decidi não procurar por nenhuma receita, alguns pratos que conheço bem prefiro tentar o método da decifração - as vezes acerto, outras não, claro. Mas faz parte do jogo, portanto...
Descasquei rapidamente as maçãs (ao contrário das outras, esta parece demorar mais para oxidar), cortei-as ao meio, retirei suas sementes e fatiei em lâminas de 5 a 8 milímetros de espessura, para em seguida espremer o suco de meio limão siciliano sobre elas - para evitar que escurecessem.Coloquei 100 gramas de manteiga em uma panela de fundo grosso e as maçãs para dar uma corada, e antes que amolecessem coloquei 3 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo, 2 colheres de açúcar refinado, um anis estrelado, um pedaço de canela, e esperei caramelizar sob fogo médio. Quando as maçãs adquiriram um tom dourado claro, adicionei as uvas passas e derramei um cálice de aproximadamente 100ml de Calvados. Esta bebida "limpou" o fundo da panela, fazendo um caldo grosso cor de caramelo. Retirei o anis e a canela, polvilhei com um pouco de canela em pó e reservei esperando esfriar.
Abri a massa folhada, coloquei o recheio frio no meio dela, fechei como um envelope e deixei na geladeira por 15 minutos. Retirei, pincelei com um ovo batido diluído com um pouco de água, e forno pré-aquecido por 180 graus por exatos 35 minutos. Retirei, polvilhei açúcar de confeiteiro, e servi ainda quente, crocante, sem creme azedo ou chantilly ou sorvete, foi pura mesmo. 

Comi o segundo pedaço, e imediatamente bateu a culpa - ainda estava sob o efeito da tentativa do regime. Mas, what the hell, life is too short!

10 comentários:

  1. Life is too short and remorse is the tic tac, as far as I know!
    Man, sorry to tell , but i have the same " issue" as Margot and Paulo......always fighting not to loose weight, but dont hate me for that!
    Follow your bliss as you always did and you eventually will get the figure you want!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Wair, if I want to change places with you ..... I'm bad fattening ..... kkkkk

    Sei nada de inglês, então se não entenderem...culpe o google tradutor...kk

    Que torta mais certa...hhhummmmm delícia.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos, dear. I don´t hate u a lot, just a little...
      beijos

      Excluir
  3. Wair:

    Como diria o poeta: "Tudo vale á pena quando a alma não é pequena".
    Amei a postagem...e aquela torta linda lá de cima...afeee..rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post! Essa torta de maçã deve ter ficado divina e as frases sobre a vida dizem tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks Renata. Acho que ficou tão boa quanto seus biscoitinhos. abraços

      Excluir
  5. viajar é bom, aproveite o calorzinho por lá! rs
    esse texto aí ao final é show. já usei no blog também. simples e forte.

    ResponderExcluir