food, art & spirits

food, art & spirits

domingo, 18 de dezembro de 2011

i wanna some sugar in my bowl

Tenho uma teoria sobre o doces pernambucanos: em virtude dos anos de monocultura canavieira, e também por conta da grande influência da cultura portuguesa, os doces deste estado  têm como denominador comum um alto, altíssimo teor de doçura. Considere o seguinte dialogo:
- vamos fazer o quê de sobremesa?
- ainda não pensei, mas pegue dois quilos de açúcar, depois penso no resto...
Tomemos o bolo Souza Leão como exemplo. Apesar desta receita estar cercada de mais segredos que o mistério de Fátima, a maioria do escritos sobre este ancestral doce inicia com 18 ovos e um quilo de açúcar, acabando com minhas intenções de reproduzir domesticamente este prato. Receita AQUI.

Gilberto Freyre, no seu livro Açúcar, afirma: “a marmelada, o caju e a goiabada tornaram-se desde os tempos coloniais, os grandes doces das casas-grandes. A banana assada ou frita com canela, uma das sobremesas mais estimadas das casas patriarcais, ao lado do mel de engenho com farinha de mandioca, com cará, com macaxeira..."para quem não sabe, estes doces compõem-se do binômio fruta e açúcar, e o falado mel de engenho nada mais é do que uma das etapas do processo de se transformar cana em...açúcar. O bolo de rolo recebe açúcar cristal quanto baste em sua composição - e Herve This detestaria essa imprecisão matemática em uma receita.  

A doçaria pernambucana é bstante sui-generis, e particularmente acho que algumas coisas não viajam bem - como o bolo Souza Leão, ou a manteiga de garrafa, por exemplo. Eu brinco falando que qualquer dia serei preso por tráfico ou importação ilegal de artigos da culinária pernambucana.Cheguei ontem de Recife com uma mala recheada de bolo de rolo, passa de caju, castanhas de caju, bolo de goma, sapotis(eu não gosto desta fruta beige, mas fui obrigado a traze-las ...), doce de coco verde (para uma amiga que desconhecia, espero que ela goste) e um preciosidade da culinária local - uvas passas recheadas. Para quem não conhece, olha a belezinha aí:

Imagine a cena : abrir uvinha por uvinha, retirar as sementes sem extraí-las do cabo, rechear com um doce de amêndoas e passar no açúcar cristal, terminando com um laço de fita para decorar, como se preciso fora. Sofisticação em seu mais alto estado. Ou, como diria a grande Clarice Lipector : "Que ninguém se engane - a simplicidade só se consegue através de muito trabalho."

12 comentários:

  1. 18 ovos, ai que singeleza.

    Tenho uma queda por doces. (Marta Matui que não leia isso)

    ResponderExcluir
  2. Wair, pode fazer o Souza Leão que dá certo!!! Faça como eu, corte pela metade e fique com 9 gemas hahaha tem receita lá no blog.
    Abraços,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Essa uvinha deve ser o máximo! O doce que mais gosto é o olho de sogrs e essas uvinhas devem ser mini-olhinhos de sogrinha!

    ResponderExcluir
  4. Essa uvinha deve ser o máximo #2!Onde encontro isto?Amei...
    bjs
    Priscila

    ResponderExcluir
  5. Gostei... boa leitura, um pouco de Brasil autentico... aprovado :)

    ResponderExcluir
  6. Wair, eu engordei só de olhar as imagens... bjos

    ResponderExcluir
  7. Wair, essa doçaria pernambucana é tudo de bom :)
    Vim aqui também para te desejar boas festas, muita paz, amor e alegria :)
    Um forte abraço querido,
    Queila

    ResponderExcluir
  8. Adoro bolo de rolo de Pernambuco, uma leitora do blog me enviou um uma vez, comi inteiro sozinho, um horror! O horror!
    Em outra encarnação talvez eu tenha sido escravo de engenho de açúcar, única explicação pra gostar tanto de açúcar.

    ResponderExcluir
  9. Wair, para mim os campeões, nesta ordem:
    1) Cartola (ah... faz uns 25 anos que não como, mas como esquecer?)
    2) Bolo de rolo.
    3) Passa de caju (de preferências as de Itamaracá!)

    abs
    Rogério

    ResponderExcluir
  10. Bergamo, vc pode fazer e Me convidar, aceito de bom grado.
    Carla, muito obrigado.
    Marta, gostou das uvinhas?
    Daniel, da próxima trago um par vc.
    Rogério, esqueci da cartola, adoro. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Wair!
    Vi seu comentário em meu blog e vim conhecer o seu, estou adorando! Sou pernambucana e esse post me deixou com água na boca, já que estou morando em SP há 17 anos...
    Parabéns pelas Bodas de Opala!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Coisa de pernambucano/paraibano mesmo, tudo bemmm docinho, eu sou uma formiga da paraíba que fui alimentada almocando todos os dias acompanhada de suco de maracuja feito com para cada copo do liquidificador com pelo menos dois copos de açúcar e bolo de goiabada com cocada por cima, goiabada, leite condensado e coco, porque só o bolo de goiabada não é doce suficiente kkkkkkkkk Amo bolo de rolo, doce de coco, manteiga de garrafa (da terra), bolo de goma... que saudade do nordeste. Meu marido é inglês e fica impressionado com a minha capacidade de comer açúcar kkkk Bjs

    ResponderExcluir