food, art & spirits

food, art & spirits

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

café com leite

Parei de tomar leite, de tanto que me disseram que depois de adulto, era bom diminuir o consumo deste. Meu breakfast hoje reduziu-se a um pedaço de fruta, uma xícara imensa de café preto e meio pão francês integral (ou um inteiro, dependendo da fome do clima) e prosaicas fatias de queijo. Muito raramente, à tarde, um café com leite pequeno para aplacar a ansiedade entre as refeições (se eu pego quem inventou o termo e/ou conceito dieta eu sou capaz de cometer um crime...). Mas do pouco que me recordo de minha infância e pré-adolescência, lembro de tomar uma espécie de "sopa" de café-com-leite onde derrubava-se pedaços de pão, geralmente em frente à TV vendo filmes de terror ou de mistério. Em priscas eras, quando visitava minha avó paterna em Catanduva (interior de São Paulo), tomava leite com Toddy em umas canecas que imitavam um barril de madeira, kitsch até toda prova, mas que eram disputadas a tapa pelos netos. Em noites de insônia precoce, uma caneca de leite morno bastante adoçado com um tiquinho de canela. Mingau e um grosso chocolate onde colocava ainda pedacinhos de chocolate em barra no fundo da xícara. No verão, chocolate batido no liquidificador, gelado, com bastante espuma. E, vez ou outra, um milk-shake caseiro intenso,  onde misturava leite, sorvete de morango e morangos em pedaços, entupindo o canudinho (naquela época não tinha variações de diâmetro para canudo, acreditam?).
Mas de vez em quando mato esta vontade/saudade de outras formas, como na sobremesa que fiz recentemente em casa - um pudim de capuccino, que nada mais é do que um pudim de leite com café. E que, apesar de simples e trivial, faz sucesso em refeições descompromissadas - como deveriam ser todas, afinal.

pudim de capuccino
(para seis a oito pessoas)

1 lata de leite condensado
2 latas (utilizar como medida) de leite integral
3 ovos
1 colher de chá cheia de café solúvel
8 colheres de açúcar refinado

fazer um caramelo seco com o açúcar - se ficar mais escuro, ficará mais amargo. quando claro, mais adocicado. "untar" uma forma de buraco no meio com este caramelo.
bater o leite com o leite condensado, as gemas e o café solúvel no liquidificador. derramar gentilmente na forma untada, e colocar para assar em banho-maria a 180º por aproximadamente 40 minutos. fazer o teste do palito para ver se está cozido, esperar esfriar para desenformar. aqui, servi com uma farofa feita de paçoca e um tico de flor de sal, para quebrar o doce. 

22 comentários:

  1. Até me arrisco a fazer eu mesmo! Só preciso de um liqüidificador, forma e ingredientes. Mas o resto tá fácil!

    ResponderExcluir
  2. Wair:

    Este friozinho incomum para janeiro, dá uma vontade de tomar chocolate quente com canela e cias...rs

    Eu também amooo um capuccino, acho chiqueeee.

    Sobre dieta tem uma frase ótima que li recentemente: "Deus criou a dieta e o diabo com inveja o lanchinho da madrugada"....kkkkkkk, ótimo,né?rss

    Lindo fim de semana de frio e cafezinhos quentes. Abraço grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilson, sou louco por chocolate quente...mina cintura é a prova viva e calorica disto. Abs!

      Excluir
  3. Rapaz, temos em comum este "café da manhã de presidiário" como costumo dizer: posso estar no melhor cinco estrelas que vou sempre na fruta+pão+café preto...
    E também as diversas maneiras de tomar leite quando criança. Hoje meu consumo é mínimo.
    Agora, o pudim... vou experimentar!
    Abraço
    Rogério

    ResponderExcluir
  4. Rogério, não é por opção. Por mim, teria ovos quentes, pancakes, salmão e mimosas aos domingos...abs!

    ResponderExcluir
  5. eu também tomava muito leite, era quase uma caixa por dia. depois, como você, diminuí, e hoje é quase uma caixa por bimestre. optei pelos sucos, já que não sou muito fã de café (como bebida).

    mas a ideia de fazer o pudim colocando café solúvel me agradou muito. vou experimentar, já que faça um pudim de leite maneiro, daqueles mineiros mesmo! depois te conto!

    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça, é menos doce, tem um suave travo amargo ótimo. Já eu sou fã de café...abs!

      Excluir
  6. hummm... deve ser uma delícia mesmo este pudim
    e eu ADORO leite e ODEIO café
    rs

    beijos

    ResponderExcluir
  7. querido, tem presentinho pra você aqui:
    http://justoedigno.blogspot.com.br/2013/01/um-blogue-versatil_17.html

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Gostei muito desse seu espaço de leitura e entretenimento, parabéns.
    Estarei passando por aqui sempre que puder.
    Até mais e um ótimo fim de semana pra você.

    ResponderExcluir
  9. Oi Wair,sou louca por leite mas atualmente só posso tomar o de soja(argh!)-até já me acostumei ao gosto,mas te confesso que sonho com meu leitinho gelado de antigamente (inverno ou verão,adoro leite gelado..hehehe)
    Invejo quem toma aqueles "baldes" de café com leite, tipo os do Starbucks..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, o leite de soja tem um ligeiro travo que também me incomoda...forte abraço.

      Excluir
  10. OI Wair,
    Não sei do que gosto mais aqui, de suas crônicas ou suas receitas. Essa do pudim está demais.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Adoro Pudins... de todo tipo e gosto.... e leite???? Hummmm vou morrer bebendo, adoro!!!!
    Beijos wair

    ResponderExcluir
  12. Menino! Até isto temos em comum ... já fui um BEZERRÃO [no bom sentido] ... rs ... mas uma certa época tomei tamanha repulsa por leite q nunca mais bebi ... leite hoje só através de seus derivados ...

    Em compensação aumentei de forma absurda minha cota de café diário ...

    Este lance da sopa de café com leite com pedaços de pão dentro me fez lembrar de minha infância na casa de minha avó ... que delícia recordar isto ... senti até o gostinho aqui e agora ...

    bjão

    ResponderExcluir
  13. Existe alguma diferença em só acrescentar o café solúvel na receita tradicional? Já fiz e gostei muito, todos aqui de casa gostaram. De qualquer forma, ainda vou experimentar sua receita , pois leva uma lata a mais de leite integral, talvez fique menos doce.
    * Gostaria que você publicasse uma receita som salmão, coisa simples para qualquer cozinheiro de final de semana, e se der um molho com alcaparras. Coisa simples para qquer cozinheiro de final de semana! Obrigado e um grande abraço!!

    ResponderExcluir