food, art & spirits

food, art & spirits

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Indulgências, indulgências...


Tenho certas características muito particulares. Quando estou nervoso, arrumo coisas - tentativa física de "arrumar" a cabeça, desviada para ações prosaicas como organizar gavetas e armários, engraxar sapatos, etc. Quando não estou muito bem, saio de casa arrumadíssimo. Capricho no visual para balancear o interno, como se este equilíbrio resolvesse. E quando estou meio perdido, paro para retomar o ritmo, quase um "reboot" no HD particular, pois assim consigo retomar ações de forma mais próximo à lógica.

Hoje estava assim, muita coisa para resolver e eu abobalhado. Tentei resolver um assunto, tentei resolver o segundo (este com sucesso) , o terceiro e o quarto embolaram.
Saí. Estava precisando de algo muito bom e calmo e de qualidade para me colocar nos trilhos novamente. Um encontro com George Clooney estava fora de cogitação, bem como aconselhamentos e meditação com a Monja Cohen. Resolvi me acariciar com um almoço calmo e correto, e corri para o Clos de Tapas, cujo almoço tem uma ótima relação preço x qualidade. E a simples lembrança da manteiga com raspas de limão e sal já aguçava minha gula.
O cardápio oferecia 3 opções de entrada, três de prato principal e também de sobremesa, com versões que atendiam do paladar mais light ao heavy - o meu,  no caso.
Não recusei o couvert - pão, a tal manteiga, maionese com ervas - ficaria horas comendo isso...

De entrada, ovo cozido à baixa temperatura com polenta e bacon. Perfeito, apesar de eu gostar de polenta mais mole. Mas o ovo estava impecável - e o bacon saborosíssimo, não sei se foi feito na casa ou é de alguma marca padrão, mas o sabor casou soberanamente com os outros elementos do prato.

O prato principal - porco preto com abacaxi e risotto. O porco foi executado à perfeição, macio mas não se desmanchando, rosado, o molho com acentos de gengibre e cítricos,  abacaxi caramelizado no ponto exato e o risotto cumprindo sua função de acompanhamento, sem ousadias. 

A sobremesa  - bolo morno de maçã - era linda, e muito gostosa - mas talvez tenha eu pecado nesta opção, pois apesar de muito bem executada, era mais adequada como acompanhamento de um chá ou uma caneca de café forte a ser servido no meio da tarde ou a noite em frente à TV. Vou tentar fazer desta forma qualquer dia, quase um bolo de caneca top vip plus.

Ovo-porco-bolo. Minha opção do cardápio foi quase um poema concreto...
Augusto de Campos

A propósito - a tarde foi bastante produtiva depois deste almoço. Percebi que preciso de mais indulgências do que achava.




Clos de Tapas
- atendimento - perfeito, atencioso e formal na medida. E atento, checando subtilmente quem foi atendido ou não, detalhe precioso.
- decoração - sempre achei estranha - não é feia, mas também não é bonita. Mas com poucos recursos ficaria lindo. E o ar condicionado não estava 100% no dia.
- comida - ótima.
- preço - honesto, considerando- se a qualidade. R$ 45,00 mais a bebida e o serviço.
- bola dentro - o cardápio de almoço, enxuto e preciso.
- bola fora - guardanapos de papel...não justifica. E o ar condicionado.

6 comentários:

  1. E eu preciso de um aconselhamento: tentei encontrar uma receita fácil de ovos beneditines,mas fiquei bem confusa com a busca q dei no google,queria muito aprender...me ensina uma receitinha?

    ResponderExcluir
  2. A foto desse bacon é de fazer lamber o monitor... #sódigoisso!
    Wairzão, meu top chef, passando pra desejar boas festas e um maravilhoso novo ano pra ti e todos os teus!!!
    Beijão, meu querido!

    ResponderExcluir
  3. Concordo! Só acho que a indulgência deveria ser para outro local!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vim desejar um Feliz Natal e um ano novo repleto de alegrias e realizações!!! ♥

    ResponderExcluir
  5. Realmente guardanapo de papel é um horror...

    ResponderExcluir