food, art & spirits

food, art & spirits

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Wolverine, um chefe e um porco

The Iconoclasts é um programa e tanto. Com o apoio da ótima Vodka Grey Goose, parte do princípio de explorar as relações entre duas pessoas de áreas distintas. Desta série ví ótimos programas, como Quentin Tarantino e Fiona Apple, Mikhail Naryshnikov e Alice Waters, Maya Angelou com alguém que não me lembro, e mais um grupo de cabeças pensantes.
E semana passada vi um especial em todos os sentidos - juntava um de meus chefs preferidos, Jean-Georges Vongerichten e o ator Hugh Jackman. Visualmente, já era um programa delicioso, dada a presença de um dos protagonistas. Mas a empatia entre estes dois profissionais demonstrada no decorrer da matéria proporcionou momentos de prazer em altíssimos níveis. A primeira vez que estive em um restaurante deste chef foi há muito tempo atrás, no VONG - que hoje não existe mais. Pena, pois era lindo, orquídeas gigantescas nas mesas, drinks fantásticos e uma comida picante e extremamente saborosa. No quesito picante, Jean-Georges sai com uma frase ótima: "Chile is my condiment of choice: A little here, a little there, makes the food sing".No caso do programa citado, cujo teaser você pode ver abaixo, o condimento mais apimentado era a presença de Wolverine servindo de garçom em um evento beneficente.

Mas, voltando à comida, Vongerichten é casado um uma bela mulher de origem asiática, e os sabores deste continente são bastante presentes em sua comida. 
É dele a melhor receita que tenho para porco, uma carne subestimada mas que os grandes chefs sabem valorizar. A mistura de presunto e abacaxi é clássica, já fez a fama do restaurante Cervantes no Rio de Janeiro. Fácil, saboroso e feito por um grande mestre. Infelizmente não temos Mr. Jackman para nos servir - ou sequer fazer companhia. Mas não peçamos a Lua, se já temos as estrelas...

  1. Sweet-and-sour pork 
  2. 2 colheres de sopa de sal marinho
  3. 1 colher de soa de páprica picante
  4. 1 colher de sopa de cebola em pó 
  5. 1 colher de sopa de alho em pó
  6. 1 quilo de costeletas de porco numa peça só
  7. 1/4 xícara de Sriracha (pode substituir por uma pimenta baiana bem forte)
  8. 1 abacaxí descascad, sem o miolo, cortado em cubos de 2 cm aproximadamente
  9. 1 xícara de açúcar mascavo
  10. 1 xícara de vinagre de cidra ou de maçã
  11. Em uma travessa, misturar o sal, a páprica, o alho e a cebola. Corte a peça de carne em 4 partes.Salpicar a mistura de especiarias sobre a carne, e cobrir com o molho de pimenta. Envolva todo o exterior da carne com esta mistura, e deixe marinando a temperatura ambiente por duas horas.Aqueça o forno a 280 graus. Numa forma de fundo grosso ou refratária, misture o abacaxi com o vinagre e o açúcar mascavo. Coloque os pedaços de costeleta por cima desta mistura, e leve ao forno por 4 horas , diminuindo a temperatura gradativamente a cada meia hora, chegando a aproximadamente 160 graus. Apague o forno e deixe a carne descansar por 20 minutos. Retire do forno, aqueça o abacaxi numa panela para reduzir ainda mais o caldo, e sirva sobre a carne. Não faz parte da receita, mas sirvo isto com um arroz basmati soltinho e farofa de vagens. 

8 comentários:

  1. Criatura.....Você vai me tornar um viciado em cozinha.....
    Quero um avental!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. se já temos estrelas, a lua pode ser demais... mas não era demais esse pratinho e servido pelo Jackman, com certeza!

    ResponderExcluir
  3. de tanto ler vc acho q desta vez eu engordo ... 62 anos tentando isto e nada ... acho q agora a coisa vai ... rs

    ResponderExcluir
  4. confesso que depois que vi o vídeo, nem notei a receita...rsrs
    bjks
    Leila

    ResponderExcluir
  5. Faço das palavras da Leila, as minhas..OMG...

    ResponderExcluir
  6. isso ser muito bom ser servido por ele. o cervantes é bom, mas os garçons mal humorados me fazem ficar com preguiça de ir lá...

    ResponderExcluir
  7. Acho que vou passar pela carne e ir direto ao "prato principal", Wolverine sem alho e óleo. Puro mesmo!

    Beijão..Gorgonzola. rsrrsr

    ResponderExcluir