food, art & spirits

food, art & spirits

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

trepa no coqueiro e tira o coco

Então sábado tive um jantar em casa, para 12 pessoas. Entre elas o designer Luis Pons, o arquiteto David Schwartz e uma artista plástica fantástica, inteligente de dar raiva, de nome Michele e Beto C., recente e já grande amigo. Eu havia ficado a noite anterior picando quilos e mais quilos de peito de frango, temperei com temperos marroquinos e depois de refogar ligeiramente, cozinhei-os numa calda de laranja e gengibre. Servi com couscous marroquino, e todos adoraram mesmo. Eu já havia preparado um pudim de damascos, mas 2 horas e meia antes do jantar, decidi fazer uma outra sobremesa. Queria algo com gosto brasileiro, já que o jantar tinha sabores e perfumes do Mediterrâneo. Encarei rapidamente uma panna cotta de coco - correção, o conceito por trás do prato era esta sobremesa típica do Piemonte, mas na realidade virou outra coisa, pois fui juntando aqui, juntando ali, mudando um pouquinho e consegui algo absolutamente ESPETACULAR, em todos os sentidos. Os convidados adoraram, e quando eu disse que havia feito naquele dia, um ligeiro OOOOOHHHH pode se ouvir em torno da mesa. Eu consegui fazer algo pouco calórico, saboroso, original e muito, muito leve. Michelle me disse que era uma das melhores sobremesas que tinha comido ever. Será por isso que a considerei extremamente inteligente?

                           
Quase uma Panna Cotta de Coco 
500 ml de creme de leite fresco
400 ml de iogurte desnatado
600 ml de leite de coco
1 colher de sopa de sementes de cardamomo
4 colheres de sopa de açúcar peneirado
2 pacotes de gelatina em pó sem sabor
200 gramas de coco ralado sem açúcar
1 clara de ovo batida em neve
Coloque o creme de leite para ferver junto com o cardamomo, abaixe o fogo e coloque o leite de coco, o coco ralado e o açúcar. Cozinhe por 7 minutos para o cardamomo soltar seu aroma e perfume. Retire estes do creme, tire a panela do fogo e transfira o líquido para um bowl grande. Espere esfriar um pouco (mas deixe ainda morno), acrescente o iogurte e mexa bem. Incorpore lentamente a clara em neve, e em seguida colocar a gelatina já hidratada e amolecida conforme as instruções do fabricante.
Colocar em forminhas individuais (ou taças ou até copos pequenos). Levar à geladeira por no mínimo 4 horas, aqui eu acelerei o processo pelo freezer. E eu servi com uma calda de banana-passa (que tinha no armário) com cachaça (que sempre tenho no armário) e um pé-de-moleque "gourmet"... 



ps - eu só consigo fazer esta receita agora para 12 pessoas, sorry...

11 comentários:

  1. Wair... Wair... Wair... estou naquele momento pensando: Meu Deus!!! Essa noite além de agradecer todas as coisas boas, dá para incluir essa sobremesa na minha listinha de pedidos?
    #fiqueicomvontade

    ResponderExcluir
  2. Dividirei a receita pela metade....
    Ora bolas, vou fazer inteira mesmo....
    Esse corpo de sílfide se recusa a engordar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já tenho 11 amigas com vontade de provar essa receita,comigo fecham as 12-já dá pra tu me convidar,né?rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM PRAZER, Madi. Adoro pessoas inteligentes com você. Beijos!

      Excluir
  4. ai que delicia!!! eu adoro coisas com coco. isto promete, vou tentar reduzir a receita para quatro - será que consigo?
    Bjks
    Leila

    ResponderExcluir
  5. Só assim para eu fisgar uma receita de panna cotta by Wair!
    Vou fazer, meu receio é sempre que o resultado penda mais pro lado da gelatina, como aconteceu nas duas tentativas feitas, algum macete escondido no avental do cozinheiro?
    Bjk
    Mia




    ResponderExcluir
  6. Wair, essa calda de banana-passa é a do doce de banana caseiro? Desculpe a ignorância, mas sou uma iniciante na cozinha...
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, ele é danado pra não responder pra gente, então vou logo enfiar minha colher nessa panela, só pra provocar, pois quero a resposta também.
      Tô achando que é a banana-passa numa panela com água, açucar (será?) e deixar ferver até a banana desaparecer, resultando numa calda.
      E aí, Wair, vai deixar as duas comadres do fogão sem o esclarecimento?
      Deus castiga!
      Bjk
      Mia

      Excluir
    2. Banana-passa é aquela vê mesquinha, bastante doce, que vende a granel no mercado central ou em pacotes pequenos. Piquei a dita cuja, fiz uma calda de açúcar e água, coloquei ela no fogo muito baixo, e no final coloquei a cachaça.

      Excluir
  7. Maravilha de receita, é uma espécie de pudim de coco mais leve, não?
    Bjs
    Ana Maria

    ResponderExcluir