food, art & spirits

food, art & spirits

sábado, 13 de julho de 2013

a grande abóbora

Meu querido amigo Allex C.me fez um convite - fazer uma produção para uma foto no próximo número da revista na qual é editor, e cujo número enfocava o tema comida. Ele tinha gostado especialmente de uma parede do GabineteD, e meu trabalho seria fazer nesta parede um cenário para a abertura do tema nesta veículo (que não vou dizer o nome agora, só quando sair ok?).
Minha idéia original - uma "instalação" feita de uma verdadeira montanha de pães - se mostrou ineficaz, pois não tinha contraste nas cores. A parede era cinza, o piso também, e o teste que fiz com os pães ficou muito sem graça. Isto posto, corri ao mercado em busca de inspiração - já pensando em comprar frutas, fazer uma coisa meio tropical. No meio do caminho, pensei em usar tomates no cenário, mas como eles estavam muito em evidência no passado recente em virtude de seu preço alto, resolvi procurar outra coisa. E deparei-me com umas morangas lindas, de vários tamanhos. Comprei todo o estoque (mesmo porque o preço era convidativo - R$ 0,98 o quilo!), ou seja - quase 70 quilos de abóbora...
(Não vou postar a foto aqui agora - somente depois que sair na revista. Mas segue um pedacinho dela...)
]]
Senti-me como Linus em meio a uma plantação de abóboras pré-halloween, esperando "A Grande Abóbora" (para quem não sabe do que estou falando, ver AQUI)
Mas sobrou um problema...o que fazer com toda esta abóbora?
A noite ontem estava fria. Uma sopa de abóbora com roquefort caiu muito bem. Vou procurar uma receita de pumpkim cheese cake, e me aventurar nestes mistérios. 

Enquanto escrevo isto, sob os efeitos de um excelente Chianti que abri para acompanhar a sopa ,
um panelão na cozinha está em pleno processo de transformar cubos de abóbora, açúcar e paus de canela em um doce tipicamente brasileiro.  Uma lasanha de abóbora (com fatias desta no lugar da massa - no carbs!) está prevista para o decorrer da semana. Camarão na moranga também. Risoto de Zucca (já postado AQUI) também está na fila. Alguém mais tem receitas com esta hortaliça?
Ou será que corro o risco de desenvolver uma intolerância à abóbora...?

Sopa de abóbora com roquefort
01 quilo de abóbora (no caso, moranga) cortada em cubos
01 alho poró cortado em fatias finas
03 colheres de sopa de óleo de avelãs
01 colher de sopa de azeite de oliva virgem
1,5 litro de caldo de legumes
150 gramas de roquefort ralado grosseiramente

Refogue o alho poró na mistura do azeite com o óleo. Acrescente a abóbora picada, refogue até ela tomar uma cor mais intensa. acrescente o caldo de legumes e cozinhe por aproximadamente 30/40 minutos, até que a abóbora esteja desmanchando. Retire do fogo, bata no liquidificador e volte ao fogo. Cuidado com o sal, pois o queijo já é bastante forte. Acrescente pimenta do reino branca a gosto, coloque o roquefort ralado, mexa rapidamente e sirva imediatamente com um fio de creme azedo. Gosto de colocar avelãs picadas e tostadas em cima, mas não tinha - então foi uma salsinha...e se isto não é uma rima, pelo menos foi uma solução.






12 comentários:

  1. De dar água na boca! Sabe que aqui no sul fazem muito doce de abóbora?Eu gosto mais dos pratos salgados,mas confesso que uma abóbora caramelada que servem aqui,como acompanhamento nos churrascos, está sempre me tentando...

    ResponderExcluir
  2. Pelo nome do amigo, já identifiquei a publicação, hahahaha!
    O último exemplar que tenho,número 121, exibe um arquiteto talentoso, refestelado na poltrona Mole do Sérgio Rodrigues, de mocassim azul combinando com o revestimento inovador da poltrona, em blue jeans, ui!
    Se for, já vou ficar de olho na de número 122, pra ver suas abóboras. Se aqui elas viraram esta sopa tão linda e apetitosa, um doce de preparo primoroso, lá,com certeza, elas devem estar um espetáculo, tô ligada.
    Aquele abraço!
    Mia



    ResponderExcluir
  3. já estou curioso pra ver o resultado!

    agora deu vontade de comer a famosa torta de abóbora americana, que já provei lá em duas ocasiões de thanksgiving. são divinas e muito saborosas...

    ResponderExcluir
  4. Abobóra?!? Palmirinha gosta. E eu também, claro! Essa combinação de abóbora com roquefort deve ser al-go! Bjs gulosos, caro mio!

    ResponderExcluir
  5. Aposto que a foto ficou linda! Amei a idéia de usar as abóboras assim, Wair!
    A Ana Elisa deu uma dica ótima no blog dela: assar as abóboras e congelar em porções para serem usadas em receitas que pedem "canned pumpkin purée".
    Ah, que sopinha delícia, hein?
    Bj

    ResponderExcluir
  6. rs rs rs...uma dieta forçada de aboboras...Eu gosto de tudo com abobora...

    Obrigado pela vista, e qto a não deixar buracos no tabuleiro, sabe que to correndo atras tb...conversei com pessoas que fazia seculos que não ligava.

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. CERTO que aceito a tua sobremesa... mas com uma pitada de duplo sentido, claro! #dessesforever... hahaha! Hugz!

    ResponderExcluir
  8. Acho que "cheio de estilo" agora "significa"... hahaha! Hugz, guri!

    ResponderExcluir
  9. Ameeei a foto. E CADÊ as outras receitas?
    Bjs
    Lucia

    ResponderExcluir
  10. "Que parede" é top-blaster!!! Hahahaha! Ri alto! Belo fds pro senhor! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Tortei? Aquela massinha delicia do sul recheada de abóbora.Nhammm

    ResponderExcluir