food, art & spirits

food, art & spirits

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

cenas de um exagero

Uns buscam a simplificação, a síntese, a redução. Roberta Sudbrack caminha por uma trilha de elegância e sabores, com pratos de poucos ingredientes executados com maestria. Um de meus restaurantes preferidos em São Paulo, o Arturito (da grande Paola Carosella) oferece em seus domínios uma cozinha de excelência - tudo perfeitamente cozido ou grelhado no ponto mais do que certo, porções de tamanho ideal, e sabores que explodem de simplicidade extraída da perfeição. Mas existe um outro lado, que ainda insiste na mistura de elementos para compor um prato, onde teoricamente não poderia faltar algo ácido, algo adocicado e algo crocante. Em primeiro lugar - quem foi que teceu esta máxima de que estes elementos são fundamentais para uma receita? E em segundo lugar - já perceberam nas nomenclaturas dos pratos oferecidos? E tome "confit de pato em sua própria gordura (existe outro meio?), deitado em berço de baby leaves com redução de porto, poeira de barriga de porco e pérolas de tapioca" - só de ler o título do prato já me deu sono. Fora que um prato com poeira e pérolas já me deixa tenso.
Mas recentemente, graças a um amigo, conheci o cardápio abaixo.
Primeiro, o capítulo "Gourmet". Esta "gourmetização" já está chegando às raias do exagero. Ainda me soa na lembrança o livro de Miojo Gourmet - nada contra o processo de "sofisticação" de um prato instantâneo, isto é puro exercício de gestão de marca - mas "gourmetizar" o Miojo é triste. Temos hamburguer gourmet, brigadeiro gourmet, pudim de leite gourmet, e - no caso acima - Pizzas Gourmet.
Segundo - imagine a gororoba. Uma pizza com 1001 notas de sabor! Queijos - sim, queijos, no plural -misturados ao molho de tomate, com linguiça, couscous marroquino com tâmaras e Chanchlich...Ou então, uma que, sob uma chuva de Ervas de Provence (adoro a imagem...) e traços de molho barbecue de goiaba (ou Bar-B-Que, como grafado -argh!!!!!!), o feliz comensal pode encontrar alho poró puxado no vinho branco, amêndoas laminadas, atum grelhado e queijo holandês. É literalmente um X-Tudo, e o atum não merecia este fim tão indigno.
Num boteco aqui em Recife, onde me encontro novamente, encontro "Peixe ao molho de al caparras (ai...), creme de leite e catchup gratinado com queijo manteiga". Droga, gourmetizaram o botequim também! 

10 comentários:

  1. Otimo texto! parabens! eu tb tenho uma preguiça danada com estes cardápios que querem emocionar não pela comida, mas pela descrição! Esta gourmetzação do mundo - a mais chocante para mim é do bom e velho brigadeiro feito pela vovó - só é comparável á "personal febre" de tudo, personal stylist, personal shopper, personal bullshit! rsrsrs abraços!

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente ninguém merece esta "marketingzação" da vida ...tudo pela grana e lá vai um bando de otários sem personalidade a "glamourizar" tudo isto ... aff

    ResponderExcluir
  3. A propósito: outro dia fui a um restaurante aqui em BH e vi no cardápio -" Rizoto de Feijão - uma releitura da Feijoada" ... na verdade nada mais era q um mexidão com apetrechos de feijoada ... e muito ruim por sinal ,,,

    ResponderExcluir
  4. Tempos Modernos, Valores Modernos, Gostos Modernos.....Nem sempre Tempos e Valores de Bom Gosto!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. O cardápio chega a dar nojinho...
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não tem nada melhor do que uma legitima comidinha de botequim,gostosa,simples e sem glamour algum...

      Excluir
  6. Olá, Wair, I miss you e suas crônicas, por favor não se atreva a gourmetizá-las, ok?O Arturito está há tempos na minha lista de desejos. Os comentários q já li sobre a cozinha de Paola Carosella sempre foram muito elogiosos.O seu, pra mim, é o bastante, na próxima ida a SP, ir ao Arturito é prioridade. Indica um item do cardápio que não pode ficar de fora, em hipótese alguma?
    Bjk
    Mia

    ResponderExcluir
  7. hahahahaha belo post. realmente é irritante, cade a simplicidade das coisas? Meu, nao sou mais adolecente pra gostar das coisas de péssima qualidade e que incluia tudo que gostava numa refeiçao só. As melhores coisas que tenho comido são simples, um bom bife só com sal pimenta e azeite, pizza apenas um pepperoni ou calabresa. Tudo que é pizza cheia de coisas me causa enjoo. A única pizza com mais de 3 "toppings" que gosto é a portuguesa, fora isso, vou sempre na mais simples.

    ResponderExcluir
  8. Adorei seus textos!
    O Luz, Câmera...Fogão está de volta! Curte nossa fan page que você vai gostar!!! www.facebook.com/luzcamerafogao

    ResponderExcluir